Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5993 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000500019 |
Resumo: | Este estudo, dotipo relato de experiência, objetivou escrever como o ambiente virtual de ensino Moodle, foi estruturado para o treinamento em serviço. Trata-se de um projeto educativo semipresencial, para controle de infecção de sítio cirúrgico, direcionado aos enfermeiros de um hospital universitário. Foi organizado com base no Modelo Skopos e baseado nos princípios interacionistas e humanistas. As atividades foram organizadas em tópicos direcionados para informar e atualizar os aspectos do tema central, gerar situações problematizadoras para ampliar a discussão individual e coletiva, promover a integração e incentivar a elaboração conjunta de uma proposta de ação. Os recursos do Moodle auxiliaram na escolha de estratégias de ensino com a finalidade de atualizar, como também de gerar a exposição de ideias, de promover a integração e a construção coletiva de proposições. |
id |
UFSP_fd6f19ed5fc0e3b8ecaedafe761a04a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/5993 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Silva, Lúcia Marta Giunta da [UNIFESP]Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP]De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:41:56Z2015-06-14T13:41:56Z2010-10-01Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 23, n. 5, p. 701-704, 2010.0103-2100http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5993http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000500019S0103-21002010000500019-en.pdfS0103-21002010000500019-pt.pdfS0103-2100201000050001910.1590/S0103-21002010000500019WOS:000285739400019Este estudo, dotipo relato de experiência, objetivou escrever como o ambiente virtual de ensino Moodle, foi estruturado para o treinamento em serviço. Trata-se de um projeto educativo semipresencial, para controle de infecção de sítio cirúrgico, direcionado aos enfermeiros de um hospital universitário. Foi organizado com base no Modelo Skopos e baseado nos princípios interacionistas e humanistas. As atividades foram organizadas em tópicos direcionados para informar e atualizar os aspectos do tema central, gerar situações problematizadoras para ampliar a discussão individual e coletiva, promover a integração e incentivar a elaboração conjunta de uma proposta de ação. Os recursos do Moodle auxiliaram na escolha de estratégias de ensino com a finalidade de atualizar, como também de gerar a exposição de ideias, de promover a integração e a construção coletiva de proposições.This study is a report of a learning experience that had as objective to describe how was structured the virtual learning environment Moodle for training at work. This is a semi-distance education project for controlling a surgical site infection, oriented to the nurses of a university hospital. The study was organized having as a base the interactionist Skopos Model and on humanist principles. The activities were organized on topics aimed at: informing and updating the central aspects of the topic; generating problematization of situations and extend the individual and collective discussion; promoting integration; and encouraging a joint development of a proposal for action. The Moodle resources helped to select the teaching strategies to update knowledge, to generate ideas, and to promote the integration and collective construction of propositions.Este estudio, del tipo relato de experiencia, tuvo por objetivo describir como el ambiente virtual de enseñanza Moodle, fue estructurado para entrenamiento en el trabajo. Se trata de un proyecto educativo semi-presencial, para control de infección de sitio quirúrgico, dirigido a los enfermeros de un hospital universitario. Fue organizado con base en el Modelo Skopos y basado en los principios interaccionistas y humanistas. Las actividades fueron organizadas en tópicos dirigidos para informar y actualizar los aspectos del tema central, a generar situaciones problematizadoras para ampliar la discusión individual y colectiva, para promover la integración y, para incentivar la elaboración conjunta de una propuesta de acción. Los recursos del Moodle auxiliaron en la elección de estrategias de enseñanza con la finalidad de actualizar, de generar la exposición de ideas y, de promover la integración y la construcción colectiva de proposiciones.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Programa de Pós-Graduação em EnfermagemUNIFESP, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemSciELO701-704porEscola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Acta Paulista de EnfermagemEducação continuada em enfermagemEducação à distânciaGarantia da qualidade dos cuidados de saúdeInfecção da ferida operatóriaEducation, Nursing, ContinuingDistance educationQuality assurance, Health CareSurgical wound infectionAmbiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagemVirtual learning environment in continuing education in nursingAmbiente virtual de aprendizaje en educación continuada en enfermeríainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-21002010000500019-en.pdfapplication/pdf145396${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/1/S0103-21002010000500019-en.pdf01aaee54f2525dbb0a1ea281d3ea6320MD51open accessS0103-21002010000500019-pt.pdfS0103-21002010000500019-pt.pdfapplication/pdf146242${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/2/S0103-21002010000500019-pt.pdff738a09d9a073f446440aae8d1440d90MD52open accessTEXTS0103-21002010000500019-en.pdf.txtS0103-21002010000500019-en.pdf.txtExtracted texttext/plain19881${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/41/S0103-21002010000500019-en.pdf.txt97cea6c30743cf66010faf98c39eea8dMD541open accessS0103-21002010000500019-pt.pdf.txtS0103-21002010000500019-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain21035${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/44/S0103-21002010000500019-pt.pdf.txt1508c31143b4518c154432a7cdeebb97MD544open accessTHUMBNAILS0103-21002010000500019-en.pdf.jpgS0103-21002010000500019-en.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4321${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/43/S0103-21002010000500019-en.pdf.jpg0ca5ddd48c457420a6b660e8c93bddcaMD543open accessS0103-21002010000500019-pt.pdf.jpgS0103-21002010000500019-pt.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4364${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/46/S0103-21002010000500019-pt.pdf.jpg89b7f30d9cee1b0487704e0ac77080b6MD546open access11600/59932023-06-05 19:32:43.206open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5993Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:32:43Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Virtual learning environment in continuing education in nursing |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizaje en educación continuada en enfermería |
title |
Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem |
spellingShingle |
Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem Silva, Lúcia Marta Giunta da [UNIFESP] Educação continuada em enfermagem Educação à distância Garantia da qualidade dos cuidados de saúde Infecção da ferida operatória Education, Nursing, Continuing Distance education Quality assurance, Health Care Surgical wound infection |
title_short |
Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem |
title_full |
Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem |
title_fullStr |
Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem |
title_sort |
Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem |
author |
Silva, Lúcia Marta Giunta da [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Lúcia Marta Giunta da [UNIFESP] Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP] De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP] De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lúcia Marta Giunta da [UNIFESP] Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP] De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada em enfermagem Educação à distância Garantia da qualidade dos cuidados de saúde Infecção da ferida operatória |
topic |
Educação continuada em enfermagem Educação à distância Garantia da qualidade dos cuidados de saúde Infecção da ferida operatória Education, Nursing, Continuing Distance education Quality assurance, Health Care Surgical wound infection |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education, Nursing, Continuing Distance education Quality assurance, Health Care Surgical wound infection |
description |
Este estudo, dotipo relato de experiência, objetivou escrever como o ambiente virtual de ensino Moodle, foi estruturado para o treinamento em serviço. Trata-se de um projeto educativo semipresencial, para controle de infecção de sítio cirúrgico, direcionado aos enfermeiros de um hospital universitário. Foi organizado com base no Modelo Skopos e baseado nos princípios interacionistas e humanistas. As atividades foram organizadas em tópicos direcionados para informar e atualizar os aspectos do tema central, gerar situações problematizadoras para ampliar a discussão individual e coletiva, promover a integração e incentivar a elaboração conjunta de uma proposta de ação. Os recursos do Moodle auxiliaram na escolha de estratégias de ensino com a finalidade de atualizar, como também de gerar a exposição de ideias, de promover a integração e a construção coletiva de proposições. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 23, n. 5, p. 701-704, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5993 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000500019 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-2100 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-21002010000500019-en.pdf S0103-21002010000500019-pt.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-21002010000500019 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002010000500019 |
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv |
WOS:000285739400019 |
identifier_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 23, n. 5, p. 701-704, 2010. 0103-2100 S0103-21002010000500019-en.pdf S0103-21002010000500019-pt.pdf S0103-21002010000500019 10.1590/S0103-21002010000500019 WOS:000285739400019 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5993 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000500019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
701-704 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/1/S0103-21002010000500019-en.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/2/S0103-21002010000500019-pt.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/41/S0103-21002010000500019-en.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/44/S0103-21002010000500019-pt.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/43/S0103-21002010000500019-en.pdf.jpg ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5993/46/S0103-21002010000500019-pt.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01aaee54f2525dbb0a1ea281d3ea6320 f738a09d9a073f446440aae8d1440d90 97cea6c30743cf66010faf98c39eea8d 1508c31143b4518c154432a7cdeebb97 0ca5ddd48c457420a6b660e8c93bddca 89b7f30d9cee1b0487704e0ac77080b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764190043078656 |