O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1489
Resumo: A leitura literária é uma das competências mais importantes a serem desenvolvidas no estudante durante a educação básica. O desafio do professor nesse contexto é amplo, pois a formação do leitor, como se sabe, não é um processo simples, principalmente em razão do fato de ser uma atividade interativa e heterogênea que envolve habilidades e competências complexas dos sujeitos: interpretação, discernimento, conhecimento de mundo etc. Desse modo, este artigo tem o objetivo de discutir a relação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) com o ensino de literatura na educação básica a partir da noção de aula como acontecimento (GERALDI, 2004). Por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) pôde-se constatar que a visão do documento oficial supracitado acerca do ensino de literatura coaduna com a noção de aula como acontecimento, ou seja, que as práticas de ensino de leitura literária devem favorecer o novo, a alteridade e, principalmente, a participação dos alunos.
id UFT-4_d32482b47835b2678ab9ac2abc40fac9
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1489
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTOLeituraformação de leitorespráticas de ensino A leitura literária é uma das competências mais importantes a serem desenvolvidas no estudante durante a educação básica. O desafio do professor nesse contexto é amplo, pois a formação do leitor, como se sabe, não é um processo simples, principalmente em razão do fato de ser uma atividade interativa e heterogênea que envolve habilidades e competências complexas dos sujeitos: interpretação, discernimento, conhecimento de mundo etc. Desse modo, este artigo tem o objetivo de discutir a relação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) com o ensino de literatura na educação básica a partir da noção de aula como acontecimento (GERALDI, 2004). Por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) pôde-se constatar que a visão do documento oficial supracitado acerca do ensino de literatura coaduna com a noção de aula como acontecimento, ou seja, que as práticas de ensino de leitura literária devem favorecer o novo, a alteridade e, principalmente, a participação dos alunos. Universidade Federal do Tocantins2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1489EntreLetras; v. 6 n. 1 (2015): Dossiê Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio; 64-742179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1489/8654Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-26T01:55:02Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1489Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-26T01:55:02EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
title O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
spellingShingle O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santo
Leitura
formação de leitores
práticas de ensino
title_short O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
title_full O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
title_fullStr O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
title_full_unstemmed O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
title_sort O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO
author Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santo
author_facet Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nestor, Paulo Henrique do Espirito Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
formação de leitores
práticas de ensino
topic Leitura
formação de leitores
práticas de ensino
description A leitura literária é uma das competências mais importantes a serem desenvolvidas no estudante durante a educação básica. O desafio do professor nesse contexto é amplo, pois a formação do leitor, como se sabe, não é um processo simples, principalmente em razão do fato de ser uma atividade interativa e heterogênea que envolve habilidades e competências complexas dos sujeitos: interpretação, discernimento, conhecimento de mundo etc. Desse modo, este artigo tem o objetivo de discutir a relação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) com o ensino de literatura na educação básica a partir da noção de aula como acontecimento (GERALDI, 2004). Por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) pôde-se constatar que a visão do documento oficial supracitado acerca do ensino de literatura coaduna com a noção de aula como acontecimento, ou seja, que as práticas de ensino de leitura literária devem favorecer o novo, a alteridade e, principalmente, a participação dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1489
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1489/8654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 6 n. 1 (2015): Dossiê Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio; 64-74
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320164366712832