ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Maria Celeste
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/10160
Resumo: O trabalho aborda a apropriação metodológica da noção de mímesis para o ensino de escrita de narrativas em prosa, importante aos estudos literários, mas pouco explorado nas didáticas de leitura e escrita. Sugerimos que o ensino considere fundamentos literários relativos aos mecanismos e efeitos da ficcionalização. Nesse sentido, a revisão da Poética de Aristóteles realizada por Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa traz importantes esclarecimentos acerca da narrativa literária e dos conhecimentos que lhe são inerentes, cujo reconhecimento acontece no processo constitutivo do círculo hermenêutico, composto de três fases: Mimesis I, II e III.    
id UFT-4_ddcdd0d7bcebca871f59134044a5b400
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/10160
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA ensino-escrita-narrativa-literatura-mímesisO trabalho aborda a apropriação metodológica da noção de mímesis para o ensino de escrita de narrativas em prosa, importante aos estudos literários, mas pouco explorado nas didáticas de leitura e escrita. Sugerimos que o ensino considere fundamentos literários relativos aos mecanismos e efeitos da ficcionalização. Nesse sentido, a revisão da Poética de Aristóteles realizada por Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa traz importantes esclarecimentos acerca da narrativa literária e dos conhecimentos que lhe são inerentes, cujo reconhecimento acontece no processo constitutivo do círculo hermenêutico, composto de três fases: Mimesis I, II e III.    Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1016010.20873/uft2179-3948.2020v11n3p321-334EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 321-3342179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/10160/18457Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Maria Celeste2023-12-19T22:40:09Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/10160Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T22:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA
title ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA
spellingShingle ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA
de Souza, Maria Celeste
ensino-escrita-narrativa-literatura-mímesis
title_short ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA
title_full ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA
title_fullStr ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA
title_full_unstemmed ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA
title_sort ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA
author de Souza, Maria Celeste
author_facet de Souza, Maria Celeste
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Maria Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-escrita-narrativa-literatura-mímesis
topic ensino-escrita-narrativa-literatura-mímesis
description O trabalho aborda a apropriação metodológica da noção de mímesis para o ensino de escrita de narrativas em prosa, importante aos estudos literários, mas pouco explorado nas didáticas de leitura e escrita. Sugerimos que o ensino considere fundamentos literários relativos aos mecanismos e efeitos da ficcionalização. Nesse sentido, a revisão da Poética de Aristóteles realizada por Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa traz importantes esclarecimentos acerca da narrativa literária e dos conhecimentos que lhe são inerentes, cujo reconhecimento acontece no processo constitutivo do círculo hermenêutico, composto de três fases: Mimesis I, II e III.    
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/10160
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p321-334
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/10160
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p321-334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/10160/18457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 321-334
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320163530997760