DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva investigar a identidade do professor em entrevistas das revistas “Na ponta do Lápis” do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, contribuindo para a área de formação continuada do professor. Para isso, o trabalho caracteriza-se como documental e fundamenta-se nas teorias da Linguística Aplicada e nos autores que tratam da identidade do professor (GERALDI, 1997; 2010; RODRIGUES; ROHLING, 2014). Como resultado da análise das entrevistas, há predomínio da identidade do professor mediador que pressupõe um sujeito que constrói conhecimentos, junto dos alunos, em um encontro democrático e que contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno. |
id |
UFT-4_bd6b001d83ffb07956f88ab1e1a3e7b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3920 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNALDISCURSOS SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR MEDIADOR EM ENTREVISTAS NA REVISTA “NA PONTA DO LÁPIS”Esta pesquisa objetiva investigar a identidade do professor em entrevistas das revistas “Na ponta do Lápis” do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, contribuindo para a área de formação continuada do professor. Para isso, o trabalho caracteriza-se como documental e fundamenta-se nas teorias da Linguística Aplicada e nos autores que tratam da identidade do professor (GERALDI, 1997; 2010; RODRIGUES; ROHLING, 2014). Como resultado da análise das entrevistas, há predomínio da identidade do professor mediador que pressupõe um sujeito que constrói conhecimentos, junto dos alunos, em um encontro democrático e que contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno. Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 340 - 3662179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920/11958Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuza, Ângela Francinedos Santos, Shirlei Neves2023-12-19T16:58:42Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3920Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T16:58:42EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL DISCURSOS SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR MEDIADOR EM ENTREVISTAS NA REVISTA “NA PONTA DO LÁPIS” |
title |
DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL |
spellingShingle |
DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL Fuza, Ângela Francine |
title_short |
DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL |
title_full |
DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL |
title_fullStr |
DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL |
title_full_unstemmed |
DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL |
title_sort |
DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL |
author |
Fuza, Ângela Francine |
author_facet |
Fuza, Ângela Francine dos Santos, Shirlei Neves |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Shirlei Neves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuza, Ângela Francine dos Santos, Shirlei Neves |
description |
Esta pesquisa objetiva investigar a identidade do professor em entrevistas das revistas “Na ponta do Lápis” do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, contribuindo para a área de formação continuada do professor. Para isso, o trabalho caracteriza-se como documental e fundamenta-se nas teorias da Linguística Aplicada e nos autores que tratam da identidade do professor (GERALDI, 1997; 2010; RODRIGUES; ROHLING, 2014). Como resultado da análise das entrevistas, há predomínio da identidade do professor mediador que pressupõe um sujeito que constrói conhecimentos, junto dos alunos, em um encontro democrático e que contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920/11958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 340 - 366 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993628086272 |