ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316 |
Resumo: | O ensino de português no nível médio, conforme sinalizam os documentos balizadores para a educação básica - PCNEM (1999 e 2006), por exemplo - deve ser dado na perspectiva da descrição e da reflexão linguística, do estudo dos gêneros textuais e da promoção do letramento, por intermédio do estudo dos mais variados textos. Lembramos que um ponto importante nessa discussão é o uso dos textos didático-pedagógicos, textos previamente elaborados para fins educacionais, que têm o livro didático como o mais representativo. Considerando, pois, a relevância do tema, este estudo, de uma maneira geral, visa analisar como os textos didático-pedagógicos, em particular o livro didático, tratam as questões linguísticas na seção destinada ao ensino de gramática. Situado no âmbito da Linguística Aplicada, este estudo é conduzido numa perspectiva qualitativa e interpretativista, seguindo-se aportes da Linguística Funcional, da Linguística de Texto, do Sociointeracionismo e da Didática de Língua Materna. Com os resultados, pudemos verificar que nos dois livros didáticos analisados, de duas escolas da cidade do Natal/RN, o que denominamos de textos didático-pedagógicos, o conceito de língua ainda é visto como um sistema de códigos organizados e estruturados que servem de canal para a comunicação, em que as questões de língua são apresentadas, de maneira geral, isoladas do uso e a partir de exercícios que priorizam a memorização de regras gramaticais. |
id |
UFT-4_ad86c8510c85e9779e845a2e173f82e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1316 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOSEnsino de portuguêsensino médiotextos didático-pedagógicoslivro didático.O ensino de português no nível médio, conforme sinalizam os documentos balizadores para a educação básica - PCNEM (1999 e 2006), por exemplo - deve ser dado na perspectiva da descrição e da reflexão linguística, do estudo dos gêneros textuais e da promoção do letramento, por intermédio do estudo dos mais variados textos. Lembramos que um ponto importante nessa discussão é o uso dos textos didático-pedagógicos, textos previamente elaborados para fins educacionais, que têm o livro didático como o mais representativo. Considerando, pois, a relevância do tema, este estudo, de uma maneira geral, visa analisar como os textos didático-pedagógicos, em particular o livro didático, tratam as questões linguísticas na seção destinada ao ensino de gramática. Situado no âmbito da Linguística Aplicada, este estudo é conduzido numa perspectiva qualitativa e interpretativista, seguindo-se aportes da Linguística Funcional, da Linguística de Texto, do Sociointeracionismo e da Didática de Língua Materna. Com os resultados, pudemos verificar que nos dois livros didáticos analisados, de duas escolas da cidade do Natal/RN, o que denominamos de textos didático-pedagógicos, o conceito de língua ainda é visto como um sistema de códigos organizados e estruturados que servem de canal para a comunicação, em que as questões de língua são apresentadas, de maneira geral, isoladas do uso e a partir de exercícios que priorizam a memorização de regras gramaticais.Universidade Federal do Tocantins2015-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 31-442179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316/8129Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa daMedeiros Barbosa da Silva, Célia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-26T02:32:19Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1316Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-26T02:32:19EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS |
title |
ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS |
spellingShingle |
ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da Ensino de português ensino médio textos didático-pedagógicos livro didático. |
title_short |
ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS |
title_full |
ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS |
title_fullStr |
ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS |
title_sort |
ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS |
author |
Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da |
author_facet |
Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da Medeiros Barbosa da Silva, Célia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de português ensino médio textos didático-pedagógicos livro didático. |
topic |
Ensino de português ensino médio textos didático-pedagógicos livro didático. |
description |
O ensino de português no nível médio, conforme sinalizam os documentos balizadores para a educação básica - PCNEM (1999 e 2006), por exemplo - deve ser dado na perspectiva da descrição e da reflexão linguística, do estudo dos gêneros textuais e da promoção do letramento, por intermédio do estudo dos mais variados textos. Lembramos que um ponto importante nessa discussão é o uso dos textos didático-pedagógicos, textos previamente elaborados para fins educacionais, que têm o livro didático como o mais representativo. Considerando, pois, a relevância do tema, este estudo, de uma maneira geral, visa analisar como os textos didático-pedagógicos, em particular o livro didático, tratam as questões linguísticas na seção destinada ao ensino de gramática. Situado no âmbito da Linguística Aplicada, este estudo é conduzido numa perspectiva qualitativa e interpretativista, seguindo-se aportes da Linguística Funcional, da Linguística de Texto, do Sociointeracionismo e da Didática de Língua Materna. Com os resultados, pudemos verificar que nos dois livros didáticos analisados, de duas escolas da cidade do Natal/RN, o que denominamos de textos didático-pedagógicos, o conceito de língua ainda é visto como um sistema de códigos organizados e estruturados que servem de canal para a comunicação, em que as questões de língua são apresentadas, de maneira geral, isoladas do uso e a partir de exercícios que priorizam a memorização de regras gramaticais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1316/8129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 31-44 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br |
_version_ |
1798320164322672640 |