A metafísica de Jean Wahl: empirismo transcendental radical e afetivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68508 |
Resumo: | Esta tese oferece uma interpretação de conjunto da filosofia de Jean Wahl (1888-1974), professor e filósofo que produziu entre 1920 e fins dos anos 1960 e cujo reconhecimento atualmente não é compatível com a influência que exerceu em mais de uma geração de pensadores franceses. Na primeira parte do texto, trata-se da trajetória de vida de Wahl e, ao mesmo tempo, fornece-se um panorama de sua obra, que influenciou decisivamente a formação do pensamento existencial dos anos 1940 e 1950 e introduziu ou participou da introdução no horizonte acadêmico francês da filosofia de pensadores como William James, Heidegger, Kierkegaard e Whitehead. Na segunda parte, será proposto um esforço de interpretação e sistematização da filosofia de Wahl, cuja apresentação original é, no mais das vezes, dispersa e fragmentária. Essa filosofia será definida como uma metafísica empirista e suas ideias serão organizadas segundo três dimensões que Wahl indica em duas de suas principais obras, Existência humana e transcendência e o Tratado de metafísica: transcendental, radical, afetiva. A primeira dimensão remete ao realismo e ao pluralismo de Wahl. A segunda diz respeito ao problema da unidade no contexto do pluralismo e, assim, à dialética entre essas duas dimensões, uma dialética cujo fundo é, no fim das contas, eminentemente pluralista. A terceira concerne a concepção wahliana do pensamento e da filosofia, uma concepção ao mesmo tempo intensiva, dialética e místico-poética. Ao longo desse percurso, no qual se tratará também do status de “filosofia da existência” do pensamento wahliano, outras importantes ideias serão tratadas, como a dos níveis de realidade irredutíveis, a da tripla concepção do tempo nesse pensamento (sob o ponto de vista da descontinuidade, da continuidade e da experiência do instante) e a ambição metafísica de transcender o mero dado imediato, em direção a um tipo de princípio metafísico do real. |
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A metafísica de Jean Wahl: empirismo transcendental radical e afetivoLa métaphysique de Jean Wahl: empirisme transcendantal, radical et affectifMetafísicaEmpirismo superiorFilosofia francesa do século XXFilosofia da existênciaDialéticaEsta tese oferece uma interpretação de conjunto da filosofia de Jean Wahl (1888-1974), professor e filósofo que produziu entre 1920 e fins dos anos 1960 e cujo reconhecimento atualmente não é compatível com a influência que exerceu em mais de uma geração de pensadores franceses. Na primeira parte do texto, trata-se da trajetória de vida de Wahl e, ao mesmo tempo, fornece-se um panorama de sua obra, que influenciou decisivamente a formação do pensamento existencial dos anos 1940 e 1950 e introduziu ou participou da introdução no horizonte acadêmico francês da filosofia de pensadores como William James, Heidegger, Kierkegaard e Whitehead. Na segunda parte, será proposto um esforço de interpretação e sistematização da filosofia de Wahl, cuja apresentação original é, no mais das vezes, dispersa e fragmentária. Essa filosofia será definida como uma metafísica empirista e suas ideias serão organizadas segundo três dimensões que Wahl indica em duas de suas principais obras, Existência humana e transcendência e o Tratado de metafísica: transcendental, radical, afetiva. A primeira dimensão remete ao realismo e ao pluralismo de Wahl. A segunda diz respeito ao problema da unidade no contexto do pluralismo e, assim, à dialética entre essas duas dimensões, uma dialética cujo fundo é, no fim das contas, eminentemente pluralista. A terceira concerne a concepção wahliana do pensamento e da filosofia, uma concepção ao mesmo tempo intensiva, dialética e místico-poética. Ao longo desse percurso, no qual se tratará também do status de “filosofia da existência” do pensamento wahliano, outras importantes ideias serão tratadas, como a dos níveis de realidade irredutíveis, a da tripla concepção do tempo nesse pensamento (sob o ponto de vista da descontinuidade, da continuidade e da experiência do instante) e a ambição metafísica de transcender o mero dado imediato, em direção a um tipo de princípio metafísico do real.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88881.623324/2021-01Universidade Federal de São PauloFornazari, Sandro Kobol [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7348071088831875http://lattes.cnpq.br/0590646640250719Santos, Bernardo Tavares dos [UNIFESP]2023-07-10T17:15:41Z2023-07-10T17:15:41Z2023-05-22info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion211 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68508porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T00:13:37Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68508Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T00:13:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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