ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316
Resumo: O ensino de português no nível médio, conforme sinalizam os documentos balizadores para a educação básica - PCNEM (1999 e 2006), por exemplo - deve ser dado na perspectiva da descrição e da reflexão linguística, do estudo dos gêneros textuais e da promoção do letramento, por intermédio do estudo dos mais variados textos. Lembramos que um ponto importante nessa discussão é o uso dos textos didático-pedagógicos, textos previamente elaborados para fins educacionais, que têm o livro didático como o mais representativo. Considerando, pois, a relevância do tema, este estudo, de uma maneira geral, visa analisar como os textos didático-pedagógicos, em particular o livro didático, tratam as questões linguísticas na seção destinada ao ensino de gramática. Situado no âmbito da Linguística Aplicada, este estudo é conduzido numa perspectiva qualitativa e interpretativista, seguindo-se aportes da Linguística Funcional, da Linguística de Texto, do Sociointeracionismo e da Didática de Língua Materna. Com os resultados, pudemos verificar que nos dois livros didáticos analisados, de duas escolas da cidade do Natal/RN, o que denominamos de textos didático-pedagógicos, o conceito de língua ainda é visto como um sistema de códigos organizados e estruturados que servem de canal para a comunicação, em que as questões de língua são apresentadas, de maneira geral, isoladas do uso e a partir de exercícios que priorizam a memorização de regras gramaticais.
id UFT-4_ad86c8510c85e9779e845a2e173f82e2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1316
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOSEnsino de portuguêsensino médiotextos didático-pedagógicoslivro didático.O ensino de português no nível médio, conforme sinalizam os documentos balizadores para a educação básica - PCNEM (1999 e 2006), por exemplo - deve ser dado na perspectiva da descrição e da reflexão linguística, do estudo dos gêneros textuais e da promoção do letramento, por intermédio do estudo dos mais variados textos. Lembramos que um ponto importante nessa discussão é o uso dos textos didático-pedagógicos, textos previamente elaborados para fins educacionais, que têm o livro didático como o mais representativo. Considerando, pois, a relevância do tema, este estudo, de uma maneira geral, visa analisar como os textos didático-pedagógicos, em particular o livro didático, tratam as questões linguísticas na seção destinada ao ensino de gramática. Situado no âmbito da Linguística Aplicada, este estudo é conduzido numa perspectiva qualitativa e interpretativista, seguindo-se aportes da Linguística Funcional, da Linguística de Texto, do Sociointeracionismo e da Didática de Língua Materna. Com os resultados, pudemos verificar que nos dois livros didáticos analisados, de duas escolas da cidade do Natal/RN, o que denominamos de textos didático-pedagógicos, o conceito de língua ainda é visto como um sistema de códigos organizados e estruturados que servem de canal para a comunicação, em que as questões de língua são apresentadas, de maneira geral, isoladas do uso e a partir de exercícios que priorizam a memorização de regras gramaticais.Universidade Federal do Tocantins2015-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 31-442179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316/8129Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa daMedeiros Barbosa da Silva, Célia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-26T02:32:19Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1316Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-26T02:32:19EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
title ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
spellingShingle ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da
Ensino de português
ensino médio
textos didático-pedagógicos
livro didático.
title_short ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
title_full ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
title_fullStr ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
title_full_unstemmed ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
title_sort ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
author Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da
author_facet Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da
Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria
author_role author
author2 Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da
Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de português
ensino médio
textos didático-pedagógicos
livro didático.
topic Ensino de português
ensino médio
textos didático-pedagógicos
livro didático.
description O ensino de português no nível médio, conforme sinalizam os documentos balizadores para a educação básica - PCNEM (1999 e 2006), por exemplo - deve ser dado na perspectiva da descrição e da reflexão linguística, do estudo dos gêneros textuais e da promoção do letramento, por intermédio do estudo dos mais variados textos. Lembramos que um ponto importante nessa discussão é o uso dos textos didático-pedagógicos, textos previamente elaborados para fins educacionais, que têm o livro didático como o mais representativo. Considerando, pois, a relevância do tema, este estudo, de uma maneira geral, visa analisar como os textos didático-pedagógicos, em particular o livro didático, tratam as questões linguísticas na seção destinada ao ensino de gramática. Situado no âmbito da Linguística Aplicada, este estudo é conduzido numa perspectiva qualitativa e interpretativista, seguindo-se aportes da Linguística Funcional, da Linguística de Texto, do Sociointeracionismo e da Didática de Língua Materna. Com os resultados, pudemos verificar que nos dois livros didáticos analisados, de duas escolas da cidade do Natal/RN, o que denominamos de textos didático-pedagógicos, o conceito de língua ainda é visto como um sistema de códigos organizados e estruturados que servem de canal para a comunicação, em que as questões de língua são apresentadas, de maneira geral, isoladas do uso e a partir de exercícios que priorizam a memorização de regras gramaticais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316/8129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 31-44
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320164322672640