Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Vieira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70820
Resumo: A violência praticada por estudantes contra professores é uma ação, cuja tentativa de compreensão, pode ser definida a partir da investigação de variáveis contextuais que influenciam a exposição à violência no ambiente escolar. Um recorte da violência definido por meio da agressão física e psicológica direcionada ao corpo docente, tratada nesta pesquisa como uma expressão da violência social. E mesmo com suas especificidades, a escola é uma instituição que faz parte de uma estrutura social, histórica e constituída sob condições objetivas e materiais, sustentadas e relacionadas com a subjetividade de indivíduos. O objetivo principal dessa pesquisa está concentrado na análise de dados, fornecidos por professores do Ensino Médio da Rede Estadual, preenchidos no questionário aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2019, sobre violência. O referencial teórico utilizado na observação e discussão dos resultados está baseado principalmente em T. W. Adorno, uma contribuição para o tema, principalmente na relação entre educação e violência. Sendo as principais obras utilizadas: Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento; a primeira de Adorno e a segunda, do mesmo autor, elaborada em coautoria com Max Horkheimer. Por fim, a importância de se pesquisar a violência nas escolas brasileiras, justifica-se por ser um problema confirmado pelo SAEB 2019 e já apontada em anos anteriores. É fundamental entender as variáveis que contribuem essa prática, a fim, de se evitar que essa violência aconteça.
id UFSP_fa3e428a1cf1db54c4801bb0cda7d4e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70820
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)Violência escolarProfessoresTeoria críticaSAEBSistema de Avaliação da Educação BásicaA violência praticada por estudantes contra professores é uma ação, cuja tentativa de compreensão, pode ser definida a partir da investigação de variáveis contextuais que influenciam a exposição à violência no ambiente escolar. Um recorte da violência definido por meio da agressão física e psicológica direcionada ao corpo docente, tratada nesta pesquisa como uma expressão da violência social. E mesmo com suas especificidades, a escola é uma instituição que faz parte de uma estrutura social, histórica e constituída sob condições objetivas e materiais, sustentadas e relacionadas com a subjetividade de indivíduos. O objetivo principal dessa pesquisa está concentrado na análise de dados, fornecidos por professores do Ensino Médio da Rede Estadual, preenchidos no questionário aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2019, sobre violência. O referencial teórico utilizado na observação e discussão dos resultados está baseado principalmente em T. W. Adorno, uma contribuição para o tema, principalmente na relação entre educação e violência. Sendo as principais obras utilizadas: Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento; a primeira de Adorno e a segunda, do mesmo autor, elaborada em coautoria com Max Horkheimer. Por fim, a importância de se pesquisar a violência nas escolas brasileiras, justifica-se por ser um problema confirmado pelo SAEB 2019 e já apontada em anos anteriores. É fundamental entender as variáveis que contribuem essa prática, a fim, de se evitar que essa violência aconteça.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMinhoto, Maria Angélica PedraDias, André Luiz Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0089874187263445http://lattes.cnpq.br/6564510847928702https://lattes.cnpq.br/0331120748424108Silva, Daniel Vieira da2024-03-01T22:27:49Z2024-03-01T22:27:49Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion94 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70820porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T21:26:09Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70820Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T21:26:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
title Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
spellingShingle Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
Silva, Daniel Vieira da
Violência escolar
Professores
Teoria crítica
SAEB
Sistema de Avaliação da Educação Básica
title_short Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
title_full Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
title_fullStr Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
title_full_unstemmed Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
title_sort Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)
author Silva, Daniel Vieira da
author_facet Silva, Daniel Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minhoto, Maria Angélica Pedra
Dias, André Luiz Vieira
http://lattes.cnpq.br/0089874187263445
http://lattes.cnpq.br/6564510847928702
https://lattes.cnpq.br/0331120748424108
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Professores
Teoria crítica
SAEB
Sistema de Avaliação da Educação Básica
topic Violência escolar
Professores
Teoria crítica
SAEB
Sistema de Avaliação da Educação Básica
description A violência praticada por estudantes contra professores é uma ação, cuja tentativa de compreensão, pode ser definida a partir da investigação de variáveis contextuais que influenciam a exposição à violência no ambiente escolar. Um recorte da violência definido por meio da agressão física e psicológica direcionada ao corpo docente, tratada nesta pesquisa como uma expressão da violência social. E mesmo com suas especificidades, a escola é uma instituição que faz parte de uma estrutura social, histórica e constituída sob condições objetivas e materiais, sustentadas e relacionadas com a subjetividade de indivíduos. O objetivo principal dessa pesquisa está concentrado na análise de dados, fornecidos por professores do Ensino Médio da Rede Estadual, preenchidos no questionário aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2019, sobre violência. O referencial teórico utilizado na observação e discussão dos resultados está baseado principalmente em T. W. Adorno, uma contribuição para o tema, principalmente na relação entre educação e violência. Sendo as principais obras utilizadas: Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento; a primeira de Adorno e a segunda, do mesmo autor, elaborada em coautoria com Max Horkheimer. Por fim, a importância de se pesquisar a violência nas escolas brasileiras, justifica-se por ser um problema confirmado pelo SAEB 2019 e já apontada em anos anteriores. É fundamental entender as variáveis que contribuem essa prática, a fim, de se evitar que essa violência aconteça.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2024-03-01T22:27:49Z
2024-03-01T22:27:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70820
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268392810479616