O conceito de cultura na teoria do desenvolvimento e subdesenvolvimento de Celso Furtado: história, teoria e ensaio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/70885 |
Resumo: | O objetivo dessa dissertação foi realizar uma investigação sobre o conceito de cultura na teoria de desenvolvimento de Celso Furtado, observando como esse conceito evolui ao longo de sua obra frente aos problemas do subdesenvolvimento. Para isso, estabeleceu-se um recorte temporal que foi de 1948 até 1984, de forma a delimitar um período em que se encontram as maiores contribuições de Furtado para este campo de estudo. Inicialmente buscou-se estabelecer um certo modelo metodológico que determinava as obras e textos a serem analisados pelo autor, contendo elementos teóricos, históricos e ensaísticos. A ideia de ensaio neste trabalho, remete-se a uma característica do pensamento social brasileiro, que reside na ideia de formação, sobre a qual Celso Furtado tem importantes contribuições. Inicialmente o trabalho investigou o período dos anos de 1948 a 1964, de forma a estabelecer em três diferentes contribuições de Furtado a questão metodológica colocada. A questão está em saber se nesse período poderíamos considerar que o conceito de cultura estaria presente em seus pressupostos teóricos. Posteriormente em um segundo capítulo, que abrangeu o período de 1964 a 1974, analisamos duas obras selecionadas, em que o conceito de cultura assumiu maior protagonismo. Neste período apresentam-se as questões do desenvolvimento a partir de uma perspectiva sociológica, mais do que econômico-estrutural. No terceiro capítulo, que fecha esse trabalho, vemos o conceito de cultura sendo apresentado como elemento central para elaboração de uma teoria do desenvolvimento. O conceito de cultura, nesse período, será utilizado como elemento síntese do problema do subdesenvolvimento para o autor. Por este caminho, a pesquisa concluiu que a questão cultural é um elemento determinante na construção teórica de Celso Furtado, estando presente ao longo de sua obra, com fases distintas conforme o período: no início de suas contribuições funcionava como um elemento teórico-estrutural, posteriormente como categoria sociopolítica e posteriormente como conceito explicativo do desenvolvimento. |
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O conceito de cultura na teoria do desenvolvimento e subdesenvolvimento de Celso Furtado: história, teoria e ensaioThe concept of Culture in Celso Furtado's theory of development and underdevelopment: history, theory and essayCelso FurtadoCulturaDesenvolvimentoSubdesenvolvimentoEconomia BrasileiraO objetivo dessa dissertação foi realizar uma investigação sobre o conceito de cultura na teoria de desenvolvimento de Celso Furtado, observando como esse conceito evolui ao longo de sua obra frente aos problemas do subdesenvolvimento. Para isso, estabeleceu-se um recorte temporal que foi de 1948 até 1984, de forma a delimitar um período em que se encontram as maiores contribuições de Furtado para este campo de estudo. Inicialmente buscou-se estabelecer um certo modelo metodológico que determinava as obras e textos a serem analisados pelo autor, contendo elementos teóricos, históricos e ensaísticos. A ideia de ensaio neste trabalho, remete-se a uma característica do pensamento social brasileiro, que reside na ideia de formação, sobre a qual Celso Furtado tem importantes contribuições. Inicialmente o trabalho investigou o período dos anos de 1948 a 1964, de forma a estabelecer em três diferentes contribuições de Furtado a questão metodológica colocada. A questão está em saber se nesse período poderíamos considerar que o conceito de cultura estaria presente em seus pressupostos teóricos. Posteriormente em um segundo capítulo, que abrangeu o período de 1964 a 1974, analisamos duas obras selecionadas, em que o conceito de cultura assumiu maior protagonismo. Neste período apresentam-se as questões do desenvolvimento a partir de uma perspectiva sociológica, mais do que econômico-estrutural. No terceiro capítulo, que fecha esse trabalho, vemos o conceito de cultura sendo apresentado como elemento central para elaboração de uma teoria do desenvolvimento. O conceito de cultura, nesse período, será utilizado como elemento síntese do problema do subdesenvolvimento para o autor. Por este caminho, a pesquisa concluiu que a questão cultural é um elemento determinante na construção teórica de Celso Furtado, estando presente ao longo de sua obra, com fases distintas conforme o período: no início de suas contribuições funcionava como um elemento teórico-estrutural, posteriormente como categoria sociopolítica e posteriormente como conceito explicativo do desenvolvimento.The aim of this dissertation was to conduct an investigation into the concept of culture in Celso Furtado's development theory, observing how this concept evolves throughout his work in addressing the issues of underdevelopment. To achieve this, a temporal scope was established from 1948 to 1984, in order to delimit a period where Furtado's major contributions to this field of study are found. Initially, an attempt was made to establish a certain methodological model that determined the works and texts to be analyzed by the author, containing theoretical, historical, and essayistic elements. The idea of an essay in this work refers to a characteristic of Brazilian social thought, which lies in the idea of formation, to which Celso Furtado has important contributions. Initially, the work investigated the period from 1948 to 1964, in order to establish three different contributions from Furtado to the methodological question posed. The question is whether, during this period, we could consider that the concept of culture was present in his theoretical assumptions. Subsequently, in a second chapter covering the period from 1964 to 1974, we analyzed two selected works in which the concept of culture assumed greater prominence. During this period, issues of development are presented from a sociological perspective rather than an economic-structural one. In the third and final chapter of this work, we see the concept of culture being presented as a central element for the elaboration of a theory of development. The concept of culture, during this period, will be used as a synthesis element of the problem of underdevelopment for the author. Along this path, the research concludes that the cultural issue is a determining element in Celso Furtado's theoretical construction, being present throughout his work, with distinct phases according to the period: at the beginning of his contributions it functioned as a theoretical-structural element, later as a socio-political category, and subsequently as an explanatory concept of development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.492784/2020-00Universidade Federal de São PauloFeldmann, Daniel Augusto [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8121964433446225https://lattes.cnpq.br/5039727664354535Vitoreli, Felipe Oliveira [UNIFESP]2024-03-21T16:39:53Z2024-03-21T16:39:53Z2024-02-16info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion92application/pdfVITORELI, Felipe Oliveira. O conceito de cultura na teoria do desenvolvimento e subdesenvolvimento de Celso Furtado: história, teoria e ensaio. 2024. Dissertação (Mestrado em Economia e Desenvolvimento) – Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2024. https://hdl.handle.net/11600/70885porOnlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T22:05:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70885Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T22:05:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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O objetivo dessa dissertação foi realizar uma investigação sobre o conceito de cultura na teoria de desenvolvimento de Celso Furtado, observando como esse conceito evolui ao longo de sua obra frente aos problemas do subdesenvolvimento. Para isso, estabeleceu-se um recorte temporal que foi de 1948 até 1984, de forma a delimitar um período em que se encontram as maiores contribuições de Furtado para este campo de estudo. Inicialmente buscou-se estabelecer um certo modelo metodológico que determinava as obras e textos a serem analisados pelo autor, contendo elementos teóricos, históricos e ensaísticos. A ideia de ensaio neste trabalho, remete-se a uma característica do pensamento social brasileiro, que reside na ideia de formação, sobre a qual Celso Furtado tem importantes contribuições. Inicialmente o trabalho investigou o período dos anos de 1948 a 1964, de forma a estabelecer em três diferentes contribuições de Furtado a questão metodológica colocada. A questão está em saber se nesse período poderíamos considerar que o conceito de cultura estaria presente em seus pressupostos teóricos. Posteriormente em um segundo capítulo, que abrangeu o período de 1964 a 1974, analisamos duas obras selecionadas, em que o conceito de cultura assumiu maior protagonismo. Neste período apresentam-se as questões do desenvolvimento a partir de uma perspectiva sociológica, mais do que econômico-estrutural. No terceiro capítulo, que fecha esse trabalho, vemos o conceito de cultura sendo apresentado como elemento central para elaboração de uma teoria do desenvolvimento. O conceito de cultura, nesse período, será utilizado como elemento síntese do problema do subdesenvolvimento para o autor. Por este caminho, a pesquisa concluiu que a questão cultural é um elemento determinante na construção teórica de Celso Furtado, estando presente ao longo de sua obra, com fases distintas conforme o período: no início de suas contribuições funcionava como um elemento teórico-estrutural, posteriormente como categoria sociopolítica e posteriormente como conceito explicativo do desenvolvimento. |
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