Entre nós, mulheres em travessias: escrita de si e autoeducação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, Sofia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1482
Resumo: Essa pesquisa busca compreender como ocorre o processo de subjetivação das mulheres através da escrita. Tal objetivo desdobra-se em quatro objetivos específicos: 1) investigar a história da escrita das mulheres para mapear quando e como começaram a publicar, relacionando à situação contemporânea, tendo como apoio as autoras Michelle Perrot, Silvia Federici, Norma Telles, Nelly Coelho, Luiza Lobo, Regina Dalcastagnè, entre outras; 2) analisar o conceito de escrita de si, com base nos estudos da Ética de Foucault, em uma compreensão do processo de subjetivação das mulheres através da escrita, trazendo autoras como Margareth Rago, Margaret McLaren e Diana Klinger, as quais dialogam com Foucault na discussão acerca de escrita de si e escrita das mulheres; 3) investigar a possibilidade da escrita como uma ferramenta de autoeducação, a partir de Rudolf Steiner, criando uma ponte com pesquisadoras contemporâneas, entre elas bell hooks e Audre Lorde; e 4) realizar um levantamento empírico, em uma pesquisa qualitativa, na qual se possa acompanhar o processo pelo qual dez (10) mulheres, que participaram do curso de escrita Travessias Textuais, passam em sua relação com a escrita de si. Para tal levantamento empírico, utilizou-se das rodas de conversa, metodologia proposta por Cecília Warschauer; de entrevistas individuais semiestruturadas; e com a produção escrita tanto das participantes quanto da pesquisadora através de diários, textos individuais e coletivos. A análise dos dados produzidos se dá no viés da Cartografia, proposta por Gilles Deleuze e Felix Guattari. Essa pesquisa divide-se em três cadernos, sendo o primeiro teórico, com linguagem formal; o segundo apresenta as participantes e a pesquisadora com uma linguagem poética; e o terceiro caderno traz as análises feitas a partir do levantamento empírico em diálogo com a teoria apresentada, utilizando-se da cartografia e mesclando a linguagem formal à linguagem poética. A partir das análises, destaca-se a ideia da escrita com um território de liberdade, no qual cada mulher é capaz de compor seu próprio território, mas sendo, ao mesmo tempo, nas trocas com outras mulheres que o fortalecimento acontece. Desidealizar, enfrentar, afirmar, trocar, autorizar-se passam a ser termos fundamentais para a criação desse território, no qual não somente se é livre para escrever, mas, principalmente, como mulheres, constituir a si mesma.
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spelling Entre nós, mulheres em travessias: escrita de si e autoeducaçãoEscrita.Mulheres.Escrita de si.Autoeducação.História da escrita das mulheres.Writing.Women.Self-writing.Self-education.History of women's writing.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEssa pesquisa busca compreender como ocorre o processo de subjetivação das mulheres através da escrita. Tal objetivo desdobra-se em quatro objetivos específicos: 1) investigar a história da escrita das mulheres para mapear quando e como começaram a publicar, relacionando à situação contemporânea, tendo como apoio as autoras Michelle Perrot, Silvia Federici, Norma Telles, Nelly Coelho, Luiza Lobo, Regina Dalcastagnè, entre outras; 2) analisar o conceito de escrita de si, com base nos estudos da Ética de Foucault, em uma compreensão do processo de subjetivação das mulheres através da escrita, trazendo autoras como Margareth Rago, Margaret McLaren e Diana Klinger, as quais dialogam com Foucault na discussão acerca de escrita de si e escrita das mulheres; 3) investigar a possibilidade da escrita como uma ferramenta de autoeducação, a partir de Rudolf Steiner, criando uma ponte com pesquisadoras contemporâneas, entre elas bell hooks e Audre Lorde; e 4) realizar um levantamento empírico, em uma pesquisa qualitativa, na qual se possa acompanhar o processo pelo qual dez (10) mulheres, que participaram do curso de escrita Travessias Textuais, passam em sua relação com a escrita de si. Para tal levantamento empírico, utilizou-se das rodas de conversa, metodologia proposta por Cecília Warschauer; de entrevistas individuais semiestruturadas; e com a produção escrita tanto das participantes quanto da pesquisadora através de diários, textos individuais e coletivos. A análise dos dados produzidos se dá no viés da Cartografia, proposta por Gilles Deleuze e Felix Guattari. Essa pesquisa divide-se em três cadernos, sendo o primeiro teórico, com linguagem formal; o segundo apresenta as participantes e a pesquisadora com uma linguagem poética; e o terceiro caderno traz as análises feitas a partir do levantamento empírico em diálogo com a teoria apresentada, utilizando-se da cartografia e mesclando a linguagem formal à linguagem poética. A partir das análises, destaca-se a ideia da escrita com um território de liberdade, no qual cada mulher é capaz de compor seu próprio território, mas sendo, ao mesmo tempo, nas trocas com outras mulheres que o fortalecimento acontece. Desidealizar, enfrentar, afirmar, trocar, autorizar-se passam a ser termos fundamentais para a criação desse território, no qual não somente se é livre para escrever, mas, principalmente, como mulheres, constituir a si mesma.This research seeks to understand how women’s subjectivation phenomena occurs through the writing process. This objective unfolds into four specific objectives: 1) To investigate the history of women's writing with the purpose of mapping when and how they began to publish and tying the contemporary situation, supported by authors such as Michelle Perrot, Silvia Federici, Norma Telles, Nelly Coelho, Luiza Lobo, Regina Dalcastagnè, among others; 2) To analyze the concept of self-writing, based on studies of Foucault's Ethics, in the understanding of the subjectivation process of women through writing, bringing authors such as Margareth Rago, Margaret McLaren and Diana Klinger, who dialogue with Foucault and participate in the discussion about self-writing and women's writing; 3) Investigate the possibility of writing as a tool for self-education, from Rudolf Steiner, creating a bridge with contemporary researchers, including bell hooks and Audre Lorde; 4) To carry out an empirical survey, in a qualitative research, in which one can follow the self-writing process by which ten (10) women who participated in the course Travessias Textuais, go through. For this empirical survey, conversation circles were used, a methodology proposed by Cecília Warschauer; semi-structured individual interviews; and the written material from the participants and the researcher through journaling, as well as individual and collective texts (assays). The analysis of the data produced is based on Cartography, proposed by Gilles Deleuze and Felix Guattari. This research is divided into three notebooks, the first being theoretical, with formal language; the second presents the participants and the researcher with a poetic language; and the third notebook brings the analyzes made from the empirical survey in dialogue with the presented theory, using cartography and mixing formal language with poetic language. From the analyses, the idea of writing as a territory of freedom stands out, in which each woman is able to create her own territory, but at the same time, it is in the exchanges with other women that strengthening takes place. De-idealizing, facing, affirming, exchanging and authorizing oneself become fundamental terms for the creation of this territory, in which not only is one free to write, but, mainly, as women, to constitute oneself.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBACH JUNIOR, Jonas87639653991http://lattes.cnpq.br/1101841734003456AMORIM, Sofia2023-06-13T13:14:30Z2023-01-302023-06-13T13:14:30Z2023-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-06-14T02:02:45Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1482Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2023-06-14T02:02:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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