GAMIFICATION AT SCHOOL: success examples

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Inês
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Ana Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078
Resumo: The gamification is being integrated by some teachers into their classrooms. It promotes changes that motivate students to be engaged in the tasks. To provide emotions similar to what young people look for in games, some digital tools can be used. In this paper, a theoretical framework on the concept of gamification is presented as well as its application to teaching, describing the Octalysis model. Finally, success examples developed and applied by teachers will be reported which can be replicated by other teachers.
id UFT-8_c8bfa7b30fdbb8fc3930265a08ebc098
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4078
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling GAMIFICATION AT SCHOOL: success examplesGAMIFICACIÓN EN LA ESCUELA: ejemplos exitososGAMIFICAÇÃO NO ENSINO: casos bem-sucedidosGamificationDigital toolsTeaching processPedagogical PracticesGamificationDigital toolsTeaching processPedagogical PracticesGamificaciónHerramientas digitalesProceso de enseñanza-aprendizajePrácticas pedagógicasGamificaciónHerramientas digitalesProceso de enseñanza-aprendizajePrácticas pedagógicasGamificaçãoFerramentas digitaisProcesso de ensino-aprendizagemPráticas PedagógicasGamificaçãoFerramentas digitaisProcesso de ensino-aprendizagemPráticas PedagógicasThe gamification is being integrated by some teachers into their classrooms. It promotes changes that motivate students to be engaged in the tasks. To provide emotions similar to what young people look for in games, some digital tools can be used. In this paper, a theoretical framework on the concept of gamification is presented as well as its application to teaching, describing the Octalysis model. Finally, success examples developed and applied by teachers will be reported which can be replicated by other teachers.La gamificación se ha integrado en las prácticas educativas de algunos profesores, provocando cambios que promueven la motivación y la participación de los alumnos en las tareas propuestas. Para proporcionar emociones similares a las que los jóvenes buscan en los juegos, pueden ser utilizadas diferentes herramientas digitales que se van a presentar. En este artículo se hace un encuadramiento teórico sobre el concepto de gamificación hasta su aplicación en la enseñanza. Pretendemos presentar ejemplos de casos que puedan ser replicados por profesores que deseen aventurarse en el mundo de la gamificación y proporcionar a sus alumnos nuevas experiencias y emociones involucrándolos en el proceso de aprendizaje.A gamificação tem vindo a ser integrada nas práticas educativas de alguns professores, provocando mudanças que promovem a motivação e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Para proporcionar emoções similares às que os jovens procuram nos jogos, podem ser utilizadas diferentes ferramentas digitais que se vão referir ao longo das descrições dos casos. Neste artigo procede-se ao enquadramento teórico sobre o conceito de gamificação e à sua aplicação no ensino, apresentando o modelo Octalysis. De seguida, reportam-se exemplos desenvolvidos e aplicados em sala de aula por professores, que podem ser replicados, proporcionando aos alunos novas experiências e emoções, envolvendo-os no processo de aprendizagem.Universidade Federal do Tocantins - UFT2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/x-gzipapplication/zipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/407810.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246Observatory Journal; Vol. 4 No. 4 (2018): Vol. 4 N. 4 Jogos digitais, aplicativos, simuladores e gamificação: delineando práticas para educação e saúde Jul-Set 2018; 246-283Observatorio Magazine; Vol. 4 Núm. 4 (2018): Vol. 4 N. 4 Jogos digitais, aplicativos, simuladores e gamificação: delineando práticas para educação e saúde Jul-Set 2018; 246-283Observatoire Journal; Vol. 4 No. 4 (2018): Vol. 4 N. 4 Jogos digitais, aplicativos, simuladores e gamificação: delineando práticas para educação e saúde Jul-Set 2018; 246-283Revista Observatório ; v. 4 n. 4 (2018): Vol. 4 N. 4 Jogos digitais, aplicativos, simuladores e gamificação: delineando práticas para educação e saúde Jul-Set 2018; 246-2832447-4266reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13307https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13344https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13360https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13378https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13396https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13505Século XX/XXICopyright (c) 2018 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, InêsCarvalho, Ana Amélia2022-03-04T13:11:23Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4078Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:11:23Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv GAMIFICATION AT SCHOOL: success examples
GAMIFICACIÓN EN LA ESCUELA: ejemplos exitosos
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO: casos bem-sucedidos
title GAMIFICATION AT SCHOOL: success examples
spellingShingle GAMIFICATION AT SCHOOL: success examples
Araújo, Inês
Gamification
Digital tools
Teaching process
Pedagogical Practices
Gamification
Digital tools
Teaching process
Pedagogical Practices
Gamificación
Herramientas digitales
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Prácticas pedagógicas
Gamificación
Herramientas digitales
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Prácticas pedagógicas
Gamificação
Ferramentas digitais
Processo de ensino-aprendizagem
Práticas Pedagógicas
Gamificação
Ferramentas digitais
Processo de ensino-aprendizagem
Práticas Pedagógicas
title_short GAMIFICATION AT SCHOOL: success examples
title_full GAMIFICATION AT SCHOOL: success examples
title_fullStr GAMIFICATION AT SCHOOL: success examples
title_full_unstemmed GAMIFICATION AT SCHOOL: success examples
title_sort GAMIFICATION AT SCHOOL: success examples
author Araújo, Inês
author_facet Araújo, Inês
Carvalho, Ana Amélia
author_role author
author2 Carvalho, Ana Amélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Inês
Carvalho, Ana Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Gamification
Digital tools
Teaching process
Pedagogical Practices
Gamification
Digital tools
Teaching process
Pedagogical Practices
Gamificación
Herramientas digitales
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Prácticas pedagógicas
Gamificación
Herramientas digitales
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Prácticas pedagógicas
Gamificação
Ferramentas digitais
Processo de ensino-aprendizagem
Práticas Pedagógicas
Gamificação
Ferramentas digitais
Processo de ensino-aprendizagem
Práticas Pedagógicas
topic Gamification
Digital tools
Teaching process
Pedagogical Practices
Gamification
Digital tools
Teaching process
Pedagogical Practices
Gamificación
Herramientas digitales
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Prácticas pedagógicas
Gamificación
Herramientas digitales
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Prácticas pedagógicas
Gamificação
Ferramentas digitais
Processo de ensino-aprendizagem
Práticas Pedagógicas
Gamificação
Ferramentas digitais
Processo de ensino-aprendizagem
Práticas Pedagógicas
description The gamification is being integrated by some teachers into their classrooms. It promotes changes that motivate students to be engaged in the tasks. To provide emotions similar to what young people look for in games, some digital tools can be used. In this paper, a theoretical framework on the concept of gamification is presented as well as its application to teaching, describing the Octalysis model. Finally, success examples developed and applied by teachers will be reported which can be replicated by other teachers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078
10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13307
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13344
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13360
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13378
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13396
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4078/13505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/x-gzip
application/zip
application/zip
dc.coverage.none.fl_str_mv Século XX/XXI
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 4 No. 4 (2018): Vol. 4 N. 4 Jogos digitais, aplicativos, simuladores e gamificação: delineando práticas para educação e saúde Jul-Set 2018; 246-283
Observatorio Magazine; Vol. 4 Núm. 4 (2018): Vol. 4 N. 4 Jogos digitais, aplicativos, simuladores e gamificação: delineando práticas para educação e saúde Jul-Set 2018; 246-283
Observatoire Journal; Vol. 4 No. 4 (2018): Vol. 4 N. 4 Jogos digitais, aplicativos, simuladores e gamificação: delineando práticas para educação e saúde Jul-Set 2018; 246-283
Revista Observatório ; v. 4 n. 4 (2018): Vol. 4 N. 4 Jogos digitais, aplicativos, simuladores e gamificação: delineando práticas para educação e saúde Jul-Set 2018; 246-283
2447-4266
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174753960656896