Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Jordana Moreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1271
Resumo: As orientações realizadas pelos profissionais de saúde apenas no momento da alta hospitalar são insuficientes para o preparo e manejo do cuidado no domicílio. Com isso a tecnologia educativa aparece para auxiliar o processo de transição do hospital para o domicílio, no sentido de oferecer apoio e orientações aos pacientes que fazem uso de terapia de nutrição enteral. Objetivo: desenvolver e validar roteiro de vídeo educativo para orientar cuidados continuados com a sonda e nutrição enteral entre pessoas adultas e idosas em alta hospitalar. Método: Estudo metodológico para a produção tecnológica com desenvolvimento da pesquisa composta por: revisão integrativa da literatura, estudo qualitativo com técnica de oficina por grupo focal, produção de roteiro de vídeo, validação de conteúdo audiovisual por peritos e análise da validação. Participaram da validação 14 pessoas sendo 11 juízes de conteúdo e 3 juízes técnicos. A verificação da relevância do roteiro foi medida pelo Índice de Validade de Conteúdo maior que 0,8. Resultados: realizado uma revisão integrativa da literatura, onde foram identificados 500 artigos nas bases de dados selecionadas, e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, incluiu-se 6 artigos no estudo. Realizou-se também a pesquisa qualitativa e os achados desta, juntamente com os estudos incluídos na revisão integrativa forneceram a base para a construção do roteiro. Desta forma, o conteúdo do roteiro foi distribuído em duas colunas: a primeira está relacionada aos aspectos visuais, já a segunda está relacionada ao áudio. A validação do roteiro foi alcançada com valores consideráveis e com sugestões construtivas dos juízes especialistas. Conclusão: o roteiro se mostrou pelos juízes especialistas como explicativo, importante e adequado, e considerado, assim, uma ótima ferramenta para construção do vídeo que auxiliará a prática do nutricionista quanto à alta hospitalar de pacientes em uso de dieta enteral, sendo capaz de promover ações de educação em saúde no momento da alta hospitalar mediante os cuidados domiciliares.
id UFTM_1a7f997fafb4fd980cc7277b039d2c08
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1271
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliarNutrição enteral.Assistência domiciliar.Intubação gastrointestinal.Enteral nutrition.Home assistance.Gastrointestinal intubation.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMAs orientações realizadas pelos profissionais de saúde apenas no momento da alta hospitalar são insuficientes para o preparo e manejo do cuidado no domicílio. Com isso a tecnologia educativa aparece para auxiliar o processo de transição do hospital para o domicílio, no sentido de oferecer apoio e orientações aos pacientes que fazem uso de terapia de nutrição enteral. Objetivo: desenvolver e validar roteiro de vídeo educativo para orientar cuidados continuados com a sonda e nutrição enteral entre pessoas adultas e idosas em alta hospitalar. Método: Estudo metodológico para a produção tecnológica com desenvolvimento da pesquisa composta por: revisão integrativa da literatura, estudo qualitativo com técnica de oficina por grupo focal, produção de roteiro de vídeo, validação de conteúdo audiovisual por peritos e análise da validação. Participaram da validação 14 pessoas sendo 11 juízes de conteúdo e 3 juízes técnicos. A verificação da relevância do roteiro foi medida pelo Índice de Validade de Conteúdo maior que 0,8. Resultados: realizado uma revisão integrativa da literatura, onde foram identificados 500 artigos nas bases de dados selecionadas, e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, incluiu-se 6 artigos no estudo. Realizou-se também a pesquisa qualitativa e os achados desta, juntamente com os estudos incluídos na revisão integrativa forneceram a base para a construção do roteiro. Desta forma, o conteúdo do roteiro foi distribuído em duas colunas: a primeira está relacionada aos aspectos visuais, já a segunda está relacionada ao áudio. A validação do roteiro foi alcançada com valores consideráveis e com sugestões construtivas dos juízes especialistas. Conclusão: o roteiro se mostrou pelos juízes especialistas como explicativo, importante e adequado, e considerado, assim, uma ótima ferramenta para construção do vídeo que auxiliará a prática do nutricionista quanto à alta hospitalar de pacientes em uso de dieta enteral, sendo capaz de promover ações de educação em saúde no momento da alta hospitalar mediante os cuidados domiciliares.The guidelines provided by health professionals only at the time of hospital discharge are insufficient for the preparation and management of care at home. As a result, educational technology appears to assist the process of transition from hospital to home, in the sense of offering support and guidance to patients using enteral nutrition therapy. Objective: to develop and validate an educational video script to guide continued care with the tube and enteral nutrition among adult and elderly people discharged from hospital. Method: Methodological study for technological production with development of research composed of integrative literature review, qualitative study with workshop technique by focus group, production of video script, validation of audiovisual content by experts and analysis of validation. 14 people participated in the validation, being 11 content judges and 3 technical judges. The verification of the relevance of the script was measured by the Content Validity Index greater than 0.8. Results: an integrative literature review was carried out, where 500 articles were identified in the selected databases, and after the application of the eligibility criteria, 6 articles were included in the study. Qualitative research was also carried out and its findings, together with the studies included in the integrative review, provided the basis for the construction of the script. Thus, the content of the script was distributed in two columns: the first is related to visual aspects, the second is related to audio. The validation of the script was achieved with considerable valuesand with constructive suggestions from the expert judges. Conclusion: the script was shown by the expert judges as explanatory, important and appropriate, and considered, therefore, a great tool for the construction of the video that will assist the nutritionist's practice regarding hospital discharge of patients using enteral diet, beingable to promote health education actions at the time of hospital discharge through home care.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeFERREIRA, Lucia Aparecida83403868834http://lattes.cnpq.br/6530122027138493ALMEIDA, Jordana Moreira de2022-07-05T18:04:24Z2021-05-062022-07-05T18:04:24Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1271porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-07-06T02:02:27Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-07-06T02:02:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliar
title Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliar
spellingShingle Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliar
ALMEIDA, Jordana Moreira de
Nutrição enteral.
Assistência domiciliar.
Intubação gastrointestinal.
Enteral nutrition.
Home assistance.
Gastrointestinal intubation.
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
title_short Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliar
title_full Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliar
title_fullStr Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliar
title_full_unstemmed Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliar
title_sort Produção e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliar
author ALMEIDA, Jordana Moreira de
author_facet ALMEIDA, Jordana Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA, Lucia Aparecida
83403868834
http://lattes.cnpq.br/6530122027138493
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Jordana Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Nutrição enteral.
Assistência domiciliar.
Intubação gastrointestinal.
Enteral nutrition.
Home assistance.
Gastrointestinal intubation.
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic Nutrição enteral.
Assistência domiciliar.
Intubação gastrointestinal.
Enteral nutrition.
Home assistance.
Gastrointestinal intubation.
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
description As orientações realizadas pelos profissionais de saúde apenas no momento da alta hospitalar são insuficientes para o preparo e manejo do cuidado no domicílio. Com isso a tecnologia educativa aparece para auxiliar o processo de transição do hospital para o domicílio, no sentido de oferecer apoio e orientações aos pacientes que fazem uso de terapia de nutrição enteral. Objetivo: desenvolver e validar roteiro de vídeo educativo para orientar cuidados continuados com a sonda e nutrição enteral entre pessoas adultas e idosas em alta hospitalar. Método: Estudo metodológico para a produção tecnológica com desenvolvimento da pesquisa composta por: revisão integrativa da literatura, estudo qualitativo com técnica de oficina por grupo focal, produção de roteiro de vídeo, validação de conteúdo audiovisual por peritos e análise da validação. Participaram da validação 14 pessoas sendo 11 juízes de conteúdo e 3 juízes técnicos. A verificação da relevância do roteiro foi medida pelo Índice de Validade de Conteúdo maior que 0,8. Resultados: realizado uma revisão integrativa da literatura, onde foram identificados 500 artigos nas bases de dados selecionadas, e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, incluiu-se 6 artigos no estudo. Realizou-se também a pesquisa qualitativa e os achados desta, juntamente com os estudos incluídos na revisão integrativa forneceram a base para a construção do roteiro. Desta forma, o conteúdo do roteiro foi distribuído em duas colunas: a primeira está relacionada aos aspectos visuais, já a segunda está relacionada ao áudio. A validação do roteiro foi alcançada com valores consideráveis e com sugestões construtivas dos juízes especialistas. Conclusão: o roteiro se mostrou pelos juízes especialistas como explicativo, importante e adequado, e considerado, assim, uma ótima ferramenta para construção do vídeo que auxiliará a prática do nutricionista quanto à alta hospitalar de pacientes em uso de dieta enteral, sendo capaz de promover ações de educação em saúde no momento da alta hospitalar mediante os cuidados domiciliares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-06
2021-05-06
2022-07-05T18:04:24Z
2022-07-05T18:04:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1271
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221132598771712