EDUCAÇÃO E EXTENSÃO EM 'COMUNICAÇÃO PÚBLICA': habilidades cívicas para falar e agir na polis EDUCAÇÃO E EXTENSÃO EM 'COMUNICAÇÃO PÚBLICA': habilidades cívicas para falar e agir na polis
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Data de Publicação: | 2016 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2532 |
Resumo: | A Academia tem uma tripla missão: pesquisa, educação e extensão. Este artigo trata da "comunicação pública" como uma questão de educação e extensão. A ideia é que não há cidadania ou democracia sem um treinamento em habilidades de 'comunicação pública'. Apenas os cidadãos que são capazes de falar e agir na esfera pública podem participar na vida social. Essas habilidades são de dois tipos: parlamentar (como falar) e executivo (como agir). O artigo mostra como é possível comunicar de forma eficaz através de atos silenciosos, bem como a «comunicação pública» pode ter um "lado negro da força". Finalmente, afirma que toda "comunicação pública" deve levar a uma convivência pacífica e à coesão social. |
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EDUCAÇÃO E EXTENSÃO EM 'COMUNICAÇÃO PÚBLICA': habilidades cívicas para falar e agir na polis EDUCAÇÃO E EXTENSÃO EM 'COMUNICAÇÃO PÚBLICA': habilidades cívicas para falar e agir na polisEDUCACIÓN Y EXTENSIÓN EN 'COMUNICACIÓN PÚBLICA': habilidades cívicas para hablary actuar en la polis‘PUBLIC COMMUNICATION’ EDUCATION AND EXTENSION: civic skills to talk and act on poliscomunicação públicaEducaçãoExtensãoTreinamentoCompetências cívicascomunicação públicaEducaçãoextensãoTreinamentocompetências cívicascomunicación públicaeducaciónextensiónentrenamientohabilidades cívicascomunicación públicaeducaciónextensiónentrenamientohabilidades cívicaspublic communicationeducationextensiontrainingcivic skillspublic communicationeducationextensiontrainingcivic skillsA Academia tem uma tripla missão: pesquisa, educação e extensão. Este artigo trata da "comunicação pública" como uma questão de educação e extensão. A ideia é que não há cidadania ou democracia sem um treinamento em habilidades de 'comunicação pública'. Apenas os cidadãos que são capazes de falar e agir na esfera pública podem participar na vida social. Essas habilidades são de dois tipos: parlamentar (como falar) e executivo (como agir). O artigo mostra como é possível comunicar de forma eficaz através de atos silenciosos, bem como a «comunicação pública» pode ter um "lado negro da força". Finalmente, afirma que toda "comunicação pública" deve levar a uma convivência pacífica e à coesão social.La academia tiene una triple misión: investigación, educación y extension. Este trabajo se ocupa de la 'comunicación pública' como una cuestión de educación y extension. La idea es que no hay democracia ni ciudadanía sin el entrenamiento en habilidades de 'comunicación pública'. Sólo los ciudadanos que son capaces de hablar y actuar en la esfera pública pueden participar en la vida social. Tales habilidades son de dos tipos: parlamentaria (hablar) y ejecutiva (actuar). El documento muestra cómo es posible comunicarse de manera efectiva a través de actos silenciosos, así como la 'comunicación pública' puede tener un "lado oscuro de la fuerza". Por último, se establece que toda 'comunicación pública' debe conducir a una vida pacífica y a la cohesión social.ABSTRACT Academia has a triple mission: research, education, and extension. This paper deals with ‘public communication’ as a matter for education and extension. The idea is that there is no citizenship or democracy without the training on ‘public communication’ abilities. Only citizens who are able to speak and act at the public sphere can participate on the social life. Such abilities are twofold: parliamentary (how to speak) and executive (how to act). The paper shows how is possible to effectively communicate through silent acts, as well as how ‘public communication’ can have a “dark side of the force”. Finally, it states that all ‘public communication’ should lead to peaceful living and social cohesion. Universidade Federal do Tocantins - UFT2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/253210.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p176Observatory Journal; Vol. 2 No. 4 (2016): V. 2 N. 4 (2016) Comunicação: revisitando conceitos e teorias (Edição Especial 2 2016) Outubro 2016; 176-189Observatorio Magazine; Vol. 2 Núm. 4 (2016): V. 2 N. 4 (2016) Comunicação: revisitando conceitos e teorias (Edição Especial 2 2016) Outubro 2016; 176-189Observatoire Journal; Vol. 2 No. 4 (2016): V. 2 N. 4 (2016) Comunicação: revisitando conceitos e teorias (Edição Especial 2 2016) Outubro 2016; 176-189Revista Observatório ; v. 2 n. 4 (2016): V. 2 N. 4 (2016) Comunicação: revisitando conceitos e teorias (Edição Especial 2 2016) Outubro 2016; 176-1892447-426610.20873/uft.2447-4266.2016v2n4reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2532/9031https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2532/10488https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2532/10489https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2532/10490https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2532/10491https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2532/10492Século XX/XXICopyright (c) 2016 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos e Nobre, Heloiza HelenaNobre, Guilherme Fráguas2022-03-04T13:24:44Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2532Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:24:44Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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A Academia tem uma tripla missão: pesquisa, educação e extensão. Este artigo trata da "comunicação pública" como uma questão de educação e extensão. A ideia é que não há cidadania ou democracia sem um treinamento em habilidades de 'comunicação pública'. Apenas os cidadãos que são capazes de falar e agir na esfera pública podem participar na vida social. Essas habilidades são de dois tipos: parlamentar (como falar) e executivo (como agir). O artigo mostra como é possível comunicar de forma eficaz através de atos silenciosos, bem como a «comunicação pública» pode ter um "lado negro da força". Finalmente, afirma que toda "comunicação pública" deve levar a uma convivência pacífica e à coesão social. |
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