The educators in education of countryside and their conditions of teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Loriége Pessoa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zart, Laudemir Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação do Campo
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3267
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre os docentes da Educação do Campo de uma escola da região de Fronteira Brasil-Bolívia e as suas condições de trabalho para realização de práticas pedagógicas adequadas a essa modalidade de educação. Tais docentes compõem um grupo de profissionais da educação que atuava no ano de 2015 na Escola Estadual 12 de Outubro, situada a, aproximadamente, 90 quilômetros de Cáceres/MT. Buscou-se compreender os desafios anunciados pelos educadores para o seu trabalho docente na Educação do Campo. A questão problema que nos orientou foi: quem são os educadores de uma escola do campo e quais são os desafios elencados por eles para o desenvolvimento de seu trabalho docente cotidiano? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que teve como lócus a escola citada, no ano de 2015, no âmbito do Projeto Sala de Educador da referida Escola e, como sujeitos, os educadores que participaram da formação continuada desenvolvida pela equipe do Núcleo Unemat-Unitrabalho. Utilizou-se, para coleta de dados, entrevistas com um grupo de educadores, questionários e observações das atividades desenvolvidas. Palavras-chave: Formação Continuada, Trabalho Docente, Educação do Campo.   The educators in education of countryside and their conditions of teaching ABSTRACT. This article has as objective to reflect on the teachers of the Education of countryside of a school in the frontier region of Brazil-Bolívia and their working conditions to carry out of teaching work out pedagogical practices appropriate to this type of education. These teachers make up a group of education professionals who worked in the year 2015 at the State School 12 de Outubro, located, approximately, 90 kilometers from Cáceres/MT. It was sought to understand the challenges announced by the educators for their teaching work in education of countryside. The problem question that guided us was: who are the educators of a country school and what are the challenges listed by them for the development of their daily teaching work? It was a qualitative research that had as locus the mentioned school, in the year of 2015, within the scope of the Educator's Room of the said School and as subjects the educators who participated in the continuous formation developed by the team of the Nucleus Unemat-Unitrabalho. Interviews with a group of educators, questionnaires and observations of the activities developed. Keywords: Continued Formation, Teaching Work, Education of Countryside.   Los educadores en la educación de campo y sus condiciones de trabajo docente RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los docentes que trabajan en la educación de campo en una escuela de la región de frontera Brasil-Bolívia y sus condiciones de trabajo docente para la realización de prácticas pedagógicas adecuadas a esa modalidad de educación. Los docentes a quienes nos referimos componen un grupo de profesionales de la educación que actuaba en el año de 2015 en la Escuela Estatal 12 de Outubro, que está localizada a 90 kilómetros de Cáceres/MT. Él trató de comprender los desafíos anunciados por los educadores en su trabajo docente en la educación de campo. El problema que nos oriento fue: ¿Quiénes son los educadores de la escuela de campo y cuáles son los desafíos enfrentados por ellos para el desarrollo de su trabajo docente en la cotidianidad?  Se trato de una investigación cualitativa que tuvo como locus la escuela ya citada, en el año 2015, en el ámbito del Proyecto Sala de Educador de esta escuela y como sujetos los educadores que participado de la formación continuada desarrollada por el equipo del Núcleo Unemat-Unitrabalho. Se utilizo para la recolección de los datos, entrevistas con un grupo de educadores, cuestionarios y observaciones de las actividades realizadas. Palavras-clave: Formación Continuada, Trabajo Docente, Educación de Campo. 
id UFT-5_bc130f4f48628bb93436a3525130e05e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/3267
network_acronym_str UFT-5
network_name_str Revista Brasileira de Educação do Campo
repository_id_str
spelling The educators in education of countryside and their conditions of teachingThe educators in education of countryside and their conditions of teachingLos educadores en la educación de campo y sus condiciones de trabajo docenteThe educators in education of countryside and their conditions of teachingOs educadores na educação do campo e as suas condições de trabalho docenteEste artigo tem como objetivo refletir sobre os docentes da Educação do Campo de uma escola da região de Fronteira Brasil-Bolívia e as suas condições de trabalho para realização de práticas pedagógicas adequadas a essa modalidade de educação. Tais docentes compõem um grupo de profissionais da educação que atuava no ano de 2015 na Escola Estadual 12 de Outubro, situada a, aproximadamente, 90 quilômetros de Cáceres/MT. Buscou-se compreender os desafios anunciados pelos educadores para o seu trabalho docente na Educação do Campo. A questão problema que nos orientou foi: quem são os educadores de uma escola do campo e quais são os desafios elencados por eles para o desenvolvimento de seu trabalho docente cotidiano? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que teve como lócus a escola citada, no ano de 2015, no âmbito do Projeto Sala de Educador da referida Escola e, como sujeitos, os educadores que participaram da formação continuada desenvolvida pela equipe do Núcleo Unemat-Unitrabalho. Utilizou-se, para coleta de dados, entrevistas com um grupo de educadores, questionários e observações das atividades desenvolvidas. Palavras-chave: Formação Continuada, Trabalho Docente, Educação do Campo.   The educators in education of countryside and their conditions of teaching ABSTRACT. This article has as objective to reflect on the teachers of the Education of countryside of a school in the frontier region of Brazil-Bolívia and their working conditions to carry out of teaching work out pedagogical practices appropriate to this type of education. These teachers make up a group of education professionals who worked in the year 2015 at the State School 12 de Outubro, located, approximately, 90 kilometers from Cáceres/MT. It was sought to understand the challenges announced by the educators for their teaching work in education of countryside. The problem question that guided us was: who are the educators of a country school and what are the challenges listed by them for the development of their daily teaching work? It was a qualitative research that had as locus the mentioned school, in the year of 2015, within the scope of the Educator's Room of the said School and as subjects the educators who participated in the continuous formation developed by the team of the Nucleus Unemat-Unitrabalho. Interviews with a group of educators, questionnaires and observations of the activities developed. Keywords: Continued Formation, Teaching Work, Education of Countryside.   Los educadores en la educación de campo y sus condiciones de trabajo docente RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los docentes que trabajan en la educación de campo en una escuela de la región de frontera Brasil-Bolívia y sus condiciones de trabajo docente para la realización de prácticas pedagógicas adecuadas a esa modalidad de educación. Los docentes a quienes nos referimos componen un grupo de profesionales de la educación que actuaba en el año de 2015 en la Escuela Estatal 12 de Outubro, que está localizada a 90 kilómetros de Cáceres/MT. Él trató de comprender los desafíos anunciados por los educadores en su trabajo docente en la educación de campo. El problema que nos oriento fue: ¿Quiénes son los educadores de la escuela de campo y cuáles son los desafíos enfrentados por ellos para el desarrollo de su trabajo docente en la cotidianidad?  Se trato de una investigación cualitativa que tuvo como locus la escuela ya citada, en el año 2015, en el ámbito del Proyecto Sala de Educador de esta escuela y como sujetos los educadores que participado de la formación continuada desarrollada por el equipo del Núcleo Unemat-Unitrabalho. Se utilizo para la recolección de los datos, entrevistas con un grupo de educadores, cuestionarios y observaciones de las actividades realizadas. Palavras-clave: Formación Continuada, Trabajo Docente, Educación de Campo. Universidade Federal do Tocantins2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdftext/htmlhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/326710.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p252Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 2 Nr. 1 (2017): Jan./Jun.; 252-274Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 2 No. 1 (2017): Jan./Jun.; 252-274Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Ene./Jun.; 252-274Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 2 No. 1 (2017): Jan./Jun.; 252-274Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 2 n. 1 (2017): Jan./Jun.; 252-2742525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3267/9644https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3267/11872Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação do Campoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Loriége PessoaZart, Laudemir Luiz2018-09-21T13:12:29Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/3267Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2018-09-21T13:12:29Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv The educators in education of countryside and their conditions of teaching
The educators in education of countryside and their conditions of teaching
Los educadores en la educación de campo y sus condiciones de trabajo docente
The educators in education of countryside and their conditions of teaching
Os educadores na educação do campo e as suas condições de trabalho docente
title The educators in education of countryside and their conditions of teaching
spellingShingle The educators in education of countryside and their conditions of teaching
Bitencourt, Loriége Pessoa
title_short The educators in education of countryside and their conditions of teaching
title_full The educators in education of countryside and their conditions of teaching
title_fullStr The educators in education of countryside and their conditions of teaching
title_full_unstemmed The educators in education of countryside and their conditions of teaching
title_sort The educators in education of countryside and their conditions of teaching
author Bitencourt, Loriége Pessoa
author_facet Bitencourt, Loriége Pessoa
Zart, Laudemir Luiz
author_role author
author2 Zart, Laudemir Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Loriége Pessoa
Zart, Laudemir Luiz
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre os docentes da Educação do Campo de uma escola da região de Fronteira Brasil-Bolívia e as suas condições de trabalho para realização de práticas pedagógicas adequadas a essa modalidade de educação. Tais docentes compõem um grupo de profissionais da educação que atuava no ano de 2015 na Escola Estadual 12 de Outubro, situada a, aproximadamente, 90 quilômetros de Cáceres/MT. Buscou-se compreender os desafios anunciados pelos educadores para o seu trabalho docente na Educação do Campo. A questão problema que nos orientou foi: quem são os educadores de uma escola do campo e quais são os desafios elencados por eles para o desenvolvimento de seu trabalho docente cotidiano? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que teve como lócus a escola citada, no ano de 2015, no âmbito do Projeto Sala de Educador da referida Escola e, como sujeitos, os educadores que participaram da formação continuada desenvolvida pela equipe do Núcleo Unemat-Unitrabalho. Utilizou-se, para coleta de dados, entrevistas com um grupo de educadores, questionários e observações das atividades desenvolvidas. Palavras-chave: Formação Continuada, Trabalho Docente, Educação do Campo.   The educators in education of countryside and their conditions of teaching ABSTRACT. This article has as objective to reflect on the teachers of the Education of countryside of a school in the frontier region of Brazil-Bolívia and their working conditions to carry out of teaching work out pedagogical practices appropriate to this type of education. These teachers make up a group of education professionals who worked in the year 2015 at the State School 12 de Outubro, located, approximately, 90 kilometers from Cáceres/MT. It was sought to understand the challenges announced by the educators for their teaching work in education of countryside. The problem question that guided us was: who are the educators of a country school and what are the challenges listed by them for the development of their daily teaching work? It was a qualitative research that had as locus the mentioned school, in the year of 2015, within the scope of the Educator's Room of the said School and as subjects the educators who participated in the continuous formation developed by the team of the Nucleus Unemat-Unitrabalho. Interviews with a group of educators, questionnaires and observations of the activities developed. Keywords: Continued Formation, Teaching Work, Education of Countryside.   Los educadores en la educación de campo y sus condiciones de trabajo docente RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los docentes que trabajan en la educación de campo en una escuela de la región de frontera Brasil-Bolívia y sus condiciones de trabajo docente para la realización de prácticas pedagógicas adecuadas a esa modalidad de educación. Los docentes a quienes nos referimos componen un grupo de profesionales de la educación que actuaba en el año de 2015 en la Escuela Estatal 12 de Outubro, que está localizada a 90 kilómetros de Cáceres/MT. Él trató de comprender los desafíos anunciados por los educadores en su trabajo docente en la educación de campo. El problema que nos oriento fue: ¿Quiénes son los educadores de la escuela de campo y cuáles son los desafíos enfrentados por ellos para el desarrollo de su trabajo docente en la cotidianidad?  Se trato de una investigación cualitativa que tuvo como locus la escuela ya citada, en el año 2015, en el ámbito del Proyecto Sala de Educador de esta escuela y como sujetos los educadores que participado de la formación continuada desarrollada por el equipo del Núcleo Unemat-Unitrabalho. Se utilizo para la recolección de los datos, entrevistas con un grupo de educadores, cuestionarios y observaciones de las actividades realizadas. Palavras-clave: Formación Continuada, Trabajo Docente, Educación de Campo. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3267
10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p252
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3267
identifier_str_mv 10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3267/9644
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3267/11872
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação do Campo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação do Campo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 2 Nr. 1 (2017): Jan./Jun.; 252-274
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 2 No. 1 (2017): Jan./Jun.; 252-274
Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Ene./Jun.; 252-274
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 2 No. 1 (2017): Jan./Jun.; 252-274
Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 2 n. 1 (2017): Jan./Jun.; 252-274
2525-4863
reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Brasileira de Educação do Campo
collection Revista Brasileira de Educação do Campo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br
_version_ 1798319755555241984