FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10425 |
Resumo: | Este artigo analisa a formação leitora de estudantes da área de Letras que também são mães e trabalhadoras. Toma como corpus narrativas de história de vida geradas a partir de entrevista semiestruturada que se voltam para o processo de formação do gosto sensível das leitoras numa universidade pública. A partir das abordagens da teoria literária sobre formação de leitores e da semiótica discursiva a propósito do gosto estético, observa-se a constituição da subjetividade na experiência sensível mesma, no seu caráter social, além do modo como se constitui nos processos de escolarização da leitura, seja na educação básica ou profissional. |
id |
UFT-4_a98ea5ff72762043f02ff04becc580f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10425 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRASeducação literária; subjetividade; semiótica; sensibilidade; formação de professoresEste artigo analisa a formação leitora de estudantes da área de Letras que também são mães e trabalhadoras. Toma como corpus narrativas de história de vida geradas a partir de entrevista semiestruturada que se voltam para o processo de formação do gosto sensível das leitoras numa universidade pública. A partir das abordagens da teoria literária sobre formação de leitores e da semiótica discursiva a propósito do gosto estético, observa-se a constituição da subjetividade na experiência sensível mesma, no seu caráter social, além do modo como se constitui nos processos de escolarização da leitura, seja na educação básica ou profissional.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1042510.20873/uft2179-3948.2020v11n3p298-320EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 298-3202179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10425/18420Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Naiane Vieira dos2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/10425Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS |
title |
FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS Reis, Naiane Vieira dos educação literária; subjetividade; semiótica; sensibilidade; formação de professores |
title_short |
FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS |
title_full |
FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS |
title_sort |
FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA E UNIVERSIDADE : A SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE ESTUDANTES-MÃES-TRABALHADORAS DA ÁREA DE LETRAS |
author |
Reis, Naiane Vieira dos |
author_facet |
Reis, Naiane Vieira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Naiane Vieira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação literária; subjetividade; semiótica; sensibilidade; formação de professores |
topic |
educação literária; subjetividade; semiótica; sensibilidade; formação de professores |
description |
Este artigo analisa a formação leitora de estudantes da área de Letras que também são mães e trabalhadoras. Toma como corpus narrativas de história de vida geradas a partir de entrevista semiestruturada que se voltam para o processo de formação do gosto sensível das leitoras numa universidade pública. A partir das abordagens da teoria literária sobre formação de leitores e da semiótica discursiva a propósito do gosto estético, observa-se a constituição da subjetividade na experiência sensível mesma, no seu caráter social, além do modo como se constitui nos processos de escolarização da leitura, seja na educação básica ou profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10425 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p298-320 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10425 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p298-320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/10425/18420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 298-320 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994922029056 |