ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8214 |
Resumo: | Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa qualitativa, descritiva e analítica já concluída em que o universo das práticas e estratégias de visibilidade, a partir das apropriações dos SRS, são as construídas por um grupo formado por dez professores no Twitter, aqui denominados, professores tuiteiros, considerando suas interações e ações docentes desenvolvidas a partir desta mediação. A pesquisa empírica foi realizada no período de março de 2013 a maio de 2014. O nosso objetivo aqui é discutir a natureza da audiência, associada à formação de redes sociais no Twitter e as formas de indexação utilizadas por esses docentes para potencializar a visibilidade nessas redes. PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais; Twitter; mediação. ABSTRACT This work presents some results of a qualitative, descriptive and analytical research already concluded in which the universe of practices and strategies of visibility, from the appropriations of SRS, are those built by a group formed by ten teachers in Twitter, denominated here, teachers "tuteiros", considering their interactions and teaching actions developed from this mediation. The empirical research was performed out from March 2013 to May 2014. Our goal here is to discuss the nature of the audience, associated with the formation of social networks on Twitter and the forms of indexation used by these teachers to enhance the visibility in those networks. KEYWORDS: Social networks; Twitter; mediation. RESUMEN Este trabajo presenta algunos resultados de una investigación cualitativa, descriptiva y analítica ya concluida en que el universo de las prácticas y estrategias de visibilidad, a partir de las apropiaciones de los SRS, son las construidas por un grupo formado por diez profesores en el Twitter, aquí denominados, profesores tuiteros, considerando sus interacciones y acciones docentes desarrolladas desde esta mediación. La búsqueda empírica fue realizada en el periodo de marzo de 2013 a mayo de 2014. Nuestro objetivo aquí es discutir la naturaleza de la audiencia, asociada a la formación de redes sociales en el Twitter y las formas de indexación utilizada por esos docentes para potencializar la visibilidad en esas redes. PALABRAS CLAVE: Redes sociales; Twitter; mediación. |
id |
UFT-7_096425de721248d5f8b8ff8d3d4a3866 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8214 |
network_acronym_str |
UFT-7 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitterRedes sociaisTwittermediaçãoRedes sociaisTwittermediaçãoEste trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa qualitativa, descritiva e analítica já concluída em que o universo das práticas e estratégias de visibilidade, a partir das apropriações dos SRS, são as construídas por um grupo formado por dez professores no Twitter, aqui denominados, professores tuiteiros, considerando suas interações e ações docentes desenvolvidas a partir desta mediação. A pesquisa empírica foi realizada no período de março de 2013 a maio de 2014. O nosso objetivo aqui é discutir a natureza da audiência, associada à formação de redes sociais no Twitter e as formas de indexação utilizadas por esses docentes para potencializar a visibilidade nessas redes. PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais; Twitter; mediação. ABSTRACT This work presents some results of a qualitative, descriptive and analytical research already concluded in which the universe of practices and strategies of visibility, from the appropriations of SRS, are those built by a group formed by ten teachers in Twitter, denominated here, teachers "tuteiros", considering their interactions and teaching actions developed from this mediation. The empirical research was performed out from March 2013 to May 2014. Our goal here is to discuss the nature of the audience, associated with the formation of social networks on Twitter and the forms of indexation used by these teachers to enhance the visibility in those networks. KEYWORDS: Social networks; Twitter; mediation. RESUMEN Este trabajo presenta algunos resultados de una investigación cualitativa, descriptiva y analítica ya concluida en que el universo de las prácticas y estrategias de visibilidad, a partir de las apropiaciones de los SRS, son las construidas por un grupo formado por diez profesores en el Twitter, aquí denominados, profesores tuiteros, considerando sus interacciones y acciones docentes desarrolladas desde esta mediación. La búsqueda empírica fue realizada en el periodo de marzo de 2013 a mayo de 2014. Nuestro objetivo aquí es discutir la naturaleza de la audiencia, asociada a la formación de redes sociales en el Twitter y las formas de indexación utilizada por esos docentes para potencializar la visibilidad en esas redes. PALABRAS CLAVE: Redes sociales; Twitter; mediación. Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/821410.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p80Observatory Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 80-110Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 80-110Observatoire Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 80-110Revista Observatório ; v. 5 n. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 80-1102447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n5reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8214/16258Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Camila Lima Couto, Edvaldo Souza 2022-03-04T13:04:33Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8214Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:04:33Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter |
title |
ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter |
spellingShingle |
ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter Santana, Camila Lima Redes sociais mediação Redes sociais mediação |
title_short |
ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter |
title_full |
ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter |
title_fullStr |
ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter |
title_full_unstemmed |
ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter |
title_sort |
ENTRE TWEETS: audiências, conexões e indexações de professores no twitter |
author |
Santana, Camila Lima |
author_facet |
Santana, Camila Lima Couto, Edvaldo Souza |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Edvaldo Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Camila Lima Couto, Edvaldo Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais mediação Redes sociais mediação |
topic |
Redes sociais mediação Redes sociais mediação |
description |
Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa qualitativa, descritiva e analítica já concluída em que o universo das práticas e estratégias de visibilidade, a partir das apropriações dos SRS, são as construídas por um grupo formado por dez professores no Twitter, aqui denominados, professores tuiteiros, considerando suas interações e ações docentes desenvolvidas a partir desta mediação. A pesquisa empírica foi realizada no período de março de 2013 a maio de 2014. O nosso objetivo aqui é discutir a natureza da audiência, associada à formação de redes sociais no Twitter e as formas de indexação utilizadas por esses docentes para potencializar a visibilidade nessas redes. PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais; Twitter; mediação. ABSTRACT This work presents some results of a qualitative, descriptive and analytical research already concluded in which the universe of practices and strategies of visibility, from the appropriations of SRS, are those built by a group formed by ten teachers in Twitter, denominated here, teachers "tuteiros", considering their interactions and teaching actions developed from this mediation. The empirical research was performed out from March 2013 to May 2014. Our goal here is to discuss the nature of the audience, associated with the formation of social networks on Twitter and the forms of indexation used by these teachers to enhance the visibility in those networks. KEYWORDS: Social networks; Twitter; mediation. RESUMEN Este trabajo presenta algunos resultados de una investigación cualitativa, descriptiva y analítica ya concluida en que el universo de las prácticas y estrategias de visibilidad, a partir de las apropiaciones de los SRS, son las construidas por un grupo formado por diez profesores en el Twitter, aquí denominados, profesores tuiteros, considerando sus interacciones y acciones docentes desarrolladas desde esta mediación. La búsqueda empírica fue realizada en el periodo de marzo de 2013 a mayo de 2014. Nuestro objetivo aquí es discutir la naturaleza de la audiencia, asociada a la formación de redes sociales en el Twitter y las formas de indexación utilizada por esos docentes para potencializar la visibilidad en esas redes. PALABRAS CLAVE: Redes sociales; Twitter; mediación. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8214 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p80 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8214 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8214/16258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 80-110 Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 80-110 Observatoire Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 80-110 Revista Observatório ; v. 5 n. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 80-110 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313248858046464 |