GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é investigar em que medida o subsistema deGradação aparece nas descrições dos gêneros discursivos em livros didáticos (doravante LDs)e de que maneira essas descrições lidam com o conceito de gênero. Para tanto, as seçõesGenre Analysis de dois LDs, volumes 1 e 2, de língua inglesa da coleção Prime para o ensinomédio foram analisadas. Os resultados demonstram que há Avaliatividade expressa pelosubsistema de Gradação nas proposições apresentadas nas seções dos LDs. As marcas deGradação, por meio dos itens avaliativos de Força, mostram um baixo grau decomprometimento modal das autoras em relação às proposições, mas ao mesmo tempo existeuma descrição dos gêneros discursivos (na maioria dos casos) considerando-os como textoscom padrões recorrentes e não como eventos comunicativos. |
id |
UFT-4_0b88011b1aa6338b946de4a8712b74fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/916 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADEO objetivo do presente trabalho é investigar em que medida o subsistema deGradação aparece nas descrições dos gêneros discursivos em livros didáticos (doravante LDs)e de que maneira essas descrições lidam com o conceito de gênero. Para tanto, as seçõesGenre Analysis de dois LDs, volumes 1 e 2, de língua inglesa da coleção Prime para o ensinomédio foram analisadas. Os resultados demonstram que há Avaliatividade expressa pelosubsistema de Gradação nas proposições apresentadas nas seções dos LDs. As marcas deGradação, por meio dos itens avaliativos de Força, mostram um baixo grau decomprometimento modal das autoras em relação às proposições, mas ao mesmo tempo existeuma descrição dos gêneros discursivos (na maioria dos casos) considerando-os como textoscom padrões recorrentes e não como eventos comunicativos.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916EntreLetras; v. 3 n. 1 (2012): DOSSIÊ LITERATURA2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916/488de Fátima Escobar Rossi, Arianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:17:59Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/916Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T14:17:59EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE |
title |
GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE |
spellingShingle |
GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE de Fátima Escobar Rossi, Ariane |
title_short |
GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE |
title_full |
GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE |
title_fullStr |
GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE |
title_full_unstemmed |
GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE |
title_sort |
GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE |
author |
de Fátima Escobar Rossi, Ariane |
author_facet |
de Fátima Escobar Rossi, Ariane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Fátima Escobar Rossi, Ariane |
description |
O objetivo do presente trabalho é investigar em que medida o subsistema deGradação aparece nas descrições dos gêneros discursivos em livros didáticos (doravante LDs)e de que maneira essas descrições lidam com o conceito de gênero. Para tanto, as seçõesGenre Analysis de dois LDs, volumes 1 e 2, de língua inglesa da coleção Prime para o ensinomédio foram analisadas. Os resultados demonstram que há Avaliatividade expressa pelosubsistema de Gradação nas proposições apresentadas nas seções dos LDs. As marcas deGradação, por meio dos itens avaliativos de Força, mostram um baixo grau decomprometimento modal das autoras em relação às proposições, mas ao mesmo tempo existeuma descrição dos gêneros discursivos (na maioria dos casos) considerando-os como textoscom padrões recorrentes e não como eventos comunicativos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916/488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 3 n. 1 (2012): DOSSIÊ LITERATURA 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458992707436544 |