Práticas educativas acessíveis em um museu de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Camila Vitale [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67728
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar as práticas educativas acessíveis voltadas à comunidade surda, realizadas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Para isto, irei apresentar de que forma ocorre a formação dos educadores e colaboradores da instituição, analisarei como surge a necessidade de implementação de um educativo acessível e como são elaborados e aplicados os programas propostos pelo MAM. Defendo a importância da inclusão social e uma proposta bilíngue dentro dos espaços de cultura ressaltando a importância de se conviver com as diversidades, superando os preconceitos.
id UFSP_f2513ae4a691959ed374c84f85106eeb
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67728
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Nascimento, Camila Vitale [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/5535732815363204http://lattes.cnpq.br/0579359295517355Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]2023-06-07T12:52:58Z2023-06-07T12:52:58Z2017NASCIMENTO, Camila Vitale. Práticas educativas acessíveis em um museu de arte. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2017.https://repositorio.unifesp.br/11600/67728MONOGRAFIA-COMPLETA-IMPRESSÃO.pdfEsta monografia tem por objetivo analisar as práticas educativas acessíveis voltadas à comunidade surda, realizadas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Para isto, irei apresentar de que forma ocorre a formação dos educadores e colaboradores da instituição, analisarei como surge a necessidade de implementação de um educativo acessível e como são elaborados e aplicados os programas propostos pelo MAM. Defendo a importância da inclusão social e uma proposta bilíngue dentro dos espaços de cultura ressaltando a importância de se conviver com as diversidades, superando os preconceitos.This thesis aims to analyze the accessible educational practices aimed at Deaf Community carried out by the São Paulo Museum of Modern Art (MAM / SP). For this, I will present so that there is the formation of educators and employees of the institution, I will analyze how comes the need to implement an affordable education and how they are developed and implemented the programs proposed by the MAM. I advocate the importance of social inclusion and a bilingual proposal within the culture spaces emphasizing the importance of living with diversity, overcoming prejudices.84 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Inclusão socialPráticas educativas acessíveisMuseu de Arte Moderna de São PauloSocial inclusionAccessible educational practicesSão Paulo Museum of Modern ArtPráticas educativas acessíveis em um museu de arteAccessible educational practices in an art museum: the case of MAM/SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História11600/677282023-06-07 09:52:58.837metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67728Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T12:52:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Práticas educativas acessíveis em um museu de arte
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Accessible educational practices in an art museum: the case of MAM/SP
title Práticas educativas acessíveis em um museu de arte
spellingShingle Práticas educativas acessíveis em um museu de arte
Nascimento, Camila Vitale [UNIFESP]
Inclusão social
Práticas educativas acessíveis
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Social inclusion
Accessible educational practices
São Paulo Museum of Modern Art
title_short Práticas educativas acessíveis em um museu de arte
title_full Práticas educativas acessíveis em um museu de arte
title_fullStr Práticas educativas acessíveis em um museu de arte
title_full_unstemmed Práticas educativas acessíveis em um museu de arte
title_sort Práticas educativas acessíveis em um museu de arte
author Nascimento, Camila Vitale [UNIFESP]
author_facet Nascimento, Camila Vitale [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5535732815363204
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0579359295517355
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Camila Vitale [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]
contributor_str_mv Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social
Práticas educativas acessíveis
Museu de Arte Moderna de São Paulo
topic Inclusão social
Práticas educativas acessíveis
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Social inclusion
Accessible educational practices
São Paulo Museum of Modern Art
dc.subject.eng.fl_str_mv Social inclusion
Accessible educational practices
São Paulo Museum of Modern Art
description Esta monografia tem por objetivo analisar as práticas educativas acessíveis voltadas à comunidade surda, realizadas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Para isto, irei apresentar de que forma ocorre a formação dos educadores e colaboradores da instituição, analisarei como surge a necessidade de implementação de um educativo acessível e como são elaborados e aplicados os programas propostos pelo MAM. Defendo a importância da inclusão social e uma proposta bilíngue dentro dos espaços de cultura ressaltando a importância de se conviver com as diversidades, superando os preconceitos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T12:52:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T12:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Camila Vitale. Práticas educativas acessíveis em um museu de arte. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67728
dc.identifier.file.none.fl_str_mv MONOGRAFIA-COMPLETA-IMPRESSÃO.pdf
identifier_str_mv NASCIMENTO, Camila Vitale. Práticas educativas acessíveis em um museu de arte. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2017.
MONOGRAFIA-COMPLETA-IMPRESSÃO.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764202251649024