A metafísica de Jean Wahl: empirismo transcendental radical e afetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bernardo Tavares dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68508
Resumo: Esta tese oferece uma interpretação de conjunto da filosofia de Jean Wahl (1888-1974), professor e filósofo que produziu entre 1920 e fins dos anos 1960 e cujo reconhecimento atualmente não é compatível com a influência que exerceu em mais de uma geração de pensadores franceses. Na primeira parte do texto, trata-se da trajetória de vida de Wahl e, ao mesmo tempo, fornece-se um panorama de sua obra, que influenciou decisivamente a formação do pensamento existencial dos anos 1940 e 1950 e introduziu ou participou da introdução no horizonte acadêmico francês da filosofia de pensadores como William James, Heidegger, Kierkegaard e Whitehead. Na segunda parte, será proposto um esforço de interpretação e sistematização da filosofia de Wahl, cuja apresentação original é, no mais das vezes, dispersa e fragmentária. Essa filosofia será definida como uma metafísica empirista e suas ideias serão organizadas segundo três dimensões que Wahl indica em duas de suas principais obras, Existência humana e transcendência e o Tratado de metafísica: transcendental, radical, afetiva. A primeira dimensão remete ao realismo e ao pluralismo de Wahl. A segunda diz respeito ao problema da unidade no contexto do pluralismo e, assim, à dialética entre essas duas dimensões, uma dialética cujo fundo é, no fim das contas, eminentemente pluralista. A terceira concerne a concepção wahliana do pensamento e da filosofia, uma concepção ao mesmo tempo intensiva, dialética e místico-poética. Ao longo desse percurso, no qual se tratará também do status de “filosofia da existência” do pensamento wahliano, outras importantes ideias serão tratadas, como a dos níveis de realidade irredutíveis, a da tripla concepção do tempo nesse pensamento (sob o ponto de vista da descontinuidade, da continuidade e da experiência do instante) e a ambição metafísica de transcender o mero dado imediato, em direção a um tipo de princípio metafísico do real.
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