O QUE PODE O LEITOR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melo, Marcio Araújo de, Melo, Márcio Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736
Resumo: Resumo: O trabalho discute o leitor numa perspectiva plural, uma vez concebendo a própria identidade como processual, em perpétuo devir, não sendo o sujeito sempre o mesmo. Ao mesmo tempo, considera que o sujeito se atualiza na relação com o objeto, o que leva a pensar diferentes modos de interagir com o objeto-livro. De caráter interdisciplinar, põe em diálogo a semiótica discursiva, em suas proposições relativas à interação privilegiadas pela sociossemiótica, e estudos literários em torno do letramento e da formação do leitor. Palavras-Chave: leitor literário; identidade; regimes de interação; sociossemiótica.   Abstract: The paper discusses the reader in a plural perspective, since conceiving their identity as procedural in perpetual becoming, not being the subject always the same. At the same time, it considers that the subject is updated in relation to the object, which leads to think different ways to interact with the book-object. Interdisciplinary, puts the discursive semiotics into dialogue, in its proposals concerning the privileged interaction by the sociossemiotics, and literary studies around literacy and reader training. Keywords: literary reader; identity; interaction schemes; sociossemiotics.
id UFT-4_8a156f9823881e3a7688d45ddc931964
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2736
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling O QUE PODE O LEITOR?leitor literárioidentidaderegimes de interaçãosociossemióticaResumo: O trabalho discute o leitor numa perspectiva plural, uma vez concebendo a própria identidade como processual, em perpétuo devir, não sendo o sujeito sempre o mesmo. Ao mesmo tempo, considera que o sujeito se atualiza na relação com o objeto, o que leva a pensar diferentes modos de interagir com o objeto-livro. De caráter interdisciplinar, põe em diálogo a semiótica discursiva, em suas proposições relativas à interação privilegiadas pela sociossemiótica, e estudos literários em torno do letramento e da formação do leitor. Palavras-Chave: leitor literário; identidade; regimes de interação; sociossemiótica.   Abstract: The paper discusses the reader in a plural perspective, since conceiving their identity as procedural in perpetual becoming, not being the subject always the same. At the same time, it considers that the subject is updated in relation to the object, which leads to think different ways to interact with the book-object. Interdisciplinary, puts the discursive semiotics into dialogue, in its proposals concerning the privileged interaction by the sociossemiotics, and literary studies around literacy and reader training. Keywords: literary reader; identity; interaction schemes; sociossemiotics.Universidade Federal do Norte do Tocantins2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 120-1322179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736/8943Copyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luiza Helena Oliveira daMelo, Marcio Araújo deSilva, Luiza Helena Oliveira daMelo, Márcio Araújo de2020-10-31T10:28:56Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2736Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2020-10-31T10:28:56EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE PODE O LEITOR?
title O QUE PODE O LEITOR?
spellingShingle O QUE PODE O LEITOR?
Silva, Luiza Helena Oliveira da
leitor literário
identidade
regimes de interação
sociossemiótica
title_short O QUE PODE O LEITOR?
title_full O QUE PODE O LEITOR?
title_fullStr O QUE PODE O LEITOR?
title_full_unstemmed O QUE PODE O LEITOR?
title_sort O QUE PODE O LEITOR?
author Silva, Luiza Helena Oliveira da
author_facet Silva, Luiza Helena Oliveira da
Melo, Marcio Araújo de
Melo, Márcio Araújo de
author_role author
author2 Melo, Marcio Araújo de
Melo, Márcio Araújo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiza Helena Oliveira da
Melo, Marcio Araújo de
Silva, Luiza Helena Oliveira da
Melo, Márcio Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv leitor literário
identidade
regimes de interação
sociossemiótica
topic leitor literário
identidade
regimes de interação
sociossemiótica
description Resumo: O trabalho discute o leitor numa perspectiva plural, uma vez concebendo a própria identidade como processual, em perpétuo devir, não sendo o sujeito sempre o mesmo. Ao mesmo tempo, considera que o sujeito se atualiza na relação com o objeto, o que leva a pensar diferentes modos de interagir com o objeto-livro. De caráter interdisciplinar, põe em diálogo a semiótica discursiva, em suas proposições relativas à interação privilegiadas pela sociossemiótica, e estudos literários em torno do letramento e da formação do leitor. Palavras-Chave: leitor literário; identidade; regimes de interação; sociossemiótica.   Abstract: The paper discusses the reader in a plural perspective, since conceiving their identity as procedural in perpetual becoming, not being the subject always the same. At the same time, it considers that the subject is updated in relation to the object, which leads to think different ways to interact with the book-object. Interdisciplinary, puts the discursive semiotics into dialogue, in its proposals concerning the privileged interaction by the sociossemiotics, and literary studies around literacy and reader training. Keywords: literary reader; identity; interaction schemes; sociossemiotics.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2736/8943
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 6 n. 2 (2015): O que pode a literatura?; 120-132
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993184538624