O QUE PODE O LEITOR?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736 |
Resumo: | Resumo: O trabalho discute o leitor numa perspectiva plural, uma vez concebendo a própria identidade como processual, em perpétuo devir, não sendo o sujeito sempre o mesmo. Ao mesmo tempo, considera que o sujeito se atualiza na relação com o objeto, o que leva a pensar diferentes modos de interagir com o objeto-livro. De caráter interdisciplinar, põe em diálogo a semiótica discursiva, em suas proposições relativas à interação privilegiadas pela sociossemiótica, e estudos literários em torno do letramento e da formação do leitor. Palavras-Chave: leitor literário; identidade; regimes de interação; sociossemiótica. Abstract: The paper discusses the reader in a plural perspective, since conceiving their identity as procedural in perpetual becoming, not being the subject always the same. At the same time, it considers that the subject is updated in relation to the object, which leads to think different ways to interact with the book-object. Interdisciplinary, puts the discursive semiotics into dialogue, in its proposals concerning the privileged interaction by the sociossemiotics, and literary studies around literacy and reader training. Keywords: literary reader; identity; interaction schemes; sociossemiotics. |
id |
UFT-4_8a156f9823881e3a7688d45ddc931964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2736 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE PODE O LEITOR?leitor literárioidentidaderegimes de interaçãosociossemióticaResumo: O trabalho discute o leitor numa perspectiva plural, uma vez concebendo a própria identidade como processual, em perpétuo devir, não sendo o sujeito sempre o mesmo. Ao mesmo tempo, considera que o sujeito se atualiza na relação com o objeto, o que leva a pensar diferentes modos de interagir com o objeto-livro. De caráter interdisciplinar, põe em diálogo a semiótica discursiva, em suas proposições relativas à interação privilegiadas pela sociossemiótica, e estudos literários em torno do letramento e da formação do leitor. Palavras-Chave: leitor literário; identidade; regimes de interação; sociossemiótica. Abstract: The paper discusses the reader in a plural perspective, since conceiving their identity as procedural in perpetual becoming, not being the subject always the same. At the same time, it considers that the subject is updated in relation to the object, which leads to think different ways to interact with the book-object. Interdisciplinary, puts the discursive semiotics into dialogue, in its proposals concerning the privileged interaction by the sociossemiotics, and literary studies around literacy and reader training. Keywords: literary reader; identity; interaction schemes; sociossemiotics.Universidade Federal do Norte do Tocantins2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 120-1322179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736/8943Copyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luiza Helena Oliveira daMelo, Marcio Araújo deSilva, Luiza Helena Oliveira daMelo, Márcio Araújo de2020-10-31T10:28:56Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2736Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2020-10-31T10:28:56EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE PODE O LEITOR? |
title |
O QUE PODE O LEITOR? |
spellingShingle |
O QUE PODE O LEITOR? Silva, Luiza Helena Oliveira da leitor literário identidade regimes de interação sociossemiótica |
title_short |
O QUE PODE O LEITOR? |
title_full |
O QUE PODE O LEITOR? |
title_fullStr |
O QUE PODE O LEITOR? |
title_full_unstemmed |
O QUE PODE O LEITOR? |
title_sort |
O QUE PODE O LEITOR? |
author |
Silva, Luiza Helena Oliveira da |
author_facet |
Silva, Luiza Helena Oliveira da Melo, Marcio Araújo de Melo, Márcio Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Marcio Araújo de Melo, Márcio Araújo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luiza Helena Oliveira da Melo, Marcio Araújo de Silva, Luiza Helena Oliveira da Melo, Márcio Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitor literário identidade regimes de interação sociossemiótica |
topic |
leitor literário identidade regimes de interação sociossemiótica |
description |
Resumo: O trabalho discute o leitor numa perspectiva plural, uma vez concebendo a própria identidade como processual, em perpétuo devir, não sendo o sujeito sempre o mesmo. Ao mesmo tempo, considera que o sujeito se atualiza na relação com o objeto, o que leva a pensar diferentes modos de interagir com o objeto-livro. De caráter interdisciplinar, põe em diálogo a semiótica discursiva, em suas proposições relativas à interação privilegiadas pela sociossemiótica, e estudos literários em torno do letramento e da formação do leitor. Palavras-Chave: leitor literário; identidade; regimes de interação; sociossemiótica. Abstract: The paper discusses the reader in a plural perspective, since conceiving their identity as procedural in perpetual becoming, not being the subject always the same. At the same time, it considers that the subject is updated in relation to the object, which leads to think different ways to interact with the book-object. Interdisciplinary, puts the discursive semiotics into dialogue, in its proposals concerning the privileged interaction by the sociossemiotics, and literary studies around literacy and reader training. Keywords: literary reader; identity; interaction schemes; sociossemiotics. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736/8943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 120-132 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993184538624 |