BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FRUIÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/887 |
Resumo: | A leitura literária pode constituir-se como uma experiência singular de construção e deapropriação de sentidos. Nesse contexto, o texto literário que pode ser deflagrador deentendimento, indagação, reflexão, construção e desconstrução de sentidos, exigindo atuaçõesespecíficas por parte do leitor na sua apropriação. Tendo em vista estas relações, a fruiçãoliterária constitui-se como uma experiência estética relacionada à leitura da literatura. Afruição literária caracteriza-se por seu caráter de gratuidade, não funcional, que implica afetos,imaginação, sentidos e também intelecto, e é, nesse sentido, um fenômeno que envolve,principalmente, a ordem do sensível, sem, contudo, negligenciar aspectos inteligíveis. Nessesentido a fruição literária é um fenômeno que constitui-se, também, como um ato complexo econtraposto às noções simplistas que a identificam como mero ato sensorial, hedonista eesvaziado daquilo que lhe é inerente, ou seja, sua complexidade. Proporcionar ao alunooportunidade para vivenciar a leitura de fruição deve ser o foco principal para que seconcretize o processo de formação de leitores de literatura na escola básica, sobretudo noEnsino Fundamental. |
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BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FRUIÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLAA leitura literária pode constituir-se como uma experiência singular de construção e deapropriação de sentidos. Nesse contexto, o texto literário que pode ser deflagrador deentendimento, indagação, reflexão, construção e desconstrução de sentidos, exigindo atuaçõesespecíficas por parte do leitor na sua apropriação. Tendo em vista estas relações, a fruiçãoliterária constitui-se como uma experiência estética relacionada à leitura da literatura. Afruição literária caracteriza-se por seu caráter de gratuidade, não funcional, que implica afetos,imaginação, sentidos e também intelecto, e é, nesse sentido, um fenômeno que envolve,principalmente, a ordem do sensível, sem, contudo, negligenciar aspectos inteligíveis. Nessesentido a fruição literária é um fenômeno que constitui-se, também, como um ato complexo econtraposto às noções simplistas que a identificam como mero ato sensorial, hedonista eesvaziado daquilo que lhe é inerente, ou seja, sua complexidade. Proporcionar ao alunooportunidade para vivenciar a leitura de fruição deve ser o foco principal para que seconcretize o processo de formação de leitores de literatura na escola básica, sobretudo noEnsino Fundamental.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/887EntreLetras; v. 2 n. 2 (2011): PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/887/463da Conceição de Jesus Ranke, MariaGomes Dutra Magalhães, Hildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T13:31:28Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/887Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T13:31:28EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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