INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Nelson Russo de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Fernando da Cruz, Marchetti, Cristiane Teixeira Bazílio, Moraes , Felipe Góes de, Fonseca, Joicileia Juliate
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229
Resumo: A produção do conhecimento interdisciplinar é pauta central deste trabalho, que traz os desafios da sociedade contemporânea como pano de fundo para um debate sobre a importância do pensamento crítico e da educação socioambiental para a formação de um profissional mais completo em contraposição a muitos dos desejos concretos da organização social vigente. Esta comunicação científica desdobra-se dos trabalhos desenvolvidos no GEDGS (Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social) da UNESP a partir da tese e textos de defesa de linha de pesquisa para a obtenção do título de livre-docente em Gestão e Educação Ambiental do Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, na FCE/UNESP, em setembro de 2019. Conclui em defesa de que, independentemente da área de formação, é importante a instrumentalização do pensamento crítico e o amadurecimento de um olhar socioambiental sobre diferentes grupamentos humanos.   PALAVRAS-CHAVE: Educação socioambiental. Gestão social. Formação crítica.     ABSTRACT The production of interdisciplinary knowledge is the central theme of this work, which brings the challenges of contemporary society as a background for a debate on the importance of critical thinking and socio-environmental education for the formation of a more complete professional in opposition to many of the concrete desires. of the current social organization. This scientific communication unfolds from the works developed at UNESP's GEDGS (Study Group on Democracy and Social Management) from the thesis and texts of defense of the research line to obtain the title of professor in Environmental Management and Education of PhD Nelson Russo de Moraes, FCE / UNESP, September 2019. Concludes in defense that, regardless of the area of ​​formation, the instrumentalization of critical thinking and the maturation of a socio-environmental perspective on different human groups is important.   KEYWORDS: Social and environmental education. Social management. Critical formation.  
id UFT-7_39fcd18dc93cb45fee2b652387388d52
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8229
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE Educação socioambientalGestão socialFormação críticaEducação socioambientalGestão socialFormação críticaA produção do conhecimento interdisciplinar é pauta central deste trabalho, que traz os desafios da sociedade contemporânea como pano de fundo para um debate sobre a importância do pensamento crítico e da educação socioambiental para a formação de um profissional mais completo em contraposição a muitos dos desejos concretos da organização social vigente. Esta comunicação científica desdobra-se dos trabalhos desenvolvidos no GEDGS (Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social) da UNESP a partir da tese e textos de defesa de linha de pesquisa para a obtenção do título de livre-docente em Gestão e Educação Ambiental do Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, na FCE/UNESP, em setembro de 2019. Conclui em defesa de que, independentemente da área de formação, é importante a instrumentalização do pensamento crítico e o amadurecimento de um olhar socioambiental sobre diferentes grupamentos humanos.   PALAVRAS-CHAVE: Educação socioambiental. Gestão social. Formação crítica.     ABSTRACT The production of interdisciplinary knowledge is the central theme of this work, which brings the challenges of contemporary society as a background for a debate on the importance of critical thinking and socio-environmental education for the formation of a more complete professional in opposition to many of the concrete desires. of the current social organization. This scientific communication unfolds from the works developed at UNESP's GEDGS (Study Group on Democracy and Social Management) from the thesis and texts of defense of the research line to obtain the title of professor in Environmental Management and Education of PhD Nelson Russo de Moraes, FCE / UNESP, September 2019. Concludes in defense that, regardless of the area of ​​formation, the instrumentalization of critical thinking and the maturation of a socio-environmental perspective on different human groups is important.   KEYWORDS: Social and environmental education. Social management. Critical formation.  Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/822910.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p890Observatory Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905Observatoire Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905Revista Observatório ; v. 5 n. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-9052447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n5reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229/16284Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Nelson Russo de Souza, Fernando da Cruz Marchetti, Cristiane Teixeira Bazílio Moraes , Felipe Góes de Fonseca, Joicileia Juliate 2022-03-04T13:04:20Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8229Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:04:20Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
Moraes, Nelson Russo de
Educação socioambiental
Gestão social
Formação crítica
Educação socioambiental
Gestão social
Formação crítica
title_short INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title_full INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE, CRITICIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE
author Moraes, Nelson Russo de
author_facet Moraes, Nelson Russo de
Souza, Fernando da Cruz
Marchetti, Cristiane Teixeira Bazílio
Moraes , Felipe Góes de
Fonseca, Joicileia Juliate
author_role author
author2 Souza, Fernando da Cruz
Marchetti, Cristiane Teixeira Bazílio
Moraes , Felipe Góes de
Fonseca, Joicileia Juliate
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Nelson Russo de
Souza, Fernando da Cruz
Marchetti, Cristiane Teixeira Bazílio
Moraes , Felipe Góes de
Fonseca, Joicileia Juliate
dc.subject.por.fl_str_mv Educação socioambiental
Gestão social
Formação crítica
Educação socioambiental
Gestão social
Formação crítica
topic Educação socioambiental
Gestão social
Formação crítica
Educação socioambiental
Gestão social
Formação crítica
description A produção do conhecimento interdisciplinar é pauta central deste trabalho, que traz os desafios da sociedade contemporânea como pano de fundo para um debate sobre a importância do pensamento crítico e da educação socioambiental para a formação de um profissional mais completo em contraposição a muitos dos desejos concretos da organização social vigente. Esta comunicação científica desdobra-se dos trabalhos desenvolvidos no GEDGS (Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social) da UNESP a partir da tese e textos de defesa de linha de pesquisa para a obtenção do título de livre-docente em Gestão e Educação Ambiental do Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, na FCE/UNESP, em setembro de 2019. Conclui em defesa de que, independentemente da área de formação, é importante a instrumentalização do pensamento crítico e o amadurecimento de um olhar socioambiental sobre diferentes grupamentos humanos.   PALAVRAS-CHAVE: Educação socioambiental. Gestão social. Formação crítica.     ABSTRACT The production of interdisciplinary knowledge is the central theme of this work, which brings the challenges of contemporary society as a background for a debate on the importance of critical thinking and socio-environmental education for the formation of a more complete professional in opposition to many of the concrete desires. of the current social organization. This scientific communication unfolds from the works developed at UNESP's GEDGS (Study Group on Democracy and Social Management) from the thesis and texts of defense of the research line to obtain the title of professor in Environmental Management and Education of PhD Nelson Russo de Moraes, FCE / UNESP, September 2019. Concludes in defense that, regardless of the area of ​​formation, the instrumentalization of critical thinking and the maturation of a socio-environmental perspective on different human groups is important.   KEYWORDS: Social and environmental education. Social management. Critical formation.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p890
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8229/16284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905
Revista Observatório ; v. 5 n. 5 (2019): v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019); 890-905
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313249462026240