A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9038 |
Resumo: | Refletimos aqui sobre a importância da escrita feminina enquanto criadora de protagonistas femininas e negras na literatura infantojuvenil e sua representatividade. Acreditamos que na obra de Geni Guimarães (2018), por meio da estética memorialística –enquanto fonte de análise crítica, sociológica e de resistência identitária – encontramos um discurso de valorização da imagem do negro e de respeito à diversidade, à cultura, à história e às tradições desse sujeito e do povo a que representa. Isso leva à reflexão e à formação de um leitor literário consciente quando a ela se tem acesso, contribuindo para a ressignificação do passado e de sua própria vida. |
id |
UFT-4_9125a57eccbd24dafefefdce0fdc70ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9038 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRASestética memorialísticaescrita femininacrítica feministaraça e identidadeliteratura infantojuvenilRefletimos aqui sobre a importância da escrita feminina enquanto criadora de protagonistas femininas e negras na literatura infantojuvenil e sua representatividade. Acreditamos que na obra de Geni Guimarães (2018), por meio da estética memorialística –enquanto fonte de análise crítica, sociológica e de resistência identitária – encontramos um discurso de valorização da imagem do negro e de respeito à diversidade, à cultura, à história e às tradições desse sujeito e do povo a que representa. Isso leva à reflexão e à formação de um leitor literário consciente quando a ela se tem acesso, contribuindo para a ressignificação do passado e de sua própria vida.Universidade Federal do Norte do Tocantins2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/903810.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p258EntreLetras; v. 11 n. 1 (2020): LITERATURA E HISTÓRIA; 258 - 2752179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9038/16739Copyright (c) 2020 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marcio da SilvaSouza, Matilde Costa Fernandes deSant'Ana, Michele de Fátima2021-11-24T13:59:18Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9038Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T13:59:18EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRAS |
title |
A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRAS |
spellingShingle |
A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRAS Oliveira, Marcio da Silva estética memorialística escrita feminina crítica feminista raça e identidade literatura infantojuvenil |
title_short |
A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRAS |
title_full |
A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRAS |
title_fullStr |
A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRAS |
title_full_unstemmed |
A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRAS |
title_sort |
A ESTÉTICA MEMORIALÍSTICA ENQUANTO FONTE NA OBRA A COR DA TERNURA (2018), DE GENI GUIMARÃES: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS PERSONAGENS NEGRAS |
author |
Oliveira, Marcio da Silva |
author_facet |
Oliveira, Marcio da Silva Souza, Matilde Costa Fernandes de Sant'Ana, Michele de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Matilde Costa Fernandes de Sant'Ana, Michele de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcio da Silva Souza, Matilde Costa Fernandes de Sant'Ana, Michele de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estética memorialística escrita feminina crítica feminista raça e identidade literatura infantojuvenil |
topic |
estética memorialística escrita feminina crítica feminista raça e identidade literatura infantojuvenil |
description |
Refletimos aqui sobre a importância da escrita feminina enquanto criadora de protagonistas femininas e negras na literatura infantojuvenil e sua representatividade. Acreditamos que na obra de Geni Guimarães (2018), por meio da estética memorialística –enquanto fonte de análise crítica, sociológica e de resistência identitária – encontramos um discurso de valorização da imagem do negro e de respeito à diversidade, à cultura, à história e às tradições desse sujeito e do povo a que representa. Isso leva à reflexão e à formação de um leitor literário consciente quando a ela se tem acesso, contribuindo para a ressignificação do passado e de sua própria vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9038 10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p258 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9038 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9038/16739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 1 (2020): LITERATURA E HISTÓRIA; 258 - 275 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994595921920 |