Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001889
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52709
Resumo: Esta Dissertação De Mestrado Apresenta Os Dados Da Pesquisa Que Investiga A Presença Do Tema Bebês De Zero A Dois Anos Nos Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo. O Estudo Desenvolveu-Se Por Meio Do Levantamento De Palavras-Chave, Aqui Tratadas Como Descritores, Elencadas Para A Coleta De Dados Nas Grades Dos Cursos Das Instituições De Ensino Pesquisadas. Para Tanto, A Pesquisa Perpassa Alguns Aspectos Relevantes Que Dizem Respeito À Temática Em Tela: O Histórico Das Creches No Brasil; A Transição De Sua Responsabilidade Administrativa Para As Secretarias Municipais De Educação; A Percepção Da Sociedade A Respeito Do Bebê Como Sujeito De Direitos; O Estudo Sobre Currículo E A Forma Como São Estruturados Os Cursos De Pedagogia; E O Brincar Como Forma De Aprender Dos Bebês. Diante Disso, Este Estudo Culmina Na Apresentação Dos Dados Obtidos A Partir Do Levantamento Realizado, Detalhando Os Principais Resultados E Conclusões A Que Se Chegou Acerca Da Temática.
id UFSP_f2a54f656fa7d1a8210896c5b2ccea8b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52709
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]2020-03-25T12:10:24Z2020-03-25T12:10:24Z2018-05-04https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001889https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/527092018-0651.pdfEsta Dissertação De Mestrado Apresenta Os Dados Da Pesquisa Que Investiga A Presença Do Tema Bebês De Zero A Dois Anos Nos Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo. O Estudo Desenvolveu-Se Por Meio Do Levantamento De Palavras-Chave, Aqui Tratadas Como Descritores, Elencadas Para A Coleta De Dados Nas Grades Dos Cursos Das Instituições De Ensino Pesquisadas. Para Tanto, A Pesquisa Perpassa Alguns Aspectos Relevantes Que Dizem Respeito À Temática Em Tela: O Histórico Das Creches No Brasil; A Transição De Sua Responsabilidade Administrativa Para As Secretarias Municipais De Educação; A Percepção Da Sociedade A Respeito Do Bebê Como Sujeito De Direitos; O Estudo Sobre Currículo E A Forma Como São Estruturados Os Cursos De Pedagogia; E O Brincar Como Forma De Aprender Dos Bebês. Diante Disso, Este Estudo Culmina Na Apresentação Dos Dados Obtidos A Partir Do Levantamento Realizado, Detalhando Os Principais Resultados E Conclusões A Que Se Chegou Acerca Da Temática.This Master's Dissertation Presents The Data Of The Research That Investigates The Presence Of The Theme "Baby" From 0 Years-Old To 2 Years-Old In The Curricula Of Pedagogy Courses In The State Of São Paulo, Brazil. This Study Was Carried Out Through A Keywords Data Collection, Considered As Descriptors, Obtained From The Curriculum Frameworks Of The Analyzed Institutions. In Order To Do This, This Study Considers Some Important Aspects Related To This Specific Theme. These Items Are The Following: The Nursery History In Brazil; The Transition Of Its Administrative Responsibility Towards To The Municipal Education Secretaries; The Society"S Perception On Baby As A Person That Have Legal Rights; The Study About Curriculum And The Way That Are Structured The Pedagogy Courses; And The Fun As A Way To Learn For Babies. Therefore, This Research Presents The Data Obtained From The Data Collecting, Explaining The Main Results And Conclusion About The Theme.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)132 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)BebêsEducação InfantilCrecheBrincarPedagogiaBabiesEarly Childhood EducationNurseryPlayPedagogy CourseOs Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoCiências HumanasSujeitos, Saberes E Processos EducativosORIGINAL2018-0651.pdfapplication/pdf1379561${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52709/1/2018-0651.pdf2b02db1cbc54a60c83feb0958b869843MD51open accessTEXT2018-0651.pdf.txt2018-0651.pdf.txtExtracted texttext/plain191367${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52709/5/2018-0651.pdf.txt868692a00efe1fa392a9c545dadf319fMD55open accessTHUMBNAIL2018-0651.pdf.jpg2018-0651.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3512${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52709/7/2018-0651.pdf.jpgcecb57fff57a1493755623d44f3df733MD57open access11600/527092023-05-15 10:32:27.105open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52709Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:32:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
spellingShingle Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
Bebês
Educação Infantil
Creche
Brincar
Pedagogia
Babies
Early Childhood Education
Nursery
Play
Pedagogy Course
title_short Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title_full Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title_fullStr Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title_full_unstemmed Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
title_sort Os Bebês Como Tema Na Formação Docente: Um Estudo Sobre Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo
author Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
author_facet Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Suzana Maria De [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
contributor_str_mv Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bebês
Educação Infantil
Creche
Brincar
Pedagogia
topic Bebês
Educação Infantil
Creche
Brincar
Pedagogia
Babies
Early Childhood Education
Nursery
Play
Pedagogy Course
dc.subject.eng.fl_str_mv Babies
Early Childhood Education
Nursery
Play
Pedagogy Course
description Esta Dissertação De Mestrado Apresenta Os Dados Da Pesquisa Que Investiga A Presença Do Tema Bebês De Zero A Dois Anos Nos Currículos Dos Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo. O Estudo Desenvolveu-Se Por Meio Do Levantamento De Palavras-Chave, Aqui Tratadas Como Descritores, Elencadas Para A Coleta De Dados Nas Grades Dos Cursos Das Instituições De Ensino Pesquisadas. Para Tanto, A Pesquisa Perpassa Alguns Aspectos Relevantes Que Dizem Respeito À Temática Em Tela: O Histórico Das Creches No Brasil; A Transição De Sua Responsabilidade Administrativa Para As Secretarias Municipais De Educação; A Percepção Da Sociedade A Respeito Do Bebê Como Sujeito De Direitos; O Estudo Sobre Currículo E A Forma Como São Estruturados Os Cursos De Pedagogia; E O Brincar Como Forma De Aprender Dos Bebês. Diante Disso, Este Estudo Culmina Na Apresentação Dos Dados Obtidos A Partir Do Levantamento Realizado, Detalhando Os Principais Resultados E Conclusões A Que Se Chegou Acerca Da Temática.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001889
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52709
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0651.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001889
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52709
identifier_str_mv 2018-0651.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52709/1/2018-0651.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52709/5/2018-0651.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52709/7/2018-0651.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b02db1cbc54a60c83feb0958b869843
868692a00efe1fa392a9c545dadf319f
cecb57fff57a1493755623d44f3df733
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764138349330432