Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70820 |
Resumo: | A violência praticada por estudantes contra professores é uma ação, cuja tentativa de compreensão, pode ser definida a partir da investigação de variáveis contextuais que influenciam a exposição à violência no ambiente escolar. Um recorte da violência definido por meio da agressão física e psicológica direcionada ao corpo docente, tratada nesta pesquisa como uma expressão da violência social. E mesmo com suas especificidades, a escola é uma instituição que faz parte de uma estrutura social, histórica e constituída sob condições objetivas e materiais, sustentadas e relacionadas com a subjetividade de indivíduos. O objetivo principal dessa pesquisa está concentrado na análise de dados, fornecidos por professores do Ensino Médio da Rede Estadual, preenchidos no questionário aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2019, sobre violência. O referencial teórico utilizado na observação e discussão dos resultados está baseado principalmente em T. W. Adorno, uma contribuição para o tema, principalmente na relação entre educação e violência. Sendo as principais obras utilizadas: Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento; a primeira de Adorno e a segunda, do mesmo autor, elaborada em coautoria com Max Horkheimer. Por fim, a importância de se pesquisar a violência nas escolas brasileiras, justifica-se por ser um problema confirmado pelo SAEB 2019 e já apontada em anos anteriores. É fundamental entender as variáveis que contribuem essa prática, a fim, de se evitar que essa violência aconteça. |
id |
UFSP_fa3e428a1cf1db54c4801bb0cda7d4e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70820 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)Violência escolarProfessoresTeoria críticaSAEBSistema de Avaliação da Educação BásicaA violência praticada por estudantes contra professores é uma ação, cuja tentativa de compreensão, pode ser definida a partir da investigação de variáveis contextuais que influenciam a exposição à violência no ambiente escolar. Um recorte da violência definido por meio da agressão física e psicológica direcionada ao corpo docente, tratada nesta pesquisa como uma expressão da violência social. E mesmo com suas especificidades, a escola é uma instituição que faz parte de uma estrutura social, histórica e constituída sob condições objetivas e materiais, sustentadas e relacionadas com a subjetividade de indivíduos. O objetivo principal dessa pesquisa está concentrado na análise de dados, fornecidos por professores do Ensino Médio da Rede Estadual, preenchidos no questionário aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2019, sobre violência. O referencial teórico utilizado na observação e discussão dos resultados está baseado principalmente em T. W. Adorno, uma contribuição para o tema, principalmente na relação entre educação e violência. Sendo as principais obras utilizadas: Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento; a primeira de Adorno e a segunda, do mesmo autor, elaborada em coautoria com Max Horkheimer. Por fim, a importância de se pesquisar a violência nas escolas brasileiras, justifica-se por ser um problema confirmado pelo SAEB 2019 e já apontada em anos anteriores. É fundamental entender as variáveis que contribuem essa prática, a fim, de se evitar que essa violência aconteça.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMinhoto, Maria Angélica PedraDias, André Luiz Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0089874187263445http://lattes.cnpq.br/6564510847928702https://lattes.cnpq.br/0331120748424108Silva, Daniel Vieira da2024-03-01T22:27:49Z2024-03-01T22:27:49Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion94 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70820porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T21:26:09Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70820Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T21:26:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019) VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019) |
title |
Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019) |
spellingShingle |
Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019) Silva, Daniel Vieira da Violência escolar Professores Teoria crítica SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica |
title_short |
Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019) |
title_full |
Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019) |
title_fullStr |
Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019) |
title_full_unstemmed |
Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019) |
title_sort |
Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019) |
author |
Silva, Daniel Vieira da |
author_facet |
Silva, Daniel Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Minhoto, Maria Angélica Pedra Dias, André Luiz Vieira http://lattes.cnpq.br/0089874187263445 http://lattes.cnpq.br/6564510847928702 https://lattes.cnpq.br/0331120748424108 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniel Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar Professores Teoria crítica SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica |
topic |
Violência escolar Professores Teoria crítica SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica |
description |
A violência praticada por estudantes contra professores é uma ação, cuja tentativa de compreensão, pode ser definida a partir da investigação de variáveis contextuais que influenciam a exposição à violência no ambiente escolar. Um recorte da violência definido por meio da agressão física e psicológica direcionada ao corpo docente, tratada nesta pesquisa como uma expressão da violência social. E mesmo com suas especificidades, a escola é uma instituição que faz parte de uma estrutura social, histórica e constituída sob condições objetivas e materiais, sustentadas e relacionadas com a subjetividade de indivíduos. O objetivo principal dessa pesquisa está concentrado na análise de dados, fornecidos por professores do Ensino Médio da Rede Estadual, preenchidos no questionário aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2019, sobre violência. O referencial teórico utilizado na observação e discussão dos resultados está baseado principalmente em T. W. Adorno, uma contribuição para o tema, principalmente na relação entre educação e violência. Sendo as principais obras utilizadas: Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento; a primeira de Adorno e a segunda, do mesmo autor, elaborada em coautoria com Max Horkheimer. Por fim, a importância de se pesquisar a violência nas escolas brasileiras, justifica-se por ser um problema confirmado pelo SAEB 2019 e já apontada em anos anteriores. É fundamental entender as variáveis que contribuem essa prática, a fim, de se evitar que essa violência aconteça. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-08 2024-03-01T22:27:49Z 2024-03-01T22:27:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70820 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
94 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268392810479616 |