GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hohlfeldt, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708
Resumo: This paper revisit the principles of Hans Magnus Enzensberger´s book from the 70ies. About what he call media communication. The base is the concept of consciousness industry. In this context I discuss the property and opportunity of these concepts in the present context, remembering that the Enzensberger´book was written before the www and face and twitter existence.
id UFT-7_6647757ec88991061bf0f289e853de73
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4708
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGERGLOSANDO LA OBRA PIONERA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGERGLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGERmedia communicationsconsciousness industryHans Magnus Enzensbergecommunication theorycommunication historymédios de comunicaciónindústria de la consciênciaHans Magnus Enzensbergerteoria de la comunicaciónhistória de la comunicaciónMeios de comunicaçãoIndústria da consciênciaHans Magnus EnzensbergerTeoria da comunicaçãoHistória da comunicaçãoMeios de comunicaçãoIndústria da consciênciaHans Magnus EnzensbergerTeoria da comunicaçãoHistória da comunicaçãoThis paper revisit the principles of Hans Magnus Enzensberger´s book from the 70ies. About what he call media communication. The base is the concept of consciousness industry. In this context I discuss the property and opportunity of these concepts in the present context, remembering that the Enzensberger´book was written before the www and face and twitter existence.El texto propone una revisitación y una reevaluación de las reflexiones de Hans Magnus Enzenberger en su libro de los años 1970, sobre lo que el llama de médios de comunicación que propician una indústria de la consciência. Lo que se quiere pensar es sobre la oportunidad y la propriedad de estos conceptos, si ellos pueden ser aún utilizados. Hay que lembrar, sobretodo, que Enzensbeger ha escribido antes del nascimiento de las redes mondiales de computadoras y las llamadas redes sociales.O artigo propõe uma revisita e a glosa às reflexões apresentadas por Hans Magnus Enzensberger, na década de 1970, a respeito do que ele chama de meios de comunicação, a partir do conceito de indústria de consciência. Neste texto, avalio a propriedade e a oportunidade de tais conceitos e os comento em relação a contextos atuais, levando em conta que a obra de Enzensberger foi escrita antes do surgimento das redes mundiais de computadores e, mais recentemente, das redes sociais.Universidade Federal do Tocantins - UFT2018-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/epub+zipapplication/octet-streamhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/470810.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p726Observatory Journal; Vol. 4 No. 3 (2018): Vol. 4 N. 3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas a Educação Mai 2018; 726-758Observatorio Magazine; Vol. 4 Núm. 3 (2018): Vol. 4 N. 3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas a Educação Mai 2018; 726-758Observatoire Journal; Vol. 4 No. 3 (2018): Vol. 4 N. 3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas a Educação Mai 2018; 726-758Revista Observatório ; v. 4 n. 3 (2018): Vol. 4 N. 3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas a Educação Mai 2018; 726-7582447-426610.20873/uft.2447-4266.2018v4n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13086https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13576https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13592https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13608https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13173https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13197Século XX/XXICopyright (c) 2018 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessHohlfeldt, Antonio Carlos2022-03-04T13:11:47Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4708Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:11:47Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGER
GLOSANDO LA OBRA PIONERA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER
GLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER
title GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGER
spellingShingle GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGER
Hohlfeldt, Antonio Carlos
media communications
consciousness industry
Hans Magnus Enzensberge
communication theory
communication history
médios de comunicación
indústria de la consciência
Hans Magnus Enzensberger
teoria de la comunicación
história de la comunicación
Meios de comunicação
Indústria da consciência
Hans Magnus Enzensberger
Teoria da comunicação
História da comunicação
Meios de comunicação
Indústria da consciência
Hans Magnus Enzensberger
Teoria da comunicação
História da comunicação
title_short GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGER
title_full GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGER
title_fullStr GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGER
title_full_unstemmed GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGER
title_sort GLOSSING THE PIONEER WORK OF HANS MAGNUS ENZENSBERGER
author Hohlfeldt, Antonio Carlos
author_facet Hohlfeldt, Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hohlfeldt, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv media communications
consciousness industry
Hans Magnus Enzensberge
communication theory
communication history
médios de comunicación
indústria de la consciência
Hans Magnus Enzensberger
teoria de la comunicación
história de la comunicación
Meios de comunicação
Indústria da consciência
Hans Magnus Enzensberger
Teoria da comunicação
História da comunicação
Meios de comunicação
Indústria da consciência
Hans Magnus Enzensberger
Teoria da comunicação
História da comunicação
topic media communications
consciousness industry
Hans Magnus Enzensberge
communication theory
communication history
médios de comunicación
indústria de la consciência
Hans Magnus Enzensberger
teoria de la comunicación
história de la comunicación
Meios de comunicação
Indústria da consciência
Hans Magnus Enzensberger
Teoria da comunicação
História da comunicação
Meios de comunicação
Indústria da consciência
Hans Magnus Enzensberger
Teoria da comunicação
História da comunicação
description This paper revisit the principles of Hans Magnus Enzensberger´s book from the 70ies. About what he call media communication. The base is the concept of consciousness industry. In this context I discuss the property and opportunity of these concepts in the present context, remembering that the Enzensberger´book was written before the www and face and twitter existence.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708
10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p726
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13086
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13576
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13592
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13608
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13173
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4708/13197
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/epub+zip
application/octet-stream
dc.coverage.none.fl_str_mv Século XX/XXI
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 4 No. 3 (2018): Vol. 4 N. 3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas a Educação Mai 2018; 726-758
Observatorio Magazine; Vol. 4 Núm. 3 (2018): Vol. 4 N. 3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas a Educação Mai 2018; 726-758
Observatoire Journal; Vol. 4 No. 3 (2018): Vol. 4 N. 3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas a Educação Mai 2018; 726-758
Revista Observatório ; v. 4 n. 3 (2018): Vol. 4 N. 3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas a Educação Mai 2018; 726-758
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313246993678336