A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Roberta da Costa Marques [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8844
Resumo: Objetivos: investigar o papel da propaganda de álcool nos hábitos e percepções de adolescentes, no consumo recente de cerveja, juntamente com o papel da atuação dos pais neste cenário. Métodos: São entrevistados 1115 estudantes, que compreendem todos os alunos de 6ª e 7ª séries de 3 escolas públicas de São Bernardo do Campo (São Paulo, Brasil). Mediante o emprego de análise univariada, são determinadas as variáveis estatisticamente associadas a consumo de cerveja nos 30 dias anteriores, sendo estas incluídas no modelo inicial. Na sequência recorre-se ao emprego de regressão logística. Foram retiradas uma a uma, as variáveis com os maiores valores de p até que restaram no modelo final apenas as variáveis que no conjunto apresentaram–se com significância <0,05. Ressalte-se que o modelo de regressão logística foi controlado por idade, importância dada à religião e ter banheiro em casa, pois estas diferiam entre as escolas. Resultados: O consumo de cerveja nos 30 dias que antecederam a pesquisa está associado ao uso de cigarro (OR = 4,370) e a se ter uma marca preferida de bebida alcoólica (OR = 5,243). Também relacionam-se a este consumo: não ser monitorado pelos pais (OR= 1,943), achar que as festas que frequentam parecem com as de comerciais (OR= 1,617), prestar muita atenção aos comerciais (OR =1,603) e acreditar que os comerciais falam a verdade (OR= 1,892). Conclusões: Os dados sugerem que, entre os estudantes de escola pública, as propagandas de bebidas alcoólicas, seja por remeterem os adolescentes à sua própria realidade ou por acreditarem que elas dizem a verdade, mesmo na presença de outras variáveis associadas ao consumo de cerveja apresentam-se positivamente associadas ao consumo de cerveja nos 30 dias que antecederam a pesquisa. Esses dados sugerem que limitar a veiculação de propagandas de bebidas alcoólicas é um dos caminhos para a prevenção do uso e abuso de álcool por adolescentes.
id UFSP_fbf4d436fd25ee0828f58950f6e7862d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/8844
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São PauloConsumo de cerveja por adolescentesExposição à propagandaPropaganda de álcoolÁlcoolAdolescentesObjetivos: investigar o papel da propaganda de álcool nos hábitos e percepções de adolescentes, no consumo recente de cerveja, juntamente com o papel da atuação dos pais neste cenário. Métodos: São entrevistados 1115 estudantes, que compreendem todos os alunos de 6ª e 7ª séries de 3 escolas públicas de São Bernardo do Campo (São Paulo, Brasil). Mediante o emprego de análise univariada, são determinadas as variáveis estatisticamente associadas a consumo de cerveja nos 30 dias anteriores, sendo estas incluídas no modelo inicial. Na sequência recorre-se ao emprego de regressão logística. Foram retiradas uma a uma, as variáveis com os maiores valores de p até que restaram no modelo final apenas as variáveis que no conjunto apresentaram–se com significância <0,05. Ressalte-se que o modelo de regressão logística foi controlado por idade, importância dada à religião e ter banheiro em casa, pois estas diferiam entre as escolas. Resultados: O consumo de cerveja nos 30 dias que antecederam a pesquisa está associado ao uso de cigarro (OR = 4,370) e a se ter uma marca preferida de bebida alcoólica (OR = 5,243). Também relacionam-se a este consumo: não ser monitorado pelos pais (OR= 1,943), achar que as festas que frequentam parecem com as de comerciais (OR= 1,617), prestar muita atenção aos comerciais (OR =1,603) e acreditar que os comerciais falam a verdade (OR= 1,892). Conclusões: Os dados sugerem que, entre os estudantes de escola pública, as propagandas de bebidas alcoólicas, seja por remeterem os adolescentes à sua própria realidade ou por acreditarem que elas dizem a verdade, mesmo na presença de outras variáveis associadas ao consumo de cerveja apresentam-se positivamente associadas ao consumo de cerveja nos 30 dias que antecederam a pesquisa. Esses dados sugerem que limitar a veiculação de propagandas de bebidas alcoólicas é um dos caminhos para a prevenção do uso e abuso de álcool por adolescentes.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Streinger, Ilana Pinsky [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faria, Roberta da Costa Marques [UNIFESP]2015-07-22T20:49:15Z2015-07-22T20:49:15Z2010-01-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion98 p.application/pdfapplication/pdfFARIA, Roberta da Costa Marques. A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.Publico-444a.pdfPublico-444b.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T07:06:31Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/8844Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T07:06:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo
title A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo
spellingShingle A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo
Faria, Roberta da Costa Marques [UNIFESP]
Consumo de cerveja por adolescentes
Exposição à propaganda
Propaganda de álcool
Álcool
Adolescentes
title_short A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo
title_full A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo
title_fullStr A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo
title_full_unstemmed A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo
title_sort A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo
author Faria, Roberta da Costa Marques [UNIFESP]
author_facet Faria, Roberta da Costa Marques [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Streinger, Ilana Pinsky [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Roberta da Costa Marques [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de cerveja por adolescentes
Exposição à propaganda
Propaganda de álcool
Álcool
Adolescentes
topic Consumo de cerveja por adolescentes
Exposição à propaganda
Propaganda de álcool
Álcool
Adolescentes
description Objetivos: investigar o papel da propaganda de álcool nos hábitos e percepções de adolescentes, no consumo recente de cerveja, juntamente com o papel da atuação dos pais neste cenário. Métodos: São entrevistados 1115 estudantes, que compreendem todos os alunos de 6ª e 7ª séries de 3 escolas públicas de São Bernardo do Campo (São Paulo, Brasil). Mediante o emprego de análise univariada, são determinadas as variáveis estatisticamente associadas a consumo de cerveja nos 30 dias anteriores, sendo estas incluídas no modelo inicial. Na sequência recorre-se ao emprego de regressão logística. Foram retiradas uma a uma, as variáveis com os maiores valores de p até que restaram no modelo final apenas as variáveis que no conjunto apresentaram–se com significância <0,05. Ressalte-se que o modelo de regressão logística foi controlado por idade, importância dada à religião e ter banheiro em casa, pois estas diferiam entre as escolas. Resultados: O consumo de cerveja nos 30 dias que antecederam a pesquisa está associado ao uso de cigarro (OR = 4,370) e a se ter uma marca preferida de bebida alcoólica (OR = 5,243). Também relacionam-se a este consumo: não ser monitorado pelos pais (OR= 1,943), achar que as festas que frequentam parecem com as de comerciais (OR= 1,617), prestar muita atenção aos comerciais (OR =1,603) e acreditar que os comerciais falam a verdade (OR= 1,892). Conclusões: Os dados sugerem que, entre os estudantes de escola pública, as propagandas de bebidas alcoólicas, seja por remeterem os adolescentes à sua própria realidade ou por acreditarem que elas dizem a verdade, mesmo na presença de outras variáveis associadas ao consumo de cerveja apresentam-se positivamente associadas ao consumo de cerveja nos 30 dias que antecederam a pesquisa. Esses dados sugerem que limitar a veiculação de propagandas de bebidas alcoólicas é um dos caminhos para a prevenção do uso e abuso de álcool por adolescentes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-27
2015-07-22T20:49:15Z
2015-07-22T20:49:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Roberta da Costa Marques. A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publico-444a.pdf
Publico-444b.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8844
identifier_str_mv FARIA, Roberta da Costa Marques. A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publico-444a.pdf
Publico-444b.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 p.
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1824718326203416576