SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/14325 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este estudo fundamenta-se, principalmente, nas postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2006[1996]). Nesse contexto, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web. |
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SOCIOSEMIOTIC MEANINGS OF ADVERTISEMENTS: A READING FROM THE PERSPECTIVE OF THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGNSIGNIFICADOS SOCIOSSEMIÓTICOS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA LEITURA SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUALmultimodalidade; Gramática do Design Visual; anúncio publicitário; multiletramentos.multimodality; Grammar of Visual Design; advertisements; multiliteraciesA presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este estudo fundamenta-se, principalmente, nas postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2006[1996]). Nesse contexto, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web.A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web, e traz como arcabouço teórico, principalmente, as postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2000, 2006[1996]).Universidade Federal do Norte do Tocantins2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1432510.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395EntreLetras; v. 13 n. 1 (2022): DOSSIÊ LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA; 370 - 3952179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/14325/20529Copyright (c) 2022 EntreLetrashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSARINHO JÚNIOR, José Maria de AguiarARAÚJO, Alex Marcelo da SilvaBARBOSA, Maria do Rosário da Silva Albuquerque2022-11-07T22:38:11Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/14325Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2022-11-07T22:38:11EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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