ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Naiane Vieira dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Amorim, Eduardo, Melo, Márcio Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906
Resumo: Resumo: Este artigo objetiva analisar os percursos e processos de formação leitora, elegendo como corpus o romance autobiográfico As palavras, de Jean-Paul Sartre. Na análise das diferentes relações que os sujeitos estabelecem com o texto literário, considerando as construções sociais em torno da leitura, observamos que o protagonista do romance forma-se enquanto leitor a partir dessa diversidade de sensibilidades e sentidos para a literatura. A partir de diferentes contribuições teóricas, da linguística à estética da recepção, são observadas as condições de emergência para o gosto estético.   Palavras-chave: formação de leitores; espaços de leitura; gosto; literatura; livro     Abstract: This article aims to analyze the paths and processes of reading formation, choosing as corpus the autobiographical novel The words, by Jean-Paul Sartre. From the analysis of the differents relations that subjects establish with literary text, considering the social constructions around the reading, we observe that the protagonist of the novel forms as a reader from this diversity of sensibilities and senses for literature. From different theoretical contributions, from linguistics to reception aesthetics, the emergency conditions for aesthetic taste are observed.   Keywords: readers’ formation; reading spaces; taste, literature, book  
id UFT-4_f341b36dc866d74413a2607c51a45c03
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3906
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTREResumo: Este artigo objetiva analisar os percursos e processos de formação leitora, elegendo como corpus o romance autobiográfico As palavras, de Jean-Paul Sartre. Na análise das diferentes relações que os sujeitos estabelecem com o texto literário, considerando as construções sociais em torno da leitura, observamos que o protagonista do romance forma-se enquanto leitor a partir dessa diversidade de sensibilidades e sentidos para a literatura. A partir de diferentes contribuições teóricas, da linguística à estética da recepção, são observadas as condições de emergência para o gosto estético.   Palavras-chave: formação de leitores; espaços de leitura; gosto; literatura; livro     Abstract: This article aims to analyze the paths and processes of reading formation, choosing as corpus the autobiographical novel The words, by Jean-Paul Sartre. From the analysis of the differents relations that subjects establish with literary text, considering the social constructions around the reading, we observe that the protagonist of the novel forms as a reader from this diversity of sensibilities and senses for literature. From different theoretical contributions, from linguistics to reception aesthetics, the emergency conditions for aesthetic taste are observed.   Keywords: readers’ formation; reading spaces; taste, literature, book  Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 76 - 882179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906/10980Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Naiane Vieira dosAmorim, EduardoMelo, Márcio Araújo de2017-07-26T00:08:38Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3906Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-07-26T00:08:38EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE
title ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE
spellingShingle ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE
Reis, Naiane Vieira dos
title_short ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE
title_full ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE
title_fullStr ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE
title_full_unstemmed ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE
title_sort ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE
author Reis, Naiane Vieira dos
author_facet Reis, Naiane Vieira dos
Amorim, Eduardo
Melo, Márcio Araújo de
author_role author
author2 Amorim, Eduardo
Melo, Márcio Araújo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Naiane Vieira dos
Amorim, Eduardo
Melo, Márcio Araújo de
description Resumo: Este artigo objetiva analisar os percursos e processos de formação leitora, elegendo como corpus o romance autobiográfico As palavras, de Jean-Paul Sartre. Na análise das diferentes relações que os sujeitos estabelecem com o texto literário, considerando as construções sociais em torno da leitura, observamos que o protagonista do romance forma-se enquanto leitor a partir dessa diversidade de sensibilidades e sentidos para a literatura. A partir de diferentes contribuições teóricas, da linguística à estética da recepção, são observadas as condições de emergência para o gosto estético.   Palavras-chave: formação de leitores; espaços de leitura; gosto; literatura; livro     Abstract: This article aims to analyze the paths and processes of reading formation, choosing as corpus the autobiographical novel The words, by Jean-Paul Sartre. From the analysis of the differents relations that subjects establish with literary text, considering the social constructions around the reading, we observe that the protagonist of the novel forms as a reader from this diversity of sensibilities and senses for literature. From different theoretical contributions, from linguistics to reception aesthetics, the emergency conditions for aesthetic taste are observed.   Keywords: readers’ formation; reading spaces; taste, literature, book  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906/10980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 76 - 88
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993624940544