Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67364 |
Resumo: | O trabalho empreende um exame crítico da obra cinematográfica confeccionada por Líbero Luxardo entre 1930 e 1940 no estado do Mato Grosso. Duas hipóteses tangenciam a dissertação. A primeira é de que as produções ficcionais inaugurais do cineasta de origem paulista radicado no Pantanal brasileiro - Alma do Brasil (1932), Caçando Feras (1936) e Aruanã (1938) – estavam acordes com as reverberações políticas da Era Vargas, período marcado pela eclosão e afirmação de um regime autoritário que buscou, sob múltiplas formas, a legitimação de sua ideologia nacionalista. A segunda hipótese, visualizada a partir do plano cultural, é de que os três filmes supracitados se relacionaram intimamente com uma corrente do movimento modernista brasileiro, o verdeamarelismo. A valoração cintilante do exotismo sertanejo do “Brasil desconhecido” e a busca incessante pelas raízes autênticas da nação ganharam contornos de protagonista nas projeções fílmicas divulgadas por Líbero Luxardo durante a segunda metade da década de 1930. |
id |
UFSP_fb69bf764368bec9790bbdd4d61022a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/67364 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Costa, Diego Maia da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2169031211912802http://lattes.cnpq.br/8399485670405275http://lattes.cnpq.br/9020046743817649Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP]Villaça, Mariana Martins [UNIFESP]Videoconferência2023-04-12T18:27:20Z2023-04-12T18:27:20Z2023-02-14COSTA, Diego Maia da. Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/11600/67364O trabalho empreende um exame crítico da obra cinematográfica confeccionada por Líbero Luxardo entre 1930 e 1940 no estado do Mato Grosso. Duas hipóteses tangenciam a dissertação. A primeira é de que as produções ficcionais inaugurais do cineasta de origem paulista radicado no Pantanal brasileiro - Alma do Brasil (1932), Caçando Feras (1936) e Aruanã (1938) – estavam acordes com as reverberações políticas da Era Vargas, período marcado pela eclosão e afirmação de um regime autoritário que buscou, sob múltiplas formas, a legitimação de sua ideologia nacionalista. A segunda hipótese, visualizada a partir do plano cultural, é de que os três filmes supracitados se relacionaram intimamente com uma corrente do movimento modernista brasileiro, o verdeamarelismo. A valoração cintilante do exotismo sertanejo do “Brasil desconhecido” e a busca incessante pelas raízes autênticas da nação ganharam contornos de protagonista nas projeções fílmicas divulgadas por Líbero Luxardo durante a segunda metade da década de 1930.This work makes a critical examination of the cinematographic work produced by Libero Luxardo between 1930 and 1940 in the state of Mato Grosso (Brazil). Two hypotheses cross the dissertation. The first is that the first fictional production of this filmmaker from São Paulo and based in the Brazilian Pantanal - Alma do Brasil (1932), Caçando Feras (1936) and Aruanã (1938) - were in tune with the political reverberations of the Vargas Era, a period marked by the outbreak of and the affirmation of an authoritarian regime that sought, in various ways, to legitimize its nationalist ideology. The second hypothesis, seen from the cultural point of view, is that the three mentioned films are closely related to a line of the Brazilian modernist movement: the yellow-green. The effervescent appreciation for the rural exoticism of an "unknown Brazil" and the search for the nation's authentic roots gained protagonism contours in the cinematographic projections launched by Líbero Luxardo in the mid-1930s.Não recebi financiamento140 f.porUniversidade Federal de São PauloCinema no Mato GrossoLíbero LuxardoModernismoCinema na Era VargasBandeirantismo no CinemaCinema in Mato GrossoLibero LuxardoCinema in the Vargas Era"Bandeirantismo" in the cinemaModernismCaçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940)Hunting beasts in Aruanã for the “soul” of Brazil: Líbero Luxardo and the images of the Pantanal (1930-1940)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)HistóriaHistória e DeslocamentosDeslocamentos, Trabalho e ExperiênciasTEXTDissertação Diego Costa.pdf.txtDissertação Diego Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain361513${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67364/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Diego%20Costa.pdf.txte8ee7cb0996041f93f9a78c325d2b05cMD59open accessTHUMBNAILDissertação Diego Costa.pdf.jpgDissertação Diego Costa.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3868${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67364/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Diego%20Costa.pdf.jpg883d9f45b7e89cee1c49263d6ecd0940MD511open accessORIGINALDissertação Diego Costa.pdfDissertação Diego Costa.pdfapplication/pdf5158052${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67364/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Diego%20Costa.pdfac5099c5782a78a449f98982c9aa334bMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85848${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67364/2/license.txt43d74b1aea4aacf2f5d8ebe7bec1882dMD52open access11600/673642023-10-17 01:01:48.769open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-17T04:01:48Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Hunting beasts in Aruanã for the “soul” of Brazil: Líbero Luxardo and the images of the Pantanal (1930-1940) |
title |
Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940) |
spellingShingle |
Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940) Costa, Diego Maia da [UNIFESP] Cinema no Mato Grosso Líbero Luxardo Modernismo Cinema na Era Vargas Bandeirantismo no Cinema Cinema in Mato Grosso Libero Luxardo Cinema in the Vargas Era "Bandeirantismo" in the cinema Modernism |
title_short |
Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940) |
title_full |
Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940) |
title_fullStr |
Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940) |
title_full_unstemmed |
Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940) |
title_sort |
Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940) |
author |
Costa, Diego Maia da [UNIFESP] |
author_facet |
Costa, Diego Maia da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2169031211912802 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8399485670405275 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9020046743817649 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Diego Maia da [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Villaça, Mariana Martins [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP] Villaça, Mariana Martins [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema no Mato Grosso Líbero Luxardo Modernismo Cinema na Era Vargas Bandeirantismo no Cinema Cinema in Mato Grosso Libero Luxardo Cinema in the Vargas Era "Bandeirantismo" in the cinema Modernism |
topic |
Cinema no Mato Grosso Líbero Luxardo Modernismo Cinema na Era Vargas Bandeirantismo no Cinema Cinema in Mato Grosso Libero Luxardo Cinema in the Vargas Era "Bandeirantismo" in the cinema Modernism |
description |
O trabalho empreende um exame crítico da obra cinematográfica confeccionada por Líbero Luxardo entre 1930 e 1940 no estado do Mato Grosso. Duas hipóteses tangenciam a dissertação. A primeira é de que as produções ficcionais inaugurais do cineasta de origem paulista radicado no Pantanal brasileiro - Alma do Brasil (1932), Caçando Feras (1936) e Aruanã (1938) – estavam acordes com as reverberações políticas da Era Vargas, período marcado pela eclosão e afirmação de um regime autoritário que buscou, sob múltiplas formas, a legitimação de sua ideologia nacionalista. A segunda hipótese, visualizada a partir do plano cultural, é de que os três filmes supracitados se relacionaram intimamente com uma corrente do movimento modernista brasileiro, o verdeamarelismo. A valoração cintilante do exotismo sertanejo do “Brasil desconhecido” e a busca incessante pelas raízes autênticas da nação ganharam contornos de protagonista nas projeções fílmicas divulgadas por Líbero Luxardo durante a segunda metade da década de 1930. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-12T18:27:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-12T18:27:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Diego Maia da. Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67364 |
identifier_str_mv |
COSTA, Diego Maia da. Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
140 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Videoconferência |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67364/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Diego%20Costa.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67364/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Diego%20Costa.pdf.jpg ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67364/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Diego%20Costa.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67364/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8ee7cb0996041f93f9a78c325d2b05c 883d9f45b7e89cee1c49263d6ecd0940 ac5099c5782a78a449f98982c9aa334b 43d74b1aea4aacf2f5d8ebe7bec1882d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764219415789568 |