Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
id UFTM_00b88cc9d3b3b101f8bab85cdcff9460
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1606
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instacron_str UFTM
institution Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
spelling Uma proposta de estudo da Geometria Analítica com o uso do software GeoGebra.GeoGebra.Geometria analítica.Resolução de problemas.GeoGebra.Analytical geometry.Problems solving.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAO presente trabalho propõe o uso do software educativo GeoGebra como ferramenta para o estudo da Geometria Analítica (G.A.). O GeoGebra é um software de Matemática di- nâmica gratuito e multiplataforma, possui ferramentas que combinam Geometria, Álgebra, tabelas, gráficos, Estatística e Cálculo Diferencial. Um dos desafios no estudo da Geometria Analítica é na resolução de problemas desenvolver uma visão plana e espacial e conseguir abstraí-la para a Álgebra (ou vice-versa), uma vez que a Álgebra na resolução de problemas não é uma tarefa fácil devido a abstração do desenvolvimento dos exercícios e do seu resul- tado. Mediante tal desafio, veremos exercícios tanto da Educação Básica - Ensino Médio - quanto do Ensino Superior envolvendo o estudo de retas, circunferências, vetores, planos, cônicas entre outros, analisando a abordagem tradicional - com base nas propriedades ma- temáticas - e a resolução através do uso do software, que será utilizado como ferramenta de estudo, análise e investigação dos exercícios propostos, visando apresentar o software como uma ferramenta complementar e facilitadora tanto no momento do estudo, quanto no ensino da Geometria Analítica. Separamos esses exercícios em relação ao seu nível de apli- cação - Ensino Médio e Ensino Superior - e, em grupos nos quais veremos como o software nos permite de forma clara conferir os resultados obtidos algebricamente, investigar resul- tados classificando-os em verdadeiro ou falso, visualizar equações e até mesmo construir raciocínios que nos levam a resolução de problemas.This work proposes the use of the educational software GeoGebra as a tool for the study of Analytical Geometry (G.A). The GeoGebra, is a free and dynamic math multiplatform soft- ware provides tools that combines geometry, Algebra, tables, graphs, statistics and diffe- rential calculus. One of the challenges in the study of Analytical Geometry is to develop a flat and spatial vision and to be able to abstract it into Algebra (or vice versa), while solving problem situations, since this is not an easy task to do in Algebra due to its abstraction of the development of the exercises and their results. Facing this challenge, we will see exer- cises in Basic Education, High School and Higher Education involving the study of lines, circles, vectors, plans, conics, among others, analyzing the traditional approach – based on mathematic properties, done through the use of the software, which will be used as a study tool, analysis and investigation of the proposed exercises, aiming to present the software as a tool complementary and facilitating both at the time of study, as well as in the teaching of Analytical Geometry. The exercises were divided in groups concerning their application level – High School and Higher Education – which we will realize how the software allows us to clearly check the results obtained algebraically, to investigate the results by ranking them as true or false, to view equations and even to build reasoning that leads to the problem solution.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalMARQUES, Danilo Adrian32740836821http://lattes.cnpq.br/3813352591577476SILVA, Raphael da Costa2023-12-14T13:54:16Z2021-05-182023-12-14T13:54:16Z2021-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-12-15T02:04:15Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:41.657747Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
_version_ 1809186163241517056