THE EMPIRE STRIKES BACK: political narratives, media allegories, and activism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Vale, Simone
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1773
Resumo: In the early 2010's, a wave of social protests have erupted in different countries. By employing performances aligned with social media virai genres, these demonstrations have Consolidated the Carnivalesque aesthetic that characterizes the political narratives produced and shared by activists. Thus, this article reflects on the phenomenon of global mobilizations by analyzing six videos featuring activist performances inspired by the Star Wars universe. Produced in different mobilizations between 2010 and 2014, the videos were collected manually from YouTube and contextualized from the perspective of Media Studies.  
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spelling THE EMPIRE STRIKES BACK: political narratives, media allegories, and activismEL IMPÉRIO CONTRA-ATACA: narrativas políticas, alegorias mediáticas y activismoO IMPÉRIO CONTRA-ATACA: narrativas políticas, alegorias midiáticas & ativismoPerformanceSocial MovementsActivismnarrativecybercultureperformancesocial movementsactivismnarrativecyberculturePerformanceActivismoMovimientos socialesnarrativaciberculturaperformanceactivismomovimientos socialesnarrativaciberculturaAtivismoMovimentos SociaisCiberculturaPerformanceNarrativaativismomovimentos sociaisciberculturaperformancenarrativaIn the early 2010's, a wave of social protests have erupted in different countries. By employing performances aligned with social media virai genres, these demonstrations have Consolidated the Carnivalesque aesthetic that characterizes the political narratives produced and shared by activists. Thus, this article reflects on the phenomenon of global mobilizations by analyzing six videos featuring activist performances inspired by the Star Wars universe. Produced in different mobilizations between 2010 and 2014, the videos were collected manually from YouTube and contextualized from the perspective of Media Studies.  A princípios de 2010, una ola de protestas sociales estalló en diferentes países. A través de la utilización de performances alineadas con los géneros virales de las redes sociales, estas manifestaciones han consolidado la estética Carnavalesca que caracteriza a las narrativas políticas producidas y distribuídas en red por losactivistas. Por lo tanto, este artículo analiza el fenómeno de las movilizaciónes globales por medio de seis vídeos con performances activistas inspiradas en el universo de Star Wars. Producidos en diferentes movilizaciones entre los anos 2010 y 2014, los vídeos fueron recogidos manualmente de la plataforma YouTube y contextualizados desde la perspectiva de los estúdios de médios.No início dos anos 2010, uma onda de manifestações sociais irrompeu em diferentes países. Por meio do uso de performances alinhadas com os gêneros virais das mídias sociais, essas manifestações consolidaram a estética Carnavalesca que caracteriza as narrativas políticas produzidas e distribuídas em rede por ativistas. Assim, este artigo reflete sobre o fenômeno das mobilizações globais a partir de seis vídeos que apresentam performances ativistas inspiradas no universo de Guerras nas Estrelas. Produzidos em mobilizações distintas entre os anos de 2010 e 2014, os vídeos foram coletados manualmente na plataforma YouTube e contextualizados sob a perspectiva dos Estudos de Mídia.     Universidade Federal do Tocantins - UFT2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/177310.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p199Observatory Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 199-220Observatorio Magazine; Vol. 2 Núm. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 199-220Observatoire Journal; Vol. 2 No. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 199-220Revista Observatório ; v. 2 n. 3 (2016): V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016; 199-2202447-426610.20873/uft.2447-4266.2016v2n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1773/8877https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1773/11179https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1773/11181https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1773/11183https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1773/11186https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1773/11189Século XX/XXICopyright (c) 2016 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Vale, Simone2022-03-04T13:25:35Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1773Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:25:35Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
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