SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARINHO JÚNIOR, José Maria de Aguiar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ARAÚJO, Alex Marcelo da Silva, BARBOSA, Maria do Rosário da Silva Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/14325
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este estudo fundamenta-se, principalmente, nas postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2006[1996]). Nesse contexto, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web.
id UFT-4_f209476002e857ad1a28728fb100452e
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/14325
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGNSIGNIFICADOS SOCIOSSEMIÓTICOS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA LEITURA SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUALmultimodalidade; Gramática do Design Visual; anúncio publicitário; multiletramentos.multimodality; Grammar of Visual Design; advertisements; multiliteraciesA presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este estudo fundamenta-se, principalmente, nas postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2006[1996]). Nesse contexto, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web.A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web, e traz como arcabouço teórico, principalmente, as postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2000, 2006[1996]).Universidade Federal do Norte do Tocantins2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1432510.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395EntreLetras; v. 13 n. 1 (2022): DOSSIÊ LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA; 370 - 3952179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/14325/20529Copyright (c) 2022 EntreLetrashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSARINHO JÚNIOR, José Maria de AguiarARAÚJO, Alex Marcelo da SilvaBARBOSA, Maria do Rosário da Silva Albuquerque2022-11-07T22:38:11Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/14325Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2022-11-07T22:38:11EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
SIGNIFICADOS SOCIOSSEMIÓTICOS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA LEITURA SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
spellingShingle SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
SARINHO JÚNIOR, José Maria de Aguiar
multimodalidade; Gramática do Design Visual; anúncio publicitário; multiletramentos.
multimodality; Grammar of Visual Design; advertisements; multiliteracies
title_short SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
title_full SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
title_fullStr SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
title_full_unstemmed SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
title_sort SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
author SARINHO JÚNIOR, José Maria de Aguiar
author_facet SARINHO JÚNIOR, José Maria de Aguiar
ARAÚJO, Alex Marcelo da Silva
BARBOSA, Maria do Rosário da Silva Albuquerque
author_role author
author2 ARAÚJO, Alex Marcelo da Silva
BARBOSA, Maria do Rosário da Silva Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SARINHO JÚNIOR, José Maria de Aguiar
ARAÚJO, Alex Marcelo da Silva
BARBOSA, Maria do Rosário da Silva Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv multimodalidade; Gramática do Design Visual; anúncio publicitário; multiletramentos.
multimodality; Grammar of Visual Design; advertisements; multiliteracies
topic multimodalidade; Gramática do Design Visual; anúncio publicitário; multiletramentos.
multimodality; Grammar of Visual Design; advertisements; multiliteracies
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este estudo fundamenta-se, principalmente, nas postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2006[1996]). Nesse contexto, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/14325
10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/14325
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/14325/20529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 EntreLetras
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 EntreLetras
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 13 n. 1 (2022): DOSSIÊ LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA; 370 - 395
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458995420102656