Desenvolvimento de aplicativo para dimensionamento de equipamentos de filtração da indústria química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Paulo Victor da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1198
Resumo: A sociedade atual vive em busca constante por novas ferramentas e tecnologias que impulsionam tanto pesquisas científicas como novos empreendimentos e carreiras. Estas inovações são aplicáveis no cotidiano com o objetivo de facilitar e agilizar nossas atividades e mostram-se essenciais em vários contextos, seja na reestruturação de uma sala de aula com seus novos métodos de ensino ou no fornecimento de respostas em tempo hábil para que profissionais tomem decisões baseadas em simulações. A história mostra que a evolução e adaptação de métodos de ensino ocorrem gradualmente. Contudo, momentos disruptivos nos trazem uma perspectiva de maior atenção e urgência para determinadas soluções. O aplicativo proposto pelo trabalho, denominado ADSI-F (Aplicativo de Dimensionamento e Simulação Industrial – Módulo Equipamentos de Filtração), é uma ferramenta de auxílio ao projeto de equipamentos de filtração da Engenharia Química. Destinado ao uso acadêmico e profissional, o aplicativo oferece um layout intuitivo, o que facilita sua utilização pelos usuários, além de se adequar ao processamento da simulação de acordo com o perfil (mais informativo ou objetivo, respectivamente). Decidiu-se pela aplicação dentro da área de filtração por se tratar de uma das Operações Unitárias, área essencial dentro da Indústria e processamento de materiais. A revisão de literatura indicou problemas quanto à evasão de alunos devido a esta disciplina, de sorte que uma boa solução encontrada seria a adequação da grade curricular com uso das TICs para facilitar a compreensão do conteúdo.
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spelling Desenvolvimento de aplicativo para dimensionamento de equipamentos de filtração da indústria químicaInovação.Aplicativo.Ensino.Simulação.Dimensionamento.Engenharia Química.Operações unitárias.FiltraçãoInnovation.App.Learning.Simulation.Sizing.Chemical Engineering.Unit operations.FiltrationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA sociedade atual vive em busca constante por novas ferramentas e tecnologias que impulsionam tanto pesquisas científicas como novos empreendimentos e carreiras. Estas inovações são aplicáveis no cotidiano com o objetivo de facilitar e agilizar nossas atividades e mostram-se essenciais em vários contextos, seja na reestruturação de uma sala de aula com seus novos métodos de ensino ou no fornecimento de respostas em tempo hábil para que profissionais tomem decisões baseadas em simulações. A história mostra que a evolução e adaptação de métodos de ensino ocorrem gradualmente. Contudo, momentos disruptivos nos trazem uma perspectiva de maior atenção e urgência para determinadas soluções. O aplicativo proposto pelo trabalho, denominado ADSI-F (Aplicativo de Dimensionamento e Simulação Industrial – Módulo Equipamentos de Filtração), é uma ferramenta de auxílio ao projeto de equipamentos de filtração da Engenharia Química. Destinado ao uso acadêmico e profissional, o aplicativo oferece um layout intuitivo, o que facilita sua utilização pelos usuários, além de se adequar ao processamento da simulação de acordo com o perfil (mais informativo ou objetivo, respectivamente). Decidiu-se pela aplicação dentro da área de filtração por se tratar de uma das Operações Unitárias, área essencial dentro da Indústria e processamento de materiais. A revisão de literatura indicou problemas quanto à evasão de alunos devido a esta disciplina, de sorte que uma boa solução encontrada seria a adequação da grade curricular com uso das TICs para facilitar a compreensão do conteúdo.The actual society lives in constant search for new tools and technologies which can boost not only scientific research but also entrepreneurship and new careers. Those innovations are applied on our daily basis to facilitate and streamline our activities, shows itself as essential for a great variety of contexts, like on classroom restructure with its new learning methods or providing timely answers to professionals for making decisions based on simulations. History has showed that learning methods’ evolution and adaptation are made gradually. However, disruptive moments could bring us higher attention and urgency to new perspective and determined solutions. The app proposed in this work, called ADSI-F (Industrial Scaling-up and Simulation App – Filtration Equipment’s Module) is an auxiliar tool on Chemical Engineering’s filtration equipment’s project. Destined for both academical and professional purposes, the app offers an intuitive layout, which facilitate users’ manipulation, besides of adjusting the simulation’s processing according to the type of user profile (either more informative or objective, respectively). It was decided its application into the filtration area because it is one of the Unit Operations at Chemical Engineering (essential area inside Industry and material processing). The literature revision had indicated not only issues related to students’ evasion because of this discipline, but also that a good solution would be scholar curriculum adequacy with the use of ICTs to facilitate content comprehension.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaSANTOS, Kássia Graciele dos05897527660http://lattes.cnpq.br/9680475824447820FREITAS, Paulo Victor da Silva2022-06-06T17:58:01Z2022-02-182022-06-06T17:58:01Z2022-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-07T02:02:36Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-07T02:02:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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