O fenômeno corpo/corporeidade no discurso dos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física no Triângulo Mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, Weisiana Santana de Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/878
Resumo: Esta dissertação de mestrado, que versa sobre a compreensão de corpo/corporeidade, teve por objetivo geral analisar o discurso sobre o entendimento do fenômeno corpo/corporeidade junto aos alunos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física. Para alcançar o objetivo estabelecido, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: (a) identificar se há ainda uma concepção dualista de corpo/mente nos discursos dos alunos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física; (b) reconhecer pontos de convergência e/ou de divergência entre os discursos de alunos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física. Esta pesquisa qualitativa, de corte transversal e de cunho descritivo, foi realizada em campi universitários localizados na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, junto a duas licenciaturas em Educação Física. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista com questões abertas, que reuniu duas perguntas geradoras: 1a) O que é corpo para você?; e 2a) Como você exercita sua ação profissional junto ao aluno no desenvolvimento dos conteúdos aprendidos no Curso de Graduação? A Análise de Conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado foi a escolhida e a empregada para a construção dos resultados. A coleta dos dados foi realizada nos dias 01/11/2018 e 21/11/2018. Participaram da pesquisa 41 concluintes de cursos de Licenciatura em Educação Física. Deste total, temos 13 mulheres e 28 homens, com idades entre 19 e 39 anos. As respostas presentes nas entrevistas confirmaram uma visão de corpo voltada para a parte biológica, ignorando que somos seres corpóreos e que o corpo deve ser trabalhado como um todo, ao contrário de uma máquina. Tal asserção nos leva a confirmar a concepção dualista de corpo/mente, apresentada nos pontos de convergência e/ou de divergência estabelecidos pelos objetivos do estudo. Na primeira pergunta geradora da pesquisa foi apresentada uma unidade de significado, a qual teve uma convergência de quase 50% das respostas, mencionando o corpo como algo que poderia ser aperfeiçoado, “uma máquina” que precisa de ajuste para alcançar um padrão na sociedade. Em contrapartida, tivemos 31,70% dos participantes falando que o corpo/corporeidade pode ser visto como “movimentos” dos seres humanos. Já na segunda pergunta, tivemos uma surpresa ao ver que apenas 39,02% dos concluintes mencionaram a importância de planejar as aulas e fazer uma especialização. Mas, o que realmente nos chamou atenção foi ver que três participantes da pesquisa ainda não tinham passado pela experiência de atuação na docência. Em síntese, consideramos que descortinar a compreensão de corpo/corporeidade, oriunda de licenciandos concluintes em cursos da área, pode ser um passo para uma melhor formação inicial e, por consequência, uma melhor qualidade na seleção de conteúdos e planejamento curricular na prática pedagógica da Educação Física no contexto escolar.
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spelling O fenômeno corpo/corporeidade no discurso dos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física no Triângulo MineiroCorpo.Corporeidade.Alunos concluintes.Licenciatura em Educação Física.Triângulo Mineiro.Body.Corporeality.Final students.Degree in Physical Education.Triângulo Mineiro.Educação FísicaEsta dissertação de mestrado, que versa sobre a compreensão de corpo/corporeidade, teve por objetivo geral analisar o discurso sobre o entendimento do fenômeno corpo/corporeidade junto aos alunos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física. Para alcançar o objetivo estabelecido, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: (a) identificar se há ainda uma concepção dualista de corpo/mente nos discursos dos alunos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física; (b) reconhecer pontos de convergência e/ou de divergência entre os discursos de alunos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física. Esta pesquisa qualitativa, de corte transversal e de cunho descritivo, foi realizada em campi universitários localizados na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, junto a duas licenciaturas em Educação Física. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista com questões abertas, que reuniu duas perguntas geradoras: 1a) O que é corpo para você?; e 2a) Como você exercita sua ação profissional junto ao aluno no desenvolvimento dos conteúdos aprendidos no Curso de Graduação? A Análise de Conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado foi a escolhida e a empregada para a construção dos resultados. A coleta dos dados foi realizada nos dias 01/11/2018 e 21/11/2018. Participaram da pesquisa 41 concluintes de cursos de Licenciatura em Educação Física. Deste total, temos 13 mulheres e 28 homens, com idades entre 19 e 39 anos. As respostas presentes nas entrevistas confirmaram uma visão de corpo voltada para a parte biológica, ignorando que somos seres corpóreos e que o corpo deve ser trabalhado como um todo, ao contrário de uma máquina. Tal asserção nos leva a confirmar a concepção dualista de corpo/mente, apresentada nos pontos de convergência e/ou de divergência estabelecidos pelos objetivos do estudo. Na primeira pergunta geradora da pesquisa foi apresentada uma unidade de significado, a qual teve uma convergência de quase 50% das respostas, mencionando o corpo como algo que poderia ser aperfeiçoado, “uma máquina” que precisa de ajuste para alcançar um padrão na sociedade. Em contrapartida, tivemos 31,70% dos participantes falando que o corpo/corporeidade pode ser visto como “movimentos” dos seres humanos. Já na segunda pergunta, tivemos uma surpresa ao ver que apenas 39,02% dos concluintes mencionaram a importância de planejar as aulas e fazer uma especialização. Mas, o que realmente nos chamou atenção foi ver que três participantes da pesquisa ainda não tinham passado pela experiência de atuação na docência. Em síntese, consideramos que descortinar a compreensão de corpo/corporeidade, oriunda de licenciandos concluintes em cursos da área, pode ser um passo para uma melhor formação inicial e, por consequência, uma melhor qualidade na seleção de conteúdos e planejamento curricular na prática pedagógica da Educação Física no contexto escolar.This Master's thesis, which deals with the comprehension of body/corporeality, has the general aim of analyzing the discourse about the understanding of the body/corporeality phenomenon together with the final students of undergraduate courses in Physical Education. In order to reach the established aim, the following specific aims were elaborated: (a) to identify if there is still a dualistic conception of body/mind in the speeches of the graduating students of undergraduate courses in Physical Education; (b) to recognize points of convergence and or divergence between the speeches of graduating students of undergraduate courses in Physical Education. This qualitative, cross – sectional and descriptive study was carried out on university campuses located in the Triângulo Mineiro region, Minas Gerais, together with two undergraduate degrees in Physical Education. The research instrument used was the interview with open questions, which gathered two questions: 1a) What is body for you?; and 2a) How do you exercise your professional action with the students in the development of the contents learned in the Undergraduate Course? The technique of elaboration and analysis of meaning units was chosen and used to construct the results. Data collection was performed on 01/11/2018 and 21/11/2018. Thirty-one undergraduate students in Physical Education participated in the research. Of this total, we have 13 women and 28 men, between the ages of 19 and 39 years. The answers present in the interviews confirmed a body vision focused on the biological part, ignoring that we are corporeal beings and that the body must be worked as a whole, unlike a machine. Such assertion leads us to confirm the dualistic conception of body/mind, presented at the points of convergence and or divergence established by the objectives of the study. In the first question of the research a meaning unit was presented, which had a convergence of almost 50% of the answers, mentioning the body as something that could be improved, "a machine" that needs adjustment to reach a standard in society. In contrast, we had 31.70% of participants saying that the body/ corporeality can be seen as "movements" of humans. Already in the second question, we were surprised to see that only 39.02% of the students mentioned the importance of planning the classes and doing a specialization. But what really caught our attention was to see that three participants in the research had not yet passed through the experience of teaching. In summary, we consider that to understand body/corporeality, from graduating students in courses in the area, can be a step towards a better initial formation and, consequently, a better quality in the selection of contents and curricular planning in the pedagogical practice of the Physical Education in school context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaMOREIRA, Wagner Wey48504556891http://lattes.cnpq.br/5798244047692726BOTELHO , Rafael Guimarães08870099725http://lattes.cnpq.br/8870540362781423PAIVA, Weisiana Santana de Castro2019-10-14T18:15:53Z2019-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPAIVA, Weisiana Santana de Castro. O fenômeno corpo/corporeidade no discurso dos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física no Triângulo Mineiro. 2019. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/878porBASE nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, [2018]. Versão final. BENTO, J. O. Desporto: discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física; Campinas: UNICAMP – Centro de Estudos Avançados, 2013. (Coleção CEAv Esporte, 2). BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial: República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. 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dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Weisiana Santana de Castro. O fenômeno corpo/corporeidade no discurso dos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física no Triângulo Mineiro. 2019. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/878
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