INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229 |
Resumo: | A produção do conhecimento interdisciplinar é pauta central deste trabalho, que traz os desafios da sociedade contemporânea como pano de fundo para um debate sobre a importância do pensamento crítico e da educação socioambiental para a formação de um profissional mais completo em contraposição a muitos dos desejos concretos da organização social vigente. Esta comunicação científica desdobra-se dos trabalhos desenvolvidos no GEDGS (Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social) da UNESP a partir da tese e textos de defesa de linha de pesquisa para a obtenção do título de livre-docente em Gestão e Educação Ambiental do Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, na FCE/UNESP, em setembro de 2019. Conclui em defesa de que, independentemente da área de formação, é importante a instrumentalização do pensamento crítico e o amadurecimento de um olhar socioambiental sobre diferentes grupamentos humanos. PALAVRAS-CHAVE: Educação socioambiental. Gestão social. Formação crítica. ABSTRACT The production of interdisciplinary knowledge is the central theme of this work, which brings the challenges of contemporary society as a background for a debate on the importance of critical thinking and socio-environmental education for the formation of a more complete professional in opposition to many of the concrete desires. of the current social organization. This scientific communication unfolds from the works developed at UNESP's GEDGS (Study Group on Democracy and Social Management) from the thesis and texts of defense of the research line to obtain the title of professor in Environmental Management and Education of PhD Nelson Russo de Moraes, FCE / UNESP, September 2019. Concludes in defense that, regardless of the area of formation, the instrumentalization of critical thinking and the maturation of a socio-environmental perspective on different human groups is important. KEYWORDS: Social and environmental education. Social management. Critical formation. |
id |
UFT-7_39fcd18dc93cb45fee2b652387388d52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8229 |
network_acronym_str |
UFT-7 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE Educação socioambientalGestão socialFormação críticaEducação socioambientalGestão socialFormação críticaA produção do conhecimento interdisciplinar é pauta central deste trabalho, que traz os desafios da sociedade contemporânea como pano de fundo para um debate sobre a importância do pensamento crítico e da educação socioambiental para a formação de um profissional mais completo em contraposição a muitos dos desejos concretos da organização social vigente. Esta comunicação científica desdobra-se dos trabalhos desenvolvidos no GEDGS (Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social) da UNESP a partir da tese e textos de defesa de linha de pesquisa para a obtenção do título de livre-docente em Gestão e Educação Ambiental do Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, na FCE/UNESP, em setembro de 2019. Conclui em defesa de que, independentemente da área de formação, é importante a instrumentalização do pensamento crítico e o amadurecimento de um olhar socioambiental sobre diferentes grupamentos humanos. PALAVRAS-CHAVE: Educação socioambiental. Gestão social. Formação crítica. ABSTRACT The production of interdisciplinary knowledge is the central theme of this work, which brings the challenges of contemporary society as a background for a debate on the importance of critical thinking and socio-environmental education for the formation of a more complete professional in opposition to many of the concrete desires. of the current social organization. This scientific communication unfolds from the works developed at UNESP's GEDGS (Study Group on Democracy and Social Management) from the thesis and texts of defense of the research line to obtain the title of professor in Environmental Management and Education of PhD Nelson Russo de Moraes, FCE / UNESP, September 2019. Concludes in defense that, regardless of the area of formation, the instrumentalization of critical thinking and the maturation of a socio-environmental perspective on different human groups is important. KEYWORDS: Social and environmental education. Social management. Critical formation. Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/822910.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p890Observatory Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905Observatoire Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905Revista Observatório ; v. 5 n. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-9052447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n5reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229/16284Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Nelson Russo de Souza, Fernando da Cruz Marchetti, Cristiane Teixeira Bazílio Moraes , Felipe Góes de Fonseca, Joicileia Juliate 2022-03-04T13:04:20Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8229Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:04:20Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE Moraes, Nelson Russo de Educação socioambiental Gestão social Formação crítica Educação socioambiental Gestão social Formação crítica |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE |
author |
Moraes, Nelson Russo de |
author_facet |
Moraes, Nelson Russo de Souza, Fernando da Cruz Marchetti, Cristiane Teixeira Bazílio Moraes , Felipe Góes de Fonseca, Joicileia Juliate |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Fernando da Cruz Marchetti, Cristiane Teixeira Bazílio Moraes , Felipe Góes de Fonseca, Joicileia Juliate |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Nelson Russo de Souza, Fernando da Cruz Marchetti, Cristiane Teixeira Bazílio Moraes , Felipe Góes de Fonseca, Joicileia Juliate |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação socioambiental Gestão social Formação crítica Educação socioambiental Gestão social Formação crítica |
topic |
Educação socioambiental Gestão social Formação crítica Educação socioambiental Gestão social Formação crítica |
description |
A produção do conhecimento interdisciplinar é pauta central deste trabalho, que traz os desafios da sociedade contemporânea como pano de fundo para um debate sobre a importância do pensamento crítico e da educação socioambiental para a formação de um profissional mais completo em contraposição a muitos dos desejos concretos da organização social vigente. Esta comunicação científica desdobra-se dos trabalhos desenvolvidos no GEDGS (Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social) da UNESP a partir da tese e textos de defesa de linha de pesquisa para a obtenção do título de livre-docente em Gestão e Educação Ambiental do Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, na FCE/UNESP, em setembro de 2019. Conclui em defesa de que, independentemente da área de formação, é importante a instrumentalização do pensamento crítico e o amadurecimento de um olhar socioambiental sobre diferentes grupamentos humanos. PALAVRAS-CHAVE: Educação socioambiental. Gestão social. Formação crítica. ABSTRACT The production of interdisciplinary knowledge is the central theme of this work, which brings the challenges of contemporary society as a background for a debate on the importance of critical thinking and socio-environmental education for the formation of a more complete professional in opposition to many of the concrete desires. of the current social organization. This scientific communication unfolds from the works developed at UNESP's GEDGS (Study Group on Democracy and Social Management) from the thesis and texts of defense of the research line to obtain the title of professor in Environmental Management and Education of PhD Nelson Russo de Moraes, FCE / UNESP, September 2019. Concludes in defense that, regardless of the area of formation, the instrumentalization of critical thinking and the maturation of a socio-environmental perspective on different human groups is important. KEYWORDS: Social and environmental education. Social management. Critical formation. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p890 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229/16284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905 Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905 Observatoire Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905 Revista Observatório ; v. 5 n. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313249462026240 |