OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Tânia Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freitas, Márcia Regina Silva, Silva, Luiza Helena Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2743
Resumo: In this paper we analyze the Portuguese language issues in SISAPTO input evaluation (Tocantins Permanent Evaluation System) conducted in 2016, applied to the teaching network state of Tocantins for High School. From the descriptors that define different skills to be evaluated, the exam has as one of its main objectives to guide directions for the mother language teaching in public schools, in principle, privileging the text as a teaching unit and reading as focus. The analysis of the issues shows how the text should be worked at school, according to a model that repeats since 2011: reading restricted to deciphering, the text being used as a mere resource for the identification of genres by the student, fragmentation and decontextualization preventing the production of meaning, the literary text approach is not considered in its specificity. The discursive semiotics subsidizes our reflection.
id UFT-4_05d5f4eacff7c175c447c028cf19569e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2743
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua maternaavaliação externaSISAPTOensino de leiturasemiótica discursivanível narrativoIn this paper we analyze the Portuguese language issues in SISAPTO input evaluation (Tocantins Permanent Evaluation System) conducted in 2016, applied to the teaching network state of Tocantins for High School. From the descriptors that define different skills to be evaluated, the exam has as one of its main objectives to guide directions for the mother language teaching in public schools, in principle, privileging the text as a teaching unit and reading as focus. The analysis of the issues shows how the text should be worked at school, according to a model that repeats since 2011: reading restricted to deciphering, the text being used as a mere resource for the identification of genres by the student, fragmentation and decontextualization preventing the production of meaning, the literary text approach is not considered in its specificity. The discursive semiotics subsidizes our reflection.Neste trabalho analisamos as questões de língua portuguesa na avaliação de entrada do SISAPTO (Sistema de Avaliação Permanente do Tocantins) realizada em 2016, aplicada na rede estadual de ensino tocantinense para o Ensino Médio. Partindo dos descritores que definem diferentes competências a serem avaliadas, a prova tem como um de seus principais objetivos orientar para direções referentes ao ensino de língua materna na escola pública, em princípio, privilegiando o texto como unidade de ensino e a leitura como foco. A análise das questões evidencia o modo como o texto deveria ser trabalhado na escola, segundo um modelo que se reitera desde 2011: a leitura restrita à decifração, o texto sendo empregado como mero recurso para identificação de gêneros pelo aluno, a fragmentação e a descontextualização impedindo a produção de sentidos, a abordagem do texto literário não considerado na sua especificidade. Subsidia nossa reflexão a semiótica discursivaUniversidade Federal do Tocantins2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2743EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 155-1692179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2743/8946Copyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Tânia Maria de OliveiraFreitas, Márcia Regina SilvaSilva, Luiza Helena Oliveira daRosa, Tânia Maria de OliveiraFreitas, Márcia Regina SilvaSilva, Luiza Helena Oliveira da2021-04-25T20:15:58Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2743Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-25T20:15:58EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna
title OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna
spellingShingle OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna
Rosa, Tânia Maria de Oliveira
avaliação externa
SISAPTO
ensino de leitura
semiótica discursiva
nível narrativo
title_short OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna
title_full OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna
title_fullStr OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna
title_full_unstemmed OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna
title_sort OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna
author Rosa, Tânia Maria de Oliveira
author_facet Rosa, Tânia Maria de Oliveira
Freitas, Márcia Regina Silva
Silva, Luiza Helena Oliveira da
author_role author
author2 Freitas, Márcia Regina Silva
Silva, Luiza Helena Oliveira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Tânia Maria de Oliveira
Freitas, Márcia Regina Silva
Silva, Luiza Helena Oliveira da
Rosa, Tânia Maria de Oliveira
Freitas, Márcia Regina Silva
Silva, Luiza Helena Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação externa
SISAPTO
ensino de leitura
semiótica discursiva
nível narrativo
topic avaliação externa
SISAPTO
ensino de leitura
semiótica discursiva
nível narrativo
description In this paper we analyze the Portuguese language issues in SISAPTO input evaluation (Tocantins Permanent Evaluation System) conducted in 2016, applied to the teaching network state of Tocantins for High School. From the descriptors that define different skills to be evaluated, the exam has as one of its main objectives to guide directions for the mother language teaching in public schools, in principle, privileging the text as a teaching unit and reading as focus. The analysis of the issues shows how the text should be worked at school, according to a model that repeats since 2011: reading restricted to deciphering, the text being used as a mere resource for the identification of genres by the student, fragmentation and decontextualization preventing the production of meaning, the literary text approach is not considered in its specificity. The discursive semiotics subsidizes our reflection.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2743
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2743/8946
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 155-169
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320164426481664