Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70039 |
Resumo: | Uma das significativas dificuldades enfrentadas dentro do aprendizado de ciências e biologia, é compreender a dinâmica do universo microscópico de uma célula ou microorganismo. Portanto, é essencial a utilização de vivências práticas como estratégia didática para geração de maior interesse e compreensão dos conteúdos propostos nesta área de conhecimento, seja em escolas, universidades ou outros centros voltados para educação. O microscópio é uma das ferramentas básicas em ciências e biologia celular, e tem a função de permitir a visualização de seres não visíveis a “olho nú”. No entanto, a população em geral, estudantes, e muitas vezes até o professor, podem enfrentar dificuldades em compreender os princípios gerais de funcionamento e manuseio do microscópio, ocasionando o receio da sua utilização. Assim, como forma de auxiliar ações que contemplem a utilização de microscópio de luz, esse trabalho visa a criação de um material didático voltado à alfabetização científica facilitada em biologia celular |
id |
UFSP_f34bbd134ce980abd9f6dcd8068f7a7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70039 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celularalfabetização científicamaterial didáticomicroscópiomicroscopeteaching materialscientific literacyUma das significativas dificuldades enfrentadas dentro do aprendizado de ciências e biologia, é compreender a dinâmica do universo microscópico de uma célula ou microorganismo. Portanto, é essencial a utilização de vivências práticas como estratégia didática para geração de maior interesse e compreensão dos conteúdos propostos nesta área de conhecimento, seja em escolas, universidades ou outros centros voltados para educação. O microscópio é uma das ferramentas básicas em ciências e biologia celular, e tem a função de permitir a visualização de seres não visíveis a “olho nú”. No entanto, a população em geral, estudantes, e muitas vezes até o professor, podem enfrentar dificuldades em compreender os princípios gerais de funcionamento e manuseio do microscópio, ocasionando o receio da sua utilização. Assim, como forma de auxiliar ações que contemplem a utilização de microscópio de luz, esse trabalho visa a criação de um material didático voltado à alfabetização científica facilitada em biologia celularOne of the difficulties faced in learning science and biology is understanding the dynamics of the microscopic universe of a cell or microorganism. Therefore, it is essential to use practical experiences as a teaching strategy to generate greater interest and understanding of the content proposed in this area of knowledge, whether in schools, universities or other centers focused on education. The microscope is one of the basic tools in science and cell biology, and its function is to allow the visualization of beings not visible to the naked eye. However, the general population, students, and often even the teacher, may face difficulties in understanding the general principles of operation and specifically the specific ones, leading to the receipt of its use. Thus, as a form of auxiliary actions that include the use of light specificity, this work aims to create teaching material aimed at facilitated scientific literacy in cell biology.Universidade Federal de São PauloBarros, Nilana Meza Tenório de [UNIFESP]Bastos, André Uchimurahttp://lattes.cnpq.br/7991411234306363http://lattes.cnpq.br/3151424108717259Rocha, Camila Shinohara Nunes [UNIFESP]2023-12-21T21:03:59Z2023-12-21T21:03:59Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion25 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70039porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T13:48:20Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70039Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T13:48:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celular |
title |
Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celular |
spellingShingle |
Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celular Rocha, Camila Shinohara Nunes [UNIFESP] alfabetização científica material didático microscópio microscope teaching material scientific literacy |
title_short |
Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celular |
title_full |
Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celular |
title_fullStr |
Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celular |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celular |
title_sort |
Desenvolvimento de material didático multidisciplinar para alfabetização científica facilitadora em biologia celular |
author |
Rocha, Camila Shinohara Nunes [UNIFESP] |
author_facet |
Rocha, Camila Shinohara Nunes [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Nilana Meza Tenório de [UNIFESP] Bastos, André Uchimura http://lattes.cnpq.br/7991411234306363 http://lattes.cnpq.br/3151424108717259 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Camila Shinohara Nunes [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização científica material didático microscópio microscope teaching material scientific literacy |
topic |
alfabetização científica material didático microscópio microscope teaching material scientific literacy |
description |
Uma das significativas dificuldades enfrentadas dentro do aprendizado de ciências e biologia, é compreender a dinâmica do universo microscópico de uma célula ou microorganismo. Portanto, é essencial a utilização de vivências práticas como estratégia didática para geração de maior interesse e compreensão dos conteúdos propostos nesta área de conhecimento, seja em escolas, universidades ou outros centros voltados para educação. O microscópio é uma das ferramentas básicas em ciências e biologia celular, e tem a função de permitir a visualização de seres não visíveis a “olho nú”. No entanto, a população em geral, estudantes, e muitas vezes até o professor, podem enfrentar dificuldades em compreender os princípios gerais de funcionamento e manuseio do microscópio, ocasionando o receio da sua utilização. Assim, como forma de auxiliar ações que contemplem a utilização de microscópio de luz, esse trabalho visa a criação de um material didático voltado à alfabetização científica facilitada em biologia celular |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21T21:03:59Z 2023-12-21T21:03:59Z 2023-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70039 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Diadema |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268303697248256 |