QUANDO A SABEDORIA ESTÁ NA ORDEM DAS PALAVRAS: UMA VISÃO LINGUÍSTICO SISTÊMICO FUNCIONAL SOB UM CORPUS PARALELO
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/974 |
Resumo: | A partir de uma perspectiva linguística, Estudos da Tradução está na agenda de pesquisa da linguística sistêmico-funcional há um longo tempo, porém somente recentemente é que Estudos da Tradução Audiovisual foram adicionados aos Estudos da Tradução Linguístico-Sistêmico. Neste contexto e como tentativa de superar uma certa parcialidade de estudos linguísticos a tradução audiovisual, o presente artigo dá atenção direta à linguagem dos diálogos falados e das legendas da Saga Guerra nas Estrelas, em específico ao Episódio III – Revenge of the Sith (dirigida por George Lucas), concentrando esforços de pesquisa no estudo do personagem selecionado: Mestre Yoda, através da investigação da estrutura temática em nível oracional em ambas as instâncias, com o intuito de observar o papel de Temas marcados e não-marcados na construção do discurso do personagem. Os resultados obtidos evidenciam a contribuição da estrutura temática para conceber a representação de Yoda nos diálogos falados como um personagem sábio e poderoso da comunidade galáctica de Guerra nas Estrelas. |
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QUANDO A SABEDORIA ESTÁ NA ORDEM DAS PALAVRAS: UMA VISÃO LINGUÍSTICO SISTÊMICO FUNCIONAL SOB UM CORPUS PARALELOA partir de uma perspectiva linguística, Estudos da Tradução está na agenda de pesquisa da linguística sistêmico-funcional há um longo tempo, porém somente recentemente é que Estudos da Tradução Audiovisual foram adicionados aos Estudos da Tradução Linguístico-Sistêmico. Neste contexto e como tentativa de superar uma certa parcialidade de estudos linguísticos a tradução audiovisual, o presente artigo dá atenção direta à linguagem dos diálogos falados e das legendas da Saga Guerra nas Estrelas, em específico ao Episódio III – Revenge of the Sith (dirigida por George Lucas), concentrando esforços de pesquisa no estudo do personagem selecionado: Mestre Yoda, através da investigação da estrutura temática em nível oracional em ambas as instâncias, com o intuito de observar o papel de Temas marcados e não-marcados na construção do discurso do personagem. Os resultados obtidos evidenciam a contribuição da estrutura temática para conceber a representação de Yoda nos diálogos falados como um personagem sábio e poderoso da comunidade galáctica de Guerra nas Estrelas.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/974EntreLetras; v. 4 n. 1 (2013): DOSSIÊ ESTUDOS LINGUÍSTICOS2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/974/515Espindola, Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T17:40:25Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/974Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T17:40:25EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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