THE "VILLAINY" OF THE SAINTS:: COLLECTIONS OF DIVINE PROMISES AND PUNISHMENTS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/5243 |
Resumo: | Fazer promessa aos santos é o recurso encontrado pelo devoto nos momentos de necessidade extrema com a finalidade de ter seu problema resolvido o mais rápido possível, mediante uma retribuição após o recebimento do milagre. O objetivo desse artigo é analisar as “penalidades” sofridas pelos devotos de São Gonçalo quando não pagam suas promessas; estas não são perdoadas nem em caso de morte do fiel. Verifico também outras penalidades sofridas por aqueles que tratam o pagamento da promessa com “desdém”. Os santos não perdoam promessas não pagas e castigam aqueles que não retribuem o que lhe devem de forma satisfatória. Seriam os santos vingativos? De benfeitores agem como “vilões” em alguns momentos? Utilizei como metodologia a História oral e a etnografia, que envolveu a realização de entrevistas com os devotos e a observação dos rituais de pagamento de promessa |
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THE "VILLAINY" OF THE SAINTS:: COLLECTIONS OF DIVINE PROMISES AND PUNISHMENTSA “VILANIA” DOS SANTOS:: COBRANÇAS DE PROMESSAS E CASTIGOS DIVINOSFazer promessa aos santos é o recurso encontrado pelo devoto nos momentos de necessidade extrema com a finalidade de ter seu problema resolvido o mais rápido possível, mediante uma retribuição após o recebimento do milagre. O objetivo desse artigo é analisar as “penalidades” sofridas pelos devotos de São Gonçalo quando não pagam suas promessas; estas não são perdoadas nem em caso de morte do fiel. Verifico também outras penalidades sofridas por aqueles que tratam o pagamento da promessa com “desdém”. Os santos não perdoam promessas não pagas e castigam aqueles que não retribuem o que lhe devem de forma satisfatória. Seriam os santos vingativos? De benfeitores agem como “vilões” em alguns momentos? Utilizei como metodologia a História oral e a etnografia, que envolveu a realização de entrevistas com os devotos e a observação dos rituais de pagamento de promessaPortal de Periódicos UFT2018-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/524310.20873/vol10n1pp85-100Revista Escritas; v. 10 n. 1 (2018): Narrativas na História do Norte e Centro Oeste Brasileiro: Histórias locais e regionais e suas intersecções entre histórias, memórias e literaturas.; 85-1002238-718810.20873/vol10n1reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/5243/1432910.20873/vol10n1c14329Copyright (c) 2018 MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E SILVAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E2021-10-27T15:01:56Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/5243Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T15:01:56Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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