O desafio de ressignificar o trabalho com literatura na escola e promover a formação de comunidades leitoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BALDOINO, Adriana Morais de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1287
Resumo: Esta pesquisa concentra-se na área de Linguagens e Letramentos do Mestrado Profissional – PROFLETRAS da UFTM – Campus Uberaba, estando em convergência com o letramento literário e seus preceitos, portanto visa contribuir para o melhor desempenho da prática da leitura literária que muitas vezes, mesmo na escola, que é, por excelência, o espaço que deve zelar para que essa prática aconteça, encontra os mais variados obstáculos. A proposta intitulada “O desafio de ressignificar o trabalho com literatura na escola e promover a formação de comunidades leitoras” tem como objetivo geral analisar o trabalho com textos literários na escola onde a pesquisa acontece, com um grupo de crianças do 4º Ano do Ensino Fundamental I. Para tanto, elaboramos um questionário que foi respondido por alguns professores responsáveis pelo trabalho de mediação do texto literário e outros servidores que de forma mais indireta também participam desta mediação auxiliando nas atividades. Com os estudantes participantes desta pesquisa, aplicamos um questionário com o objetivo de buscar informações sobre a presença da leitura literária no cotidiano deles, bem como suas possíveis preferências de leituras, dentre outras informações. Tanto o questionário respondido pelos profissionais quanto o respondido pelos estudantes fizeram parte da fase desta pesquisa denominada Sondagem. As demais fases intituladas Acolhimento, Motivação e Ação deram sequência por meio da realização de algumas atividades com os estudantes e a criação de um caderno com sugestão de atividades referentes a três livros de Literatura Infantil da escritora Clarice Lispector que compõem o corpus deste trabalho: O mistério do coelho pensante, A vida íntima de Laura e A mulher que matou os peixes. Sendo assim, esta pesquisa, além do cunho bibliográfico, está embasada na metodologia da pesquisa-ação que, por sua vez, se deu por meio dos instrumentos de coleta de dados citados anteriormente e cujos resultados se encontram em um capítulo deste trabalho, destinado à análise de tais resultados. Dentro dos limites desta pesquisa, podemos afirmar que, em cada uma das fases citadas, as atividades nelas realizadas contribuíram para nortear práticas relacionadas à leitura de textos literários, considerando a importância do leitor e a interação deste no ato da leitura, bem como o exercício da subjetividade e fabulação, essenciais ao processo de letramento literário, além de levantar questões que permitiram analisar e direcionar a prática docente visando a formação de uma comunidade de leitores, com acesso a atividades que primem pela experiência estética dos textos literários.
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spelling O desafio de ressignificar o trabalho com literatura na escola e promover a formação de comunidades leitorasLeitura.Literatura.Letramento literário.Ressignificar.Reading.Literature.Literary literacy.Reframing.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta pesquisa concentra-se na área de Linguagens e Letramentos do Mestrado Profissional – PROFLETRAS da UFTM – Campus Uberaba, estando em convergência com o letramento literário e seus preceitos, portanto visa contribuir para o melhor desempenho da prática da leitura literária que muitas vezes, mesmo na escola, que é, por excelência, o espaço que deve zelar para que essa prática aconteça, encontra os mais variados obstáculos. A proposta intitulada “O desafio de ressignificar o trabalho com literatura na escola e promover a formação de comunidades leitoras” tem como objetivo geral analisar o trabalho com textos literários na escola onde a pesquisa acontece, com um grupo de crianças do 4º Ano do Ensino Fundamental I. Para tanto, elaboramos um questionário que foi respondido por alguns professores responsáveis pelo trabalho de mediação do texto literário e outros servidores que de forma mais indireta também participam desta mediação auxiliando nas atividades. Com os estudantes participantes desta pesquisa, aplicamos um questionário com o objetivo de buscar informações sobre a presença da leitura literária no cotidiano deles, bem como suas possíveis preferências de leituras, dentre outras informações. Tanto o questionário respondido pelos profissionais quanto o respondido pelos estudantes fizeram parte da fase desta pesquisa denominada Sondagem. As demais fases intituladas Acolhimento, Motivação e Ação deram sequência por meio da realização de algumas atividades com os estudantes e a criação de um caderno com sugestão de atividades referentes a três livros de Literatura Infantil da escritora Clarice Lispector que compõem o corpus deste trabalho: O mistério do coelho pensante, A vida íntima de Laura e A mulher que matou os peixes. Sendo assim, esta pesquisa, além do cunho bibliográfico, está embasada na metodologia da pesquisa-ação que, por sua vez, se deu por meio dos instrumentos de coleta de dados citados anteriormente e cujos resultados se encontram em um capítulo deste trabalho, destinado à análise de tais resultados. Dentro dos limites desta pesquisa, podemos afirmar que, em cada uma das fases citadas, as atividades nelas realizadas contribuíram para nortear práticas relacionadas à leitura de textos literários, considerando a importância do leitor e a interação deste no ato da leitura, bem como o exercício da subjetividade e fabulação, essenciais ao processo de letramento literário, além de levantar questões que permitiram analisar e direcionar a prática docente visando a formação de uma comunidade de leitores, com acesso a atividades que primem pela experiência estética dos textos literários.This research is concentrated in the area of Languages and Letters of the Professional Master’s Program - PROFLETRAS of UFTM - Campus Uberaba, being in convergence with the literary literacy and its precepts, therefore it aims to contribute for the best performance of this cultural asset that is the literary reading and that many times, even at school, which is, par excellence, the space that must ensure that this distribution happens, encounters the most varied obstacles. The proposal entitled "The challenge of reframing the work with literature at school and promote the formation of reading communities", has as a general objective of analyzing the work with literary texts at the school where the research takes place, with a group of children from the 4th grade of Elementary School I. For this purpose, we prepared a questionnaire and applied it with some teachers responsible for the mediation work of the literary text and other servants who, in a more indirect way, also participate in this mediation assisting in the activities. With the students participating in this research, we applied a questionnaire in order to seek information about the presence of literary reading in their routines, as well as possible reading preferences, among other information. Both the questionnaire applied with the professionals and the one applied with the students constituted the phase of this research called Survey. The other phases entitled Reception, Motivation and Action continued through the performance of some activities with the students and the creation of a notebook with suggested activities related to the three children's literature books by writer Clarice Lispector that compose the corpus of this work: O mistério do coelho pensante, A vida íntima de Laura e A mulher que matou os peixes. Therefore, this research, besides its bibliographic nature, is ethnographic, based on the action-research methodology, which in turn took place through the data collection instruments mentioned above and whose results are found in chapters of this work, intended for the analysis of such results. Within the limits of this research, we can affirm that in each of the aforementioned phases, the activities carried out in them contributed to guide practices related to the reading of literary texts, considering the importance of the reader and his interaction in the act of reading, as well as the exercise of subjectivity and fabulation, essential to the literary literacy process, besides raising questions that allowed the analysis and direction of the teaching practice aiming at the formation of a community of readers, with access to activities that excel in the aesthetic experience of literary texts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalTABAK, Fani Miranda16719839802http://lattes.cnpq.br/2487581466860951BALDOINO, Adriana Morais de Sousa2022-07-12T12:34:11Z2021-02-262022-07-12T12:34:11Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-07-13T02:02:37Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-07-13T02:02:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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