O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2734 |
Resumo: | Resumo: Este ensaio, fruto da participação na I Jornada de literatura, artes e ensino, apresenta algumas breves reflexões sobre a validade e pertinência do estudo de literatura e de teoria literária em sala de aula, seja na universidade, seja no ensino médio e fundamental. Sem a pretensão de elaborar soluções ou respostas definitivas para questões que envolvem o estudo de teoria e do texto literário, nestas páginas arrisco-me à problematizar as possibilidades e a potência do encontro entre leitores, literatura e teoria literária rememorando, sobretudo, as relações de poder e prazer aí mobilizadas.Palavras-Chave: Literatura; Teoria Literária; Ensino; Poder. Abstract: This essay, result of a participation in the I Literature, arts and education Journey, presents some brief reflections about the validity and relevance of the literature and literary theory study in the classroom, at the university or the elementary school. Without intending to develop solutions or definitive answers to questions that involves the study of theory and literary text, I intend at the next pages to discuss the possibilities and the power of the relationship between readers, literature and literary theory reminiscing, especially, the power and the pleasure that mobilized then.Keywords: Literature; Literary theory; Teaching; Power. |
id |
UFT-4_2e6e15b091b078cae3b2cf6687f42f80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2734 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO?LiteraturaTeoria LiteráriaEnsinoPoderResumo: Este ensaio, fruto da participação na I Jornada de literatura, artes e ensino, apresenta algumas breves reflexões sobre a validade e pertinência do estudo de literatura e de teoria literária em sala de aula, seja na universidade, seja no ensino médio e fundamental. Sem a pretensão de elaborar soluções ou respostas definitivas para questões que envolvem o estudo de teoria e do texto literário, nestas páginas arrisco-me à problematizar as possibilidades e a potência do encontro entre leitores, literatura e teoria literária rememorando, sobretudo, as relações de poder e prazer aí mobilizadas.Palavras-Chave: Literatura; Teoria Literária; Ensino; Poder. Abstract: This essay, result of a participation in the I Literature, arts and education Journey, presents some brief reflections about the validity and relevance of the literature and literary theory study in the classroom, at the university or the elementary school. Without intending to develop solutions or definitive answers to questions that involves the study of theory and literary text, I intend at the next pages to discuss the possibilities and the power of the relationship between readers, literature and literary theory reminiscing, especially, the power and the pleasure that mobilized then.Keywords: Literature; Literary theory; Teaching; Power.Universidade Federal do Norte do Tocantins2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2734EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 101-1082179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2734/8941Copyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Viviane Cristina2017-02-10T00:38:45Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2734Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T00:38:45EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO? |
title |
O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO? |
spellingShingle |
O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO? Oliveira, Viviane Cristina Literatura Teoria Literária Ensino Poder |
title_short |
O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO? |
title_full |
O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO? |
title_fullStr |
O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO? |
title_full_unstemmed |
O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO? |
title_sort |
O QUE PODE A TEORIA DA LITERATURA E A LITERATURA NO ENSINO? |
author |
Oliveira, Viviane Cristina |
author_facet |
Oliveira, Viviane Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Viviane Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Teoria Literária Ensino Poder |
topic |
Literatura Teoria Literária Ensino Poder |
description |
Resumo: Este ensaio, fruto da participação na I Jornada de literatura, artes e ensino, apresenta algumas breves reflexões sobre a validade e pertinência do estudo de literatura e de teoria literária em sala de aula, seja na universidade, seja no ensino médio e fundamental. Sem a pretensão de elaborar soluções ou respostas definitivas para questões que envolvem o estudo de teoria e do texto literário, nestas páginas arrisco-me à problematizar as possibilidades e a potência do encontro entre leitores, literatura e teoria literária rememorando, sobretudo, as relações de poder e prazer aí mobilizadas.Palavras-Chave: Literatura; Teoria Literária; Ensino; Poder. Abstract: This essay, result of a participation in the I Literature, arts and education Journey, presents some brief reflections about the validity and relevance of the literature and literary theory study in the classroom, at the university or the elementary school. Without intending to develop solutions or definitive answers to questions that involves the study of theory and literary text, I intend at the next pages to discuss the possibilities and the power of the relationship between readers, literature and literary theory reminiscing, especially, the power and the pleasure that mobilized then.Keywords: Literature; Literary theory; Teaching; Power. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2734 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2734/8941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 101-108 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993181392896 |