GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/914 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre questões diversas referentes aos estudos degênero e à diversidade sexual no ensino e na formação de professores. Para tanto, partimos,inicialmente, de uma discussão sobre os paradigmas educacionais emergentes e a teoria dacomplexidade e suas interrelações com o currículo e a formação de professores. Em seguida,verticalizamos nossas discussões acerca da relação entre gênero, sexualidade e currículo comfundamentação teórica e crítica advinda dos Estudos Culturais, particularmente os estudos degênero e suas interfaces com a educação, em uma perspectiva pós-estruturalista, com oobjetivo de discutir o pleno acesso à cidadania e a garantia dos direitos humanos a todos oscidadãos. |
id |
UFT-4_e658468256b5d04afa8759141eae0bf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/914 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESO objetivo deste artigo é refletir sobre questões diversas referentes aos estudos degênero e à diversidade sexual no ensino e na formação de professores. Para tanto, partimos,inicialmente, de uma discussão sobre os paradigmas educacionais emergentes e a teoria dacomplexidade e suas interrelações com o currículo e a formação de professores. Em seguida,verticalizamos nossas discussões acerca da relação entre gênero, sexualidade e currículo comfundamentação teórica e crítica advinda dos Estudos Culturais, particularmente os estudos degênero e suas interfaces com a educação, em uma perspectiva pós-estruturalista, com oobjetivo de discutir o pleno acesso à cidadania e a garantia dos direitos humanos a todos oscidadãos.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/914EntreLetras; v. 3 n. 1 (2012): DOSSIÊ LITERATURA2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/914/486Pereira de Araújo, RubenilsonPereira Camargo, Flávioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:17:59Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/914Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T14:17:59EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pereira de Araújo, Rubenilson |
title_short |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Pereira de Araújo, Rubenilson |
author_facet |
Pereira de Araújo, Rubenilson Pereira Camargo, Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Camargo, Flávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira de Araújo, Rubenilson Pereira Camargo, Flávio |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre questões diversas referentes aos estudos degênero e à diversidade sexual no ensino e na formação de professores. Para tanto, partimos,inicialmente, de uma discussão sobre os paradigmas educacionais emergentes e a teoria dacomplexidade e suas interrelações com o currículo e a formação de professores. Em seguida,verticalizamos nossas discussões acerca da relação entre gênero, sexualidade e currículo comfundamentação teórica e crítica advinda dos Estudos Culturais, particularmente os estudos degênero e suas interfaces com a educação, em uma perspectiva pós-estruturalista, com oobjetivo de discutir o pleno acesso à cidadania e a garantia dos direitos humanos a todos oscidadãos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/914 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/914/486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 3 n. 1 (2012): DOSSIÊ LITERATURA 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458992705339392 |