BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7534 |
Resumo: | This study presents Cordel Literature as a possibility to develop literary reading in early childhood education. The texts chosen for analysis were adaptations in string: Pinocchio: or the price of lies (2009), by Manoel Monteiro and Pinocchio (2015), by Sírlia Sousa de Lima. Thus, we bring reflections on methodologies and practices of literary reading that allow a closer proximity of the child with the literary text in a creative and playful way based on the studies of Aguiar and Bordini, (1988) and Girotto e Souza (2010). We believe that the methods presented can contribute to the formation of readers. |
id |
UFT-4_05c6fdfa6aca0a306bd668c2205b18ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7534 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIOliteratura de cordeleducação infantilmetodologiaestratégiasThis study presents Cordel Literature as a possibility to develop literary reading in early childhood education. The texts chosen for analysis were adaptations in string: Pinocchio: or the price of lies (2009), by Manoel Monteiro and Pinocchio (2015), by Sírlia Sousa de Lima. Thus, we bring reflections on methodologies and practices of literary reading that allow a closer proximity of the child with the literary text in a creative and playful way based on the studies of Aguiar and Bordini, (1988) and Girotto e Souza (2010). We believe that the methods presented can contribute to the formation of readers.Este estudo apresenta a Literatura de Cordel como possibilidade de desenvolver a leitura literária na Educação Infantil. Os textos escolhidos para análise foram as adaptações em cordel: Pinóquio: ou o preço da mentira (2009), de Manoel Monteiro e Pinóquio (2015), de Sírlia Sousa de Lima. Desse modo, trazemos reflexões acerca de metodologias e práticas de leitura literária que possibilitam uma maior proximidade da criança com o texto literário de maneira criativa e lúdica embasando-nos nos estudos de Aguiar e Bordini, (1988) e de Girotto e Souza (2010). Acreditamos que os métodos apresentados podem contribuir para a formação de leitores.Universidade Federal do Norte do Tocantins2019-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/753410.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p209EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 209 - 2252179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7534/15960Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nadilza Maria de FariasWanderley, Naelza de Araújo Wanderley2021-11-24T14:03:47Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/7534Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T14:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO |
title |
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO |
spellingShingle |
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO Souza, Nadilza Maria de Farias literatura de cordel educação infantil metodologia estratégias |
title_short |
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO |
title_full |
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO |
title_fullStr |
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO |
title_full_unstemmed |
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO |
title_sort |
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO |
author |
Souza, Nadilza Maria de Farias |
author_facet |
Souza, Nadilza Maria de Farias Wanderley, Naelza de Araújo Wanderley |
author_role |
author |
author2 |
Wanderley, Naelza de Araújo Wanderley |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Nadilza Maria de Farias Wanderley, Naelza de Araújo Wanderley |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura de cordel educação infantil metodologia estratégias |
topic |
literatura de cordel educação infantil metodologia estratégias |
description |
This study presents Cordel Literature as a possibility to develop literary reading in early childhood education. The texts chosen for analysis were adaptations in string: Pinocchio: or the price of lies (2009), by Manoel Monteiro and Pinocchio (2015), by Sírlia Sousa de Lima. Thus, we bring reflections on methodologies and practices of literary reading that allow a closer proximity of the child with the literary text in a creative and playful way based on the studies of Aguiar and Bordini, (1988) and Girotto e Souza (2010). We believe that the methods presented can contribute to the formation of readers. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7534 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p209 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7534 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/7534/15960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 209 - 225 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994516230144 |