POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira Vilarinho, Ricardo Francisco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2155
Resumo: Podemos considerar este trabalho como desdobramento de Vilarinho (2012), no qual buscamos definições para a estrutura topológica Banda de Moébius, apoiando-nos no conceito de complementaridade, extraído de Henry (1992). Especificamente neste estudo analisamos o Novo Estatuto do Partido dos Trabalhadores, doravante PT, publicado em 2001. Buscamos os conceitos de direita e esquerda apreendidos do citado documento e comparamos os mesmos com as definições encontradas em ditados populares. Como ferramenta de análise, utilizamos as propriedades matemáticas da Faixa de Cilindro e da Banda de Moébius. Como pudemos observar, o termo esquerda (o) pode ter vários significados. Pode simplesmente ser o contrário de direita, melhor visualizado com a ajuda da Faixa de Cilindro, como pode significar algo torto, indesejável, mau agouro, conforme definições do senso comum. Se para o senso comum, o esquerdo tem uma conotação negativa, na política, especificamente no texto do PT, a esquerda tem definições que aproximam o significado do termo do que é positivo e desejável. O termo, por si só, não possui carga semântica para que o posicionemos em um lugar que seria o contrário do que é direito. Porém, quando nos debruçamos em uma análise mais minuciosa, observamos claramente um deslocamento de sentido. Verificamos que a esquerda ora pode ser positiva, ora negativa. Melhor dizendo, no documento do PT, o sentido extraído do termo esquerda em nada se assemelha ao do senso comum. São vários os significados nos diversos discursos, do senso comum ao político.
id UFT-4_6b5dad862cbd6af04d8ff9093bc211cb
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2155
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUMpolaridadesdicotomiastopologiaPodemos considerar este trabalho como desdobramento de Vilarinho (2012), no qual buscamos definições para a estrutura topológica Banda de Moébius, apoiando-nos no conceito de complementaridade, extraído de Henry (1992). Especificamente neste estudo analisamos o Novo Estatuto do Partido dos Trabalhadores, doravante PT, publicado em 2001. Buscamos os conceitos de direita e esquerda apreendidos do citado documento e comparamos os mesmos com as definições encontradas em ditados populares. Como ferramenta de análise, utilizamos as propriedades matemáticas da Faixa de Cilindro e da Banda de Moébius. Como pudemos observar, o termo esquerda (o) pode ter vários significados. Pode simplesmente ser o contrário de direita, melhor visualizado com a ajuda da Faixa de Cilindro, como pode significar algo torto, indesejável, mau agouro, conforme definições do senso comum. Se para o senso comum, o esquerdo tem uma conotação negativa, na política, especificamente no texto do PT, a esquerda tem definições que aproximam o significado do termo do que é positivo e desejável. O termo, por si só, não possui carga semântica para que o posicionemos em um lugar que seria o contrário do que é direito. Porém, quando nos debruçamos em uma análise mais minuciosa, observamos claramente um deslocamento de sentido. Verificamos que a esquerda ora pode ser positiva, ora negativa. Melhor dizendo, no documento do PT, o sentido extraído do termo esquerda em nada se assemelha ao do senso comum. São vários os significados nos diversos discursos, do senso comum ao político.Universidade Federal do Norte do Tocantins2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2155EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 126 - 1532179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2155/pdfCopyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira Vilarinho, Ricardo Francisco2017-02-10T00:37:40Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2155Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T00:37:40EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUM
title POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUM
spellingShingle POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUM
Nogueira Vilarinho, Ricardo Francisco
polaridades
dicotomias
topologia
title_short POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUM
title_full POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUM
title_fullStr POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUM
title_full_unstemmed POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUM
title_sort POLARIDADES DE ESQUERDA: ENTRE O POLÍTICO E O SENSO COMUM
author Nogueira Vilarinho, Ricardo Francisco
author_facet Nogueira Vilarinho, Ricardo Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira Vilarinho, Ricardo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv polaridades
dicotomias
topologia
topic polaridades
dicotomias
topologia
description Podemos considerar este trabalho como desdobramento de Vilarinho (2012), no qual buscamos definições para a estrutura topológica Banda de Moébius, apoiando-nos no conceito de complementaridade, extraído de Henry (1992). Especificamente neste estudo analisamos o Novo Estatuto do Partido dos Trabalhadores, doravante PT, publicado em 2001. Buscamos os conceitos de direita e esquerda apreendidos do citado documento e comparamos os mesmos com as definições encontradas em ditados populares. Como ferramenta de análise, utilizamos as propriedades matemáticas da Faixa de Cilindro e da Banda de Moébius. Como pudemos observar, o termo esquerda (o) pode ter vários significados. Pode simplesmente ser o contrário de direita, melhor visualizado com a ajuda da Faixa de Cilindro, como pode significar algo torto, indesejável, mau agouro, conforme definições do senso comum. Se para o senso comum, o esquerdo tem uma conotação negativa, na política, especificamente no texto do PT, a esquerda tem definições que aproximam o significado do termo do que é positivo e desejável. O termo, por si só, não possui carga semântica para que o posicionemos em um lugar que seria o contrário do que é direito. Porém, quando nos debruçamos em uma análise mais minuciosa, observamos claramente um deslocamento de sentido. Verificamos que a esquerda ora pode ser positiva, ora negativa. Melhor dizendo, no documento do PT, o sentido extraído do termo esquerda em nada se assemelha ao do senso comum. São vários os significados nos diversos discursos, do senso comum ao político.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2155
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2155/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 126 - 153
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993149935616