ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906 |
Resumo: | Resumo: Este artigo objetiva analisar os percursos e processos de formação leitora, elegendo como corpus o romance autobiográfico As palavras, de Jean-Paul Sartre. Na análise das diferentes relações que os sujeitos estabelecem com o texto literário, considerando as construções sociais em torno da leitura, observamos que o protagonista do romance forma-se enquanto leitor a partir dessa diversidade de sensibilidades e sentidos para a literatura. A partir de diferentes contribuições teóricas, da linguística à estética da recepção, são observadas as condições de emergência para o gosto estético. Palavras-chave: formação de leitores; espaços de leitura; gosto; literatura; livro Abstract: This article aims to analyze the paths and processes of reading formation, choosing as corpus the autobiographical novel The words, by Jean-Paul Sartre. From the analysis of the differents relations that subjects establish with literary text, considering the social constructions around the reading, we observe that the protagonist of the novel forms as a reader from this diversity of sensibilities and senses for literature. From different theoretical contributions, from linguistics to reception aesthetics, the emergency conditions for aesthetic taste are observed. Keywords: readers’ formation; reading spaces; taste, literature, book |
id |
UFT-4_f341b36dc866d74413a2607c51a45c03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3906 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTREResumo: Este artigo objetiva analisar os percursos e processos de formação leitora, elegendo como corpus o romance autobiográfico As palavras, de Jean-Paul Sartre. Na análise das diferentes relações que os sujeitos estabelecem com o texto literário, considerando as construções sociais em torno da leitura, observamos que o protagonista do romance forma-se enquanto leitor a partir dessa diversidade de sensibilidades e sentidos para a literatura. A partir de diferentes contribuições teóricas, da linguística à estética da recepção, são observadas as condições de emergência para o gosto estético. Palavras-chave: formação de leitores; espaços de leitura; gosto; literatura; livro Abstract: This article aims to analyze the paths and processes of reading formation, choosing as corpus the autobiographical novel The words, by Jean-Paul Sartre. From the analysis of the differents relations that subjects establish with literary text, considering the social constructions around the reading, we observe that the protagonist of the novel forms as a reader from this diversity of sensibilities and senses for literature. From different theoretical contributions, from linguistics to reception aesthetics, the emergency conditions for aesthetic taste are observed. Keywords: readers’ formation; reading spaces; taste, literature, book Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 76 - 882179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906/10980Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Naiane Vieira dosAmorim, EduardoMelo, Márcio Araújo de2017-07-26T00:08:38Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3906Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-07-26T00:08:38EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE |
title |
ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE |
spellingShingle |
ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE Reis, Naiane Vieira dos |
title_short |
ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE |
title_full |
ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE |
title_fullStr |
ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE |
title_full_unstemmed |
ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE |
title_sort |
ENTRE LEITORES E LITERATURA:: FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE |
author |
Reis, Naiane Vieira dos |
author_facet |
Reis, Naiane Vieira dos Amorim, Eduardo Melo, Márcio Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Eduardo Melo, Márcio Araújo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Naiane Vieira dos Amorim, Eduardo Melo, Márcio Araújo de |
description |
Resumo: Este artigo objetiva analisar os percursos e processos de formação leitora, elegendo como corpus o romance autobiográfico As palavras, de Jean-Paul Sartre. Na análise das diferentes relações que os sujeitos estabelecem com o texto literário, considerando as construções sociais em torno da leitura, observamos que o protagonista do romance forma-se enquanto leitor a partir dessa diversidade de sensibilidades e sentidos para a literatura. A partir de diferentes contribuições teóricas, da linguística à estética da recepção, são observadas as condições de emergência para o gosto estético. Palavras-chave: formação de leitores; espaços de leitura; gosto; literatura; livro Abstract: This article aims to analyze the paths and processes of reading formation, choosing as corpus the autobiographical novel The words, by Jean-Paul Sartre. From the analysis of the differents relations that subjects establish with literary text, considering the social constructions around the reading, we observe that the protagonist of the novel forms as a reader from this diversity of sensibilities and senses for literature. From different theoretical contributions, from linguistics to reception aesthetics, the emergency conditions for aesthetic taste are observed. Keywords: readers’ formation; reading spaces; taste, literature, book |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3906/10980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 76 - 88 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993624940544 |