“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891 |
Resumo: | Neste artigo apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infantil, com o objetivo de propiciar o contato dos alunos com a poesia de Sérgio Capparelli por meio da musicalidade encontrada no poema A menininha. Tendo em vista que promover o contato da poesia com os alunos, ainda nos primeiros anos escolares, facilita a vivência do lúdico no decorrer dos anos e contribui para a superação da leitura da poesia como adjuvante ao ensino da gramática. |
id |
UFT-4_89fbc03bd756d88280b49d30b6a49ef9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/6891 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMApoesia infantilexperiência poesia lúdicaSérgio CapparelliNeste artigo apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infantil, com o objetivo de propiciar o contato dos alunos com a poesia de Sérgio Capparelli por meio da musicalidade encontrada no poema A menininha. Tendo em vista que promover o contato da poesia com os alunos, ainda nos primeiros anos escolares, facilita a vivência do lúdico no decorrer dos anos e contribui para a superação da leitura da poesia como adjuvante ao ensino da gramática. Universidade Federal do Norte do Tocantins2019-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/689110.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p70EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 70 - 842179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891/15952Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, JulianeAlves, José Hélder Pinheiro2021-11-24T14:03:47Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/6891Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T14:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA |
title |
“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA |
spellingShingle |
“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA Santos, Juliane poesia infantil experiência poesia lúdica Sérgio Capparelli |
title_short |
“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA |
title_full |
“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA |
title_fullStr |
“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA |
title_full_unstemmed |
“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA |
title_sort |
“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA |
author |
Santos, Juliane |
author_facet |
Santos, Juliane Alves, José Hélder Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Alves, José Hélder Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliane Alves, José Hélder Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
poesia infantil experiência poesia lúdica Sérgio Capparelli |
topic |
poesia infantil experiência poesia lúdica Sérgio Capparelli |
description |
Neste artigo apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infantil, com o objetivo de propiciar o contato dos alunos com a poesia de Sérgio Capparelli por meio da musicalidade encontrada no poema A menininha. Tendo em vista que promover o contato da poesia com os alunos, ainda nos primeiros anos escolares, facilita a vivência do lúdico no decorrer dos anos e contribui para a superação da leitura da poesia como adjuvante ao ensino da gramática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p70 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891/15952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 70 - 84 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994220531712 |