DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuza, Ângela Francine
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Santos, Shirlei Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar a identidade do professor em entrevistas das revistas “Na ponta do Lápis” do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, contribuindo para a área de formação continuada do professor. Para isso, o trabalho caracteriza-se como documental e fundamenta-se nas teorias da Linguística Aplicada e nos autores que tratam da identidade do professor (GERALDI, 1997; 2010; RODRIGUES; ROHLING, 2014). Como resultado da análise das entrevistas, há predomínio da identidade do professor mediador que pressupõe um sujeito que constrói conhecimentos, junto dos alunos, em um encontro democrático e que contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno.  
id UFT-4_bd6b001d83ffb07956f88ab1e1a3e7b4
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3920
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNALDISCURSOS SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR MEDIADOR EM ENTREVISTAS NA REVISTA “NA PONTA DO LÁPIS”Esta pesquisa objetiva investigar a identidade do professor em entrevistas das revistas “Na ponta do Lápis” do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, contribuindo para a área de formação continuada do professor. Para isso, o trabalho caracteriza-se como documental e fundamenta-se nas teorias da Linguística Aplicada e nos autores que tratam da identidade do professor (GERALDI, 1997; 2010; RODRIGUES; ROHLING, 2014). Como resultado da análise das entrevistas, há predomínio da identidade do professor mediador que pressupõe um sujeito que constrói conhecimentos, junto dos alunos, em um encontro democrático e que contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno.  Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 340 - 3662179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920/11958Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuza, Ângela Francinedos Santos, Shirlei Neves2023-12-19T16:58:42Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3920Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T16:58:42EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL
DISCURSOS SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR MEDIADOR EM ENTREVISTAS NA REVISTA “NA PONTA DO LÁPIS”
title DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL
spellingShingle DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL
Fuza, Ângela Francine
title_short DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL
title_full DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL
title_fullStr DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL
title_full_unstemmed DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL
title_sort DISCOURSE ABOUT TEACHER’S IDENTITY AS MEDIATORS IN INTERVIEWS PUBLISHED BY “NA PONTA DO LÁPIS” JOURNAL
author Fuza, Ângela Francine
author_facet Fuza, Ângela Francine
dos Santos, Shirlei Neves
author_role author
author2 dos Santos, Shirlei Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuza, Ângela Francine
dos Santos, Shirlei Neves
description Esta pesquisa objetiva investigar a identidade do professor em entrevistas das revistas “Na ponta do Lápis” do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, contribuindo para a área de formação continuada do professor. Para isso, o trabalho caracteriza-se como documental e fundamenta-se nas teorias da Linguística Aplicada e nos autores que tratam da identidade do professor (GERALDI, 1997; 2010; RODRIGUES; ROHLING, 2014). Como resultado da análise das entrevistas, há predomínio da identidade do professor mediador que pressupõe um sujeito que constrói conhecimentos, junto dos alunos, em um encontro democrático e que contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3920/11958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 340 - 366
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993628086272