Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Criatividade e formação docente em busca da transdisciplinaridadeExperiência.Formação de professores.Arte.Subjetividade.TIC.Experience.Teacher education.Art.Subjectivity.ICT.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa surgiu a partir do questionamento a respeito de abordagens conteudistas e fragmentadas presentes na prática profissional docente e que desfavorecem a experiência criativa na aprendizagem. O embasamento transcorreu na perspectiva de que a criatividade se relaciona à quebra de paradigmas, ao desafio, à subjetividade e à arte. A transdisciplinaridade acompanhou o percurso do trabalho, cujo objetivo geral foi compreender como a criatividade pode contribuir como rota de acesso da aprendizagem na perspectiva dos professores. Os objetivos específicos que subsidiaram as reflexões foram refletir sobre o processo criativo como experiência; abordar concepções de aprendizagem e de criatividade; reconhecer a possibilidade da adoção da subjetividade e da arte na construção dos saberes; compreender como criatividade e tecnologia podem se entrelaçar nesse contexto. Para alcançar os objetivos propostos, criamos e discutimos vivências pedagógicas em um curso de formação de 32 horas que teve como propósito contribuir com a reflexão de 43 docentes de uma rede municipal de ensino sobre a prática profissional na perspectiva do conhecer-na-ação. As narrativas coletadas ao longo dos encontros são explicitadas tendo as práticas docentes como atos culturais carregados de sentidos. A pesquisa tem abordagem qualitativa e a perspectiva da tematização na análise das narrativas e dos registros colhidos. Para estabelecer o diálogo foram utilizados como referenciais teóricos Bondía, Capra, Morin, Nóvoa, Osório, Prata-Linhares, Shön, Zeichner. A análise empreendida expressou a disciplinaridade e a fragmentação dos conteúdos, trazendo ao mesmo tempo a perspectiva do encantamento e envolvimento que a experiência com as práticas pedagógicas criativas proporcionaram na construção do conhecimento. A pesquisa contribui para o debate educacional na medida em que traz uma crítica às abordagens cartesianas do conhecimento e se posiciona a favor de uma perspectiva transdisciplinar que valoriza a experiência e a criação.This research arose from the questioning of content-oriented and fragmented approaches present in professional teaching practice and that disfavor the creative experience in learning. The basis was based on the perspective that creativity is related to breaking paradigms, challenge, subjectivity and art. Transdisciplinarity accompanied the course of the work, whose general objective was to understand how creativity can contribute as an access route to learning from the perspective of teachers. The specific objectives that supported the reflections were to reflect on the creative process as an experience; address concepts of learning and creativity; recognize the possibility of adopting subjectivity and art in the construction of knowledge; understand how creativity and technology can intertwine in this context. In order to achieve the proposed objectives, we created and discussed pedagogical experiences in a 32 hour teaching education course whose purpose was to contribute to the reflection of 43 teachers from a municipal teaching network on professional practice from the perspective of knowing-in-action. The narratives collected during the meetings are made explicit, taking teaching practices as cultural acts full of meaning. The research has a qualitative approach and the perspective of thematization in the analysis of the narratives and collected records. To establish the dialogue, Bondía, Capra, Morin, Nóvoa, Osório, Prata-Linhares, Shön, Zeichner were used as theoretical references. The undertaken analysis expressed the disciplinarity and the fragmentation of the contents, bringing at the same time the perspective of the enchantment and involvement that the experience with the creative pedagogical practices provided in the construction of the knowledge. The research contributes to the educational debate insofar as it criticizes cartesian approaches to knowledge and takes a position in favor of a transdisciplinary perspective that values experience and creation.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLINHARES, Martha Maria Prata29625289100http://lattes.cnpq.br/2261656066135090MARQUES, Gabriela Cristina Basso Engler2023-09-05T13:44:49Z2023-02-242023-09-05T13:44:49Z2023-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2023-09-06T02:02:45Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:40.916862Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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