GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Fátima Escobar Rossi, Ariane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916
Resumo: O objetivo do presente trabalho é investigar em que medida o subsistema deGradação aparece nas descrições dos gêneros discursivos em livros didáticos (doravante LDs)e de que maneira essas descrições lidam com o conceito de gênero. Para tanto, as seçõesGenre Analysis de dois LDs, volumes 1 e 2, de língua inglesa da coleção Prime para o ensinomédio foram analisadas. Os resultados demonstram que há Avaliatividade expressa pelosubsistema de Gradação nas proposições apresentadas nas seções dos LDs. As marcas deGradação, por meio dos itens avaliativos de Força, mostram um baixo grau decomprometimento modal das autoras em relação às proposições, mas ao mesmo tempo existeuma descrição dos gêneros discursivos (na maioria dos casos) considerando-os como textoscom padrões recorrentes e não como eventos comunicativos.
id UFT-4_0b88011b1aa6338b946de4a8712b74fc
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/916
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADEO objetivo do presente trabalho é investigar em que medida o subsistema deGradação aparece nas descrições dos gêneros discursivos em livros didáticos (doravante LDs)e de que maneira essas descrições lidam com o conceito de gênero. Para tanto, as seçõesGenre Analysis de dois LDs, volumes 1 e 2, de língua inglesa da coleção Prime para o ensinomédio foram analisadas. Os resultados demonstram que há Avaliatividade expressa pelosubsistema de Gradação nas proposições apresentadas nas seções dos LDs. As marcas deGradação, por meio dos itens avaliativos de Força, mostram um baixo grau decomprometimento modal das autoras em relação às proposições, mas ao mesmo tempo existeuma descrição dos gêneros discursivos (na maioria dos casos) considerando-os como textoscom padrões recorrentes e não como eventos comunicativos.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916EntreLetras; v. 3 n. 1 (2012): DOSSIÊ LITERATURA2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916/488de Fátima Escobar Rossi, Arianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:17:59Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/916Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T14:17:59EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
title GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
spellingShingle GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
de Fátima Escobar Rossi, Ariane
title_short GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
title_full GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
title_fullStr GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
title_full_unstemmed GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
title_sort GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
author de Fátima Escobar Rossi, Ariane
author_facet de Fátima Escobar Rossi, Ariane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Fátima Escobar Rossi, Ariane
description O objetivo do presente trabalho é investigar em que medida o subsistema deGradação aparece nas descrições dos gêneros discursivos em livros didáticos (doravante LDs)e de que maneira essas descrições lidam com o conceito de gênero. Para tanto, as seçõesGenre Analysis de dois LDs, volumes 1 e 2, de língua inglesa da coleção Prime para o ensinomédio foram analisadas. Os resultados demonstram que há Avaliatividade expressa pelosubsistema de Gradação nas proposições apresentadas nas seções dos LDs. As marcas deGradação, por meio dos itens avaliativos de Força, mostram um baixo grau decomprometimento modal das autoras em relação às proposições, mas ao mesmo tempo existeuma descrição dos gêneros discursivos (na maioria dos casos) considerando-os como textoscom padrões recorrentes e não como eventos comunicativos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/916/488
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 3 n. 1 (2012): DOSSIÊ LITERATURA
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458992707436544