O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39333 |
Resumo: | Esta Dissertação tem como objetivo mostrar a recepção do Beethoven de Wagner na obra de Nietzsche, mais precisamente em seu livro O Nascimento da Tragédia. Wagner tenta explicar aos alemães as razões de Beethoven figurar no mesmo patamar de Goethe e Schiller, Wagner utiliza-se de uma exposição do homem e do gênio Beethoven para chegar a esta conclusão. A partir de uma breve análise da Nona Sinfonia podemos perceber porque esta obra foi tão importante para Wagner dar sequência em seu drama musical, e justamente nesta junção que houve da palavra com a música na composição de Beethoven é que Nietzsche vê a importância destes dois compositores alemães, utilizando-os para sua primeira obra. Em resumo, mostraremos a apropriação que Nietzsche realiza não apenas do texto Beethoven, mas de Wagner e de Schopenhauer para explicar a questão musical no Nascimento da Tragédia. |
id |
UFSP_fbf32a0763bf9ca4ee9525f2283e1555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/39333 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Oliveira, Sidnei de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]2016-06-28T12:26:38Z2016-06-28T12:26:38Z2013-03-25OLIVEIRA, Sidnei de. O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39333Publico-39333.pdfEsta Dissertação tem como objetivo mostrar a recepção do Beethoven de Wagner na obra de Nietzsche, mais precisamente em seu livro O Nascimento da Tragédia. Wagner tenta explicar aos alemães as razões de Beethoven figurar no mesmo patamar de Goethe e Schiller, Wagner utiliza-se de uma exposição do homem e do gênio Beethoven para chegar a esta conclusão. A partir de uma breve análise da Nona Sinfonia podemos perceber porque esta obra foi tão importante para Wagner dar sequência em seu drama musical, e justamente nesta junção que houve da palavra com a música na composição de Beethoven é que Nietzsche vê a importância destes dois compositores alemães, utilizando-os para sua primeira obra. Em resumo, mostraremos a apropriação que Nietzsche realiza não apenas do texto Beethoven, mas de Wagner e de Schopenhauer para explicar a questão musical no Nascimento da Tragédia.This dissertation aims to show the reception of Wagner’s Beethoven in the work of Nietzsche, more precisely in his book The Birth of Tragedy. Wagner tries to explain the reasons for the Germans Beethoven appear at the same level of Goethe and Schiller, Wagner uses an exposure of Beethoven as a man and as a genius to reach this conclusion. From a brief analysis of Beethoven’s Ninth Symphony we can see why this work was so important for Wagner to give sequence to his musical drama, and precisely at this juncture between word and music in Beethoven’s composition Nietzsche sees the importance of these two German composers, using them for his first work. In summary, we will show the appropriation that Nietzsche performs not only of Beethoven, but of Wagner and Schopenhauer to explain the musical issue in The Birth of Tragedy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)122 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nona SinfoniaDramaMelodiaPalavraTragédiaNinth SymphonyDramaMelodyWordTragedyO Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de NietzscheThe Beethoven of Wagner in The Birth of Tragedy Nietzscheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Filosofia - GuarulhosFilosofiaORIGINALPublico-39333.pdfPublico-39333.pdfapplication/pdf3146663${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39333/1/Publico-39333.pdf792cbda5687c281b1ee6c92410128da2MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82940${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39333/2/license.txtdca6be0f97adb228082ac9ca571f9eb8MD52open accessTEXTPublico-39333.pdf.txtPublico-39333.pdf.txtExtracted texttext/plain265188${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39333/4/Publico-39333.pdf.txt844b7a93567d34304dfbe2dbd10e62d2MD54open accessTHUMBNAILPublico-39333.pdf.jpgPublico-39333.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4059${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39333/6/Publico-39333.pdf.jpg0f60c3f3dcd4489e095d52f9b233eed9MD56open access11600/393332023-05-15 08:59:14.33open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T11:59:14Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Beethoven of Wagner in The Birth of Tragedy Nietzsche |
title |
O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche |
spellingShingle |
O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche Oliveira, Sidnei de [UNIFESP] Nona Sinfonia Drama Melodia Palavra Tragédia Ninth Symphony Drama Melody Word Tragedy |
title_short |
O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche |
title_full |
O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche |
title_fullStr |
O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche |
title_full_unstemmed |
O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche |
title_sort |
O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche |
author |
Oliveira, Sidnei de [UNIFESP] |
author_facet |
Oliveira, Sidnei de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sidnei de [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nona Sinfonia Drama Melodia Palavra Tragédia |
topic |
Nona Sinfonia Drama Melodia Palavra Tragédia Ninth Symphony Drama Melody Word Tragedy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ninth Symphony Drama Melody Word Tragedy |
description |
Esta Dissertação tem como objetivo mostrar a recepção do Beethoven de Wagner na obra de Nietzsche, mais precisamente em seu livro O Nascimento da Tragédia. Wagner tenta explicar aos alemães as razões de Beethoven figurar no mesmo patamar de Goethe e Schiller, Wagner utiliza-se de uma exposição do homem e do gênio Beethoven para chegar a esta conclusão. A partir de uma breve análise da Nona Sinfonia podemos perceber porque esta obra foi tão importante para Wagner dar sequência em seu drama musical, e justamente nesta junção que houve da palavra com a música na composição de Beethoven é que Nietzsche vê a importância destes dois compositores alemães, utilizando-os para sua primeira obra. Em resumo, mostraremos a apropriação que Nietzsche realiza não apenas do texto Beethoven, mas de Wagner e de Schopenhauer para explicar a questão musical no Nascimento da Tragédia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-28T12:26:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-28T12:26:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Sidnei de. O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39333 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Publico-39333.pdf |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Sidnei de. O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013. Publico-39333.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39333/1/Publico-39333.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39333/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39333/4/Publico-39333.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39333/6/Publico-39333.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
792cbda5687c281b1ee6c92410128da2 dca6be0f97adb228082ac9ca571f9eb8 844b7a93567d34304dfbe2dbd10e62d2 0f60c3f3dcd4489e095d52f9b233eed9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764233121726464 |