Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Sa Macedo, Giselle Pinto [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58197
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700092
Resumo: Objetivo: Avaliar o índice de satisfação do acompanhante do paciente pediátrico com relação à qualidade do atendimento prestado em um serviço de emergência. Métodos: Pesquisa transversal e descritiva desenvolvida em um Pronto-Socorro Infantil de um hospital universitário, com a participação de 300 acompanhantes dos pacientes pediátricos. Utilizou-se um instrumento validado oferecido aos familiares para avaliar a qualidade do serviço de emergência. Resultados: Os acompanhantes dos pacientes pediátricos demonstraram satisfação com a qualidade de atendimento prestado pelo Pronto-Socorro Infantil. Registrou-se diferença estatística significativa (p<0,05) quanto ao índice de satisfação manifestado pelos familiares das crianças diagnosticadas com doenças dermatológicas, que receberam medicações administradas pela via retal e que procuraram o serviço por considerarem-no como referência ou por não possuírem plano de saúde. Conclusão: Os familiares pesquisados encontram-se satisfeitos no que se refere à qualidade de atendimento prestado às suas crianças no serviço de pronto-socorro.
id UFSP_f33bfb630023aea60c1125a7ade40a84
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/58197
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling de Oliveira Sa Macedo, Giselle Pinto [UNIFESP]D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]2020-09-01T13:21:19Z2020-09-01T13:21:19Z2017Acta Paulista De Enfermagem. Sao Paulo, v. 30, n. 6, p. 635-643, 2017.0103-2100https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58197http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700092S0103-21002017000600635-en.pdfS0103-21002017000600635-pt.pdfS0103-2100201700060063510.1590/1982-0194201700092WOS:000422883300010Objetivo: Avaliar o índice de satisfação do acompanhante do paciente pediátrico com relação à qualidade do atendimento prestado em um serviço de emergência. Métodos: Pesquisa transversal e descritiva desenvolvida em um Pronto-Socorro Infantil de um hospital universitário, com a participação de 300 acompanhantes dos pacientes pediátricos. Utilizou-se um instrumento validado oferecido aos familiares para avaliar a qualidade do serviço de emergência. Resultados: Os acompanhantes dos pacientes pediátricos demonstraram satisfação com a qualidade de atendimento prestado pelo Pronto-Socorro Infantil. Registrou-se diferença estatística significativa (p<0,05) quanto ao índice de satisfação manifestado pelos familiares das crianças diagnosticadas com doenças dermatológicas, que receberam medicações administradas pela via retal e que procuraram o serviço por considerarem-no como referência ou por não possuírem plano de saúde. Conclusão: Os familiares pesquisados encontram-se satisfeitos no que se refere à qualidade de atendimento prestado às suas crianças no serviço de pronto-socorro.Objective: To evaluate the satisfaction index of pediatric patients' companions in relation to the quality of care provided in an emergency service. Methods: Cross-sectional and descriptive study conducted in a Pediatric Emergency Room of a teaching hospital with participation of 300 companions of pediatric patients. A validated instrument was offered to family members for their evaluation of the emergency service quality. Results: Pediatric patients' companions demonstrated satisfaction with the quality of care provided at the Pediatric Emergency Room. There was a significant statistical difference (p<0.05) in the satisfaction index of family members of children diagnosed with dermatological diseases and who received medications administered via rectal route, and those who sought the service because they considered it a reference or because they did not have health insurance. Conclusion: The family members surveyed are satisfied with the quality of care provided to their children in the emergency room service.Univ Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilWeb of Science635-643engporUniv Fed Sao Paulo, Dept EnfermagenActa Paulista De EnfermagemQualidade da assistência à saúdeServiço hospitalar de emergênciaCriançaSatisfação do pacienteQuality of health careEmergency service, hospitalChildPatient satisfactionSatisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro InfantilSatisfaction of quality of care in a Pediatric Emergency Roominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSao Paulo306info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-21002017000600635-en.pdfapplication/pdf149164${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/1/S0103-21002017000600635-en.pdf8a43b3bb99808122726c7cd3647f52edMD51open accessS0103-21002017000600635-pt.pdfapplication/pdf189234${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/2/S0103-21002017000600635-pt.pdfef7ac91fef6d04e1b537d9913ca9fd69MD52open accessTEXTS0103-21002017000600635-en.pdf.txtS0103-21002017000600635-en.pdf.txtExtracted texttext/plain33167${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/39/S0103-21002017000600635-en.pdf.txtcef76c89cec42a22b5ec666add98da2fMD539open accessS0103-21002017000600635-pt.pdf.txtS0103-21002017000600635-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain36326${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/42/S0103-21002017000600635-pt.pdf.txt95e357c76a443d9af3b225e7d1ef5986MD542open accessTHUMBNAILS0103-21002017000600635-en.pdf.jpgS0103-21002017000600635-en.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6811${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/41/S0103-21002017000600635-en.pdf.jpg8a62c0fa1c74ff7b0764f560802acc0dMD541open accessS0103-21002017000600635-pt.pdf.jpgS0103-21002017000600635-pt.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6845${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/44/S0103-21002017000600635-pt.pdf.jpgef2bdcc850d01f76b9b560b4f1fd526bMD544open access11600/581972023-06-05 20:03:50.064open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/58197Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T23:03:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Satisfaction of quality of care in a Pediatric Emergency Room
title Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil
spellingShingle Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil
de Oliveira Sa Macedo, Giselle Pinto [UNIFESP]
Qualidade da assistência à saúde
Serviço hospitalar de emergência
Criança
Satisfação do paciente
Quality of health care
Emergency service, hospital
Child
Patient satisfaction
title_short Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil
title_full Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil
title_fullStr Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil
title_full_unstemmed Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil
title_sort Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil
author de Oliveira Sa Macedo, Giselle Pinto [UNIFESP]
author_facet de Oliveira Sa Macedo, Giselle Pinto [UNIFESP]
D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]
author_role author
author2 D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Sa Macedo, Giselle Pinto [UNIFESP]
D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da assistência à saúde
Serviço hospitalar de emergência
Criança
Satisfação do paciente
topic Qualidade da assistência à saúde
Serviço hospitalar de emergência
Criança
Satisfação do paciente
Quality of health care
Emergency service, hospital
Child
Patient satisfaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Quality of health care
Emergency service, hospital
Child
Patient satisfaction
description Objetivo: Avaliar o índice de satisfação do acompanhante do paciente pediátrico com relação à qualidade do atendimento prestado em um serviço de emergência. Métodos: Pesquisa transversal e descritiva desenvolvida em um Pronto-Socorro Infantil de um hospital universitário, com a participação de 300 acompanhantes dos pacientes pediátricos. Utilizou-se um instrumento validado oferecido aos familiares para avaliar a qualidade do serviço de emergência. Resultados: Os acompanhantes dos pacientes pediátricos demonstraram satisfação com a qualidade de atendimento prestado pelo Pronto-Socorro Infantil. Registrou-se diferença estatística significativa (p<0,05) quanto ao índice de satisfação manifestado pelos familiares das crianças diagnosticadas com doenças dermatológicas, que receberam medicações administradas pela via retal e que procuraram o serviço por considerarem-no como referência ou por não possuírem plano de saúde. Conclusão: Os familiares pesquisados encontram-se satisfeitos no que se refere à qualidade de atendimento prestado às suas crianças no serviço de pronto-socorro.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-01T13:21:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-01T13:21:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Acta Paulista De Enfermagem. Sao Paulo, v. 30, n. 6, p. 635-643, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58197
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700092
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-2100
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-21002017000600635-en.pdf
S0103-21002017000600635-pt.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-21002017000600635
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201700092
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000422883300010
identifier_str_mv Acta Paulista De Enfermagem. Sao Paulo, v. 30, n. 6, p. 635-643, 2017.
0103-2100
S0103-21002017000600635-en.pdf
S0103-21002017000600635-pt.pdf
S0103-21002017000600635
10.1590/1982-0194201700092
WOS:000422883300010
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58197
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700092
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Acta Paulista De Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 635-643
dc.coverage.none.fl_str_mv Sao Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen
publisher.none.fl_str_mv Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/1/S0103-21002017000600635-en.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/2/S0103-21002017000600635-pt.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/39/S0103-21002017000600635-en.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/42/S0103-21002017000600635-pt.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/41/S0103-21002017000600635-en.pdf.jpg
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58197/44/S0103-21002017000600635-pt.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a43b3bb99808122726c7cd3647f52ed
ef7ac91fef6d04e1b537d9913ca9fd69
cef76c89cec42a22b5ec666add98da2f
95e357c76a443d9af3b225e7d1ef5986
8a62c0fa1c74ff7b0764f560802acc0d
ef2bdcc850d01f76b9b560b4f1fd526b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764244051034112