Desafios da parentalidade: percepções e experiências de pais e mães de crianças e adolescentes usuários de Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRIZOLIO, Talita Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1347
Resumo: O uso de internet tem se intensificado com o passar dos anos, atingindo principalmente o público mais jovem. Tal fenômeno transformou o modo como crianças e adolescentes interagem socialmente, seu processo de aprendizagem e também como se relacionam em família. Diante desse contexto, a necessidade de uma parentalidade mediadora ganha destaque. O objetivo geral da presente Dissertação foi o de compreender quais as percepções e experiências de pais e mães de crianças e adolescentes acerca do uso da internet por parte dos seus filhos. Para atingir esse objetivo, a Dissertação foi dividida em três estudos, um de revisão integrativa e dois empíricos, de corte transversal, amparados na abordagem qualitativa de pesquisa. O Estudo 1 teve como objetivo compreender de que modo a mediação parental tem afetado/orientado o uso de internet por crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura científica nas bases/bibliotecas LILACS, MEDLINE, PePSIC, SciELO e PsycINFO (2008-2017). A partir dos 28 artigos recuperados, percebeu-se que os pais têm orientado os filhos por meio de estratégias de restrição de conteúdos online e do diálogo, sendo esta última ação a que é considerada com efeitos mais benéficos. O Estudo 2, por sua vez, teve por objetivo compreender quais as percepções e experiências de pais e mães de crianças brasileiras de 9 a 11 anos acerca do uso da internet por parte dos seus filhos. Participaram 12 genitores com idades entre 35 a 52 anos, sendo de 10,16 anos a média de idade dos seus filhos. Foram empregados dois roteiros de entrevistas. Não houve um consenso entre os pais a respeito de como mediar o uso de internet dos filhos, bem como se suas privacidades devem ser preservadas ou não nesse processo. Porém, parecem convergir quanto às preocupações com o tempo que os filhos ficam conectados. A comunicação foi evidenciada como instrumento imprescindível para a educação digital. Destaca-se como maiores desafios a falta de obediência às regras impostas pelos pais e a ausência de parâmetros para balizar essas mediações. Por fim, o Estudo 3 teve por objetivo compreender quais as percepções e experiências de pais e mães de adolescentes brasileiros de 12 a 18 anos acerca do uso da internet por parte dos seus filhos. Participaram 12 genitores com idades entre 29 a 49 anos, sendo de 14 anos a média de idade dos seus filhos. Foram empregados dois roteiros de entrevista. Foram detectadas cinco modalidades de mediação parental, a saber: regras, restrição, observação, monitoramento e comunicação aberta. Esta última foi tida como a mais positiva pelos pais. Uma das maiores preocupações dos pais se concentrou na facilidade com que a internet tem influenciado os adolescentes, de modo a tornar as orientações parentais, por vezes, banais, pelos filhos. Os pais se sentem angustiados e sem referências quanto ao manejo do uso de internet por parte dos filhos, demonstrando uma dificuldade de ruptura com os padrões anteriormente aprendidos. A partir dos dados da Dissertação, pode-se concluir que a mediação exercida pelos pais está em construção, em busca de repertórios que possam balizar práticas consideradas mais adequadas e efetivas de acordo com a fase desenvolvimental em que o filho se encontra, priorizando ações que, ao mesmo tempo, considerem os benefícios do acesso à internet e também operem reguladores desse acesso de modo alinhado às demais práticas parentais exercidas.
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Para atingir esse objetivo, a Dissertação foi dividida em três estudos, um de revisão integrativa e dois empíricos, de corte transversal, amparados na abordagem qualitativa de pesquisa. O Estudo 1 teve como objetivo compreender de que modo a mediação parental tem afetado/orientado o uso de internet por crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura científica nas bases/bibliotecas LILACS, MEDLINE, PePSIC, SciELO e PsycINFO (2008-2017). A partir dos 28 artigos recuperados, percebeu-se que os pais têm orientado os filhos por meio de estratégias de restrição de conteúdos online e do diálogo, sendo esta última ação a que é considerada com efeitos mais benéficos. O Estudo 2, por sua vez, teve por objetivo compreender quais as percepções e experiências de pais e mães de crianças brasileiras de 9 a 11 anos acerca do uso da internet por parte dos seus filhos. Participaram 12 genitores com idades entre 35 a 52 anos, sendo de 10,16 anos a média de idade dos seus filhos. Foram empregados dois roteiros de entrevistas. Não houve um consenso entre os pais a respeito de como mediar o uso de internet dos filhos, bem como se suas privacidades devem ser preservadas ou não nesse processo. Porém, parecem convergir quanto às preocupações com o tempo que os filhos ficam conectados. A comunicação foi evidenciada como instrumento imprescindível para a educação digital. Destaca-se como maiores desafios a falta de obediência às regras impostas pelos pais e a ausência de parâmetros para balizar essas mediações. Por fim, o Estudo 3 teve por objetivo compreender quais as percepções e experiências de pais e mães de adolescentes brasileiros de 12 a 18 anos acerca do uso da internet por parte dos seus filhos. Participaram 12 genitores com idades entre 29 a 49 anos, sendo de 14 anos a média de idade dos seus filhos. Foram empregados dois roteiros de entrevista. Foram detectadas cinco modalidades de mediação parental, a saber: regras, restrição, observação, monitoramento e comunicação aberta. Esta última foi tida como a mais positiva pelos pais. Uma das maiores preocupações dos pais se concentrou na facilidade com que a internet tem influenciado os adolescentes, de modo a tornar as orientações parentais, por vezes, banais, pelos filhos. Os pais se sentem angustiados e sem referências quanto ao manejo do uso de internet por parte dos filhos, demonstrando uma dificuldade de ruptura com os padrões anteriormente aprendidos. A partir dos dados da Dissertação, pode-se concluir que a mediação exercida pelos pais está em construção, em busca de repertórios que possam balizar práticas consideradas mais adequadas e efetivas de acordo com a fase desenvolvimental em que o filho se encontra, priorizando ações que, ao mesmo tempo, considerem os benefícios do acesso à internet e também operem reguladores desse acesso de modo alinhado às demais práticas parentais exercidas.The use of the Internet has intensified with the passing of the years, reaching mainly the youngest public. Such a phenomenon has transformed the way children and adolescents interact socially, their learning process and also how they relate to the family. Given this context, the need for mediating parenting is highlighted. The general objective of this dissertation was to understand the perceptions and experiences of parents of children and adolescents about the use of the Internet by their children. These are three studies, one of integrative revision of the scientific literature, and two empirical, cross sectional, supported by the qualitative research approach. Specifically, Study 1 aimed to understand how parental mediation has affected/guided the use of the internet by children and adolescents. An integrative review of the scientific literature was carried out in the databases/libraries LILACS, MEDLINE, PePSIC, SciELO and PsycINFO (2008-2017). For the 28 articles retrieved, it was noticed that the parents have oriented the children from strategies of restriction of online contents and the dialogue, being this pointed with greater beneficial effects. The need for qualitative studies is emphasized. Study 2, in turn, aimed to understand the perceptions and experiences of parents of Brazilian children from 9 to 11 years old about the use of the Internet by their children. Participants were 12 parents aged 35 to 52 years, with a mean age of 10.16 years. Two interview scripts were used. There was no consensus among parents about how to mediate their children's Internet use, as well as whether their privacy should be preserved or not. However, they seem to converge on the concerns over time that the children are connected. The communication was evidenced as an essential instrument for digital education. The lack of obedience to the rules imposed by the parents and the absence of parameters to mark these mediations stand out as greater challenges. Finally, Study 3 aimed to understand the perceptions and experiences of parents of Brazilian adolescents between the ages of 12 and 18 about the use of the Internet by their children. Twelve parents aged 29 to 49 participated in the study, with the average age of their children being 14 years old. Two interview scripts were used. Five types of parental mediation were detected, namely: rules, restriction, observation, monitoring and open communication. The latter was considered the most positive by the parents. One of the major concerns of parents has focused on the ease with which the internet has influenced teenagers, so as to make parenting guidelines sometimes banal for children. In addition, the use of the Internet has been shown to be increasingly excessive, leading to self-harm situations. In addition, parents feel distressed and lost as to the management of their children's internet use, showing a difficulty of breaking with the patterns previously learned. From the data of the Dissertation, it can be concluded that the mediation exercised by the parents is under construction, in search of repertoires that can mark practices considered more adequate and effective according to the development phase in which the child is, prioritizing actions that, at the same time, consider the benefits of access to the internet and also operate regulators of such access in a way that is aligned with other parental practices.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaSCORSOLINI-COMIN, Fabio32642241866http://lattes.cnpq.br/5320357141150023GRIZOLIO, Talita Cristina2022-07-26T19:02:04Z2019-06-242022-07-26T19:02:04Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-08-02T14:23:47Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-08-02T14:23:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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description O uso de internet tem se intensificado com o passar dos anos, atingindo principalmente o público mais jovem. Tal fenômeno transformou o modo como crianças e adolescentes interagem socialmente, seu processo de aprendizagem e também como se relacionam em família. Diante desse contexto, a necessidade de uma parentalidade mediadora ganha destaque. O objetivo geral da presente Dissertação foi o de compreender quais as percepções e experiências de pais e mães de crianças e adolescentes acerca do uso da internet por parte dos seus filhos. Para atingir esse objetivo, a Dissertação foi dividida em três estudos, um de revisão integrativa e dois empíricos, de corte transversal, amparados na abordagem qualitativa de pesquisa. O Estudo 1 teve como objetivo compreender de que modo a mediação parental tem afetado/orientado o uso de internet por crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura científica nas bases/bibliotecas LILACS, MEDLINE, PePSIC, SciELO e PsycINFO (2008-2017). A partir dos 28 artigos recuperados, percebeu-se que os pais têm orientado os filhos por meio de estratégias de restrição de conteúdos online e do diálogo, sendo esta última ação a que é considerada com efeitos mais benéficos. O Estudo 2, por sua vez, teve por objetivo compreender quais as percepções e experiências de pais e mães de crianças brasileiras de 9 a 11 anos acerca do uso da internet por parte dos seus filhos. Participaram 12 genitores com idades entre 35 a 52 anos, sendo de 10,16 anos a média de idade dos seus filhos. Foram empregados dois roteiros de entrevistas. Não houve um consenso entre os pais a respeito de como mediar o uso de internet dos filhos, bem como se suas privacidades devem ser preservadas ou não nesse processo. Porém, parecem convergir quanto às preocupações com o tempo que os filhos ficam conectados. A comunicação foi evidenciada como instrumento imprescindível para a educação digital. Destaca-se como maiores desafios a falta de obediência às regras impostas pelos pais e a ausência de parâmetros para balizar essas mediações. Por fim, o Estudo 3 teve por objetivo compreender quais as percepções e experiências de pais e mães de adolescentes brasileiros de 12 a 18 anos acerca do uso da internet por parte dos seus filhos. Participaram 12 genitores com idades entre 29 a 49 anos, sendo de 14 anos a média de idade dos seus filhos. Foram empregados dois roteiros de entrevista. Foram detectadas cinco modalidades de mediação parental, a saber: regras, restrição, observação, monitoramento e comunicação aberta. Esta última foi tida como a mais positiva pelos pais. Uma das maiores preocupações dos pais se concentrou na facilidade com que a internet tem influenciado os adolescentes, de modo a tornar as orientações parentais, por vezes, banais, pelos filhos. Os pais se sentem angustiados e sem referências quanto ao manejo do uso de internet por parte dos filhos, demonstrando uma dificuldade de ruptura com os padrões anteriormente aprendidos. A partir dos dados da Dissertação, pode-se concluir que a mediação exercida pelos pais está em construção, em busca de repertórios que possam balizar práticas consideradas mais adequadas e efetivas de acordo com a fase desenvolvimental em que o filho se encontra, priorizando ações que, ao mesmo tempo, considerem os benefícios do acesso à internet e também operem reguladores desse acesso de modo alinhado às demais práticas parentais exercidas.
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