“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, José Hélder Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891
Resumo: Neste artigo apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infantil, com o objetivo de propiciar o contato dos alunos com a poesia de Sérgio Capparelli por meio da musicalidade encontrada no poema A menininha. Tendo em vista que promover o contato da poesia com os alunos, ainda nos primeiros anos escolares, facilita a vivência do lúdico no decorrer dos anos e contribui para a superação da leitura da poesia como adjuvante ao ensino da gramática.  
id UFT-4_89fbc03bd756d88280b49d30b6a49ef9
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/6891
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMApoesia infantilexperiência poesia lúdicaSérgio CapparelliNeste artigo apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infantil, com o objetivo de propiciar o contato dos alunos com a poesia de Sérgio Capparelli por meio da musicalidade encontrada no poema A menininha. Tendo em vista que promover o contato da poesia com os alunos, ainda nos primeiros anos escolares, facilita a vivência do lúdico no decorrer dos anos e contribui para a superação da leitura da poesia como adjuvante ao ensino da gramática.  Universidade Federal do Norte do Tocantins2019-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/689110.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p70EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 70 - 842179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891/15952Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, JulianeAlves, José Hélder Pinheiro2021-11-24T14:03:47Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/6891Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T14:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
title “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
spellingShingle “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
Santos, Juliane
poesia infantil
experiência poesia lúdica
Sérgio Capparelli
title_short “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
title_full “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
title_fullStr “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
title_full_unstemmed “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
title_sort “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
author Santos, Juliane
author_facet Santos, Juliane
Alves, José Hélder Pinheiro
author_role author
author2 Alves, José Hélder Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliane
Alves, José Hélder Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv poesia infantil
experiência poesia lúdica
Sérgio Capparelli
topic poesia infantil
experiência poesia lúdica
Sérgio Capparelli
description Neste artigo apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infantil, com o objetivo de propiciar o contato dos alunos com a poesia de Sérgio Capparelli por meio da musicalidade encontrada no poema A menininha. Tendo em vista que promover o contato da poesia com os alunos, ainda nos primeiros anos escolares, facilita a vivência do lúdico no decorrer dos anos e contribui para a superação da leitura da poesia como adjuvante ao ensino da gramática.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p70
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891
identifier_str_mv 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6891/15952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 70 - 84
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994220531712