Análise da produção de pesquisas de Enfermagem e estratégia para o fortalecimento de sua utilização em hospital de ensino do Triângulo Mineiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/407 |
Resumo: | A utilização de pesquisas na prática tem sido induzida por órgãos internacionais há mais de 20 anos. Mesmo frente ao benefício para o controle de custos, qualidade assistencial e segurança do paciente, a implementação da Prática Baseada em Evidências tem se apresentado como um complexo desafio à Enfermagem, mundialmente. Objetivou-se analisar a produção e a utilização de pesquisas de Enfermagem em um Hospital Público de Ensino do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma pesquisa por métodos mistos, composta por quatro fases. Na fase diagnóstica, estudo exploratório-descritivo, foram caracterizadas as pesquisas realizadas por levantamento de dados no setor de registro obrigatório do hospital, e o perfil dos pesquisadores coordenadores e das estratégias de translação empreendidas por eles, através de uma entrevista semiestruturada. Concomitante, foram analisadas as competências (Evidence-Based Practice Questionnaire) e barreiras (The Barriers to research utilization Scale) à Prática Baseada em Evidências na Comunidade de enfermeiros do contexto. Subsequentemente, descreveu-se a intervenção, orientada pela Teoria de Difusão da Inovação e pela hermenêutica-dialética, para a problematização desta prática entre lideranças de enfermagem e o engajamento da autarquia hospitalar na legitimação do processo. A integração dos resultados das etapas anteriores permitiu a elaboração de um modelo que conciliasse a utilização de pesquisas nesta instituição. Os resultados apresentaram 99 projetos de pesquisas desenvolvidos no cenário por estarem vinculados aos programas de pós-graduação (51,3%) ou graduação (38,2%). Pesquisas experimentais ou quase-experimentais compunham apenas 5,3%. Entre os pesquisadores coordenadores, n=36 apresentavam elevada titulação (69,4%), e 57.6% atuavam na instituição há mais de 10 anos. As áreas de conhecimento da Enfermagem médico-cirúrgica (28,9%) e gestão-gerenciamento (23,7%) e os temas relacionados à percepção e conhecimento sobre o processo saúde-doença (34,5%) e descrição do perfil epidemiológico (13,1%), foram mais frequentes. Entretanto, a translação das pesquisas não foi empreendida. Entre a comunidade de 105 enfermeiros, docentes/pesquisadores e estudantes apresentaram melhor competência para utilização de pesquisas que os gerentes hospitalares (p<0,001). A percepção das barreiras foi comum aos grupos, como poucas e moderadas, variando entre o primeiro e o ponto médio da escala. A intervenção foi conduzida por equipe com expertise no tema e na organização de Oficinas por grupo focal. Participaram lideranças estratégicas – todos os enfermeiros chefes das unidades de internação (n=18). Técnicas empreendidas viabilizaram a oportunidade de eles exporem a realidade prática e suas potencialidades para mudança da realidade do hospital. Abordagens dialéticas permitiram o engajamento dos tomadores de decisão, legitimadores do processo, resultando em agenda de compromissos institucional para a utilização de pesquisas na prática dos enfermeiros. Frente a integração dos resultados, foi proposto um modelo cujas etapas abordam aspectos que condicionaram a utilização da pesquisa como apoiadora à resolução de problemas deste hospital público de ensino. A identificação do distanciamento entre pesquisa e prática em documentos regimentares da instituição, o valor positivo da pesquisa para Comunidades de enfermeiros e as proposições dialéticas empreendidas foram aspectos viabilizadores dessa construção, contribuindo, assim, para o incremento da produção nacional sobre a temática. |
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Análise da produção de pesquisas de Enfermagem e estratégia para o fortalecimento de sua utilização em hospital de ensino do Triângulo MineiroEnfermagem baseada em evidências.Pesquisa em Enfermagem.Hospitais de ensino.Evidence-based nursing.Nursing Research.Hospitals, teaching.EnfermagemA utilização de pesquisas na prática tem sido induzida por órgãos internacionais há mais de 20 anos. Mesmo frente ao benefício para o controle de custos, qualidade assistencial e segurança do paciente, a implementação da Prática Baseada em Evidências tem se apresentado como um complexo desafio à Enfermagem, mundialmente. Objetivou-se analisar a produção e a utilização de pesquisas de Enfermagem em um Hospital Público de Ensino do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma pesquisa por métodos mistos, composta por quatro fases. Na fase diagnóstica, estudo exploratório-descritivo, foram caracterizadas as pesquisas realizadas por levantamento de dados no setor de registro obrigatório do hospital, e o perfil dos pesquisadores coordenadores e das estratégias de translação empreendidas por eles, através de uma entrevista semiestruturada. Concomitante, foram analisadas as competências (Evidence-Based Practice Questionnaire) e barreiras (The Barriers to research utilization Scale) à Prática Baseada em Evidências na Comunidade de enfermeiros do contexto. Subsequentemente, descreveu-se a intervenção, orientada pela Teoria de Difusão da Inovação e pela hermenêutica-dialética, para a problematização desta prática entre lideranças de enfermagem e o engajamento da autarquia hospitalar na legitimação do processo. A integração dos resultados das etapas anteriores permitiu a elaboração de um modelo que conciliasse a utilização de pesquisas nesta instituição. Os resultados apresentaram 99 projetos de pesquisas desenvolvidos no cenário por estarem vinculados aos programas de pós-graduação (51,3%) ou graduação (38,2%). Pesquisas experimentais ou quase-experimentais compunham apenas 5,3%. Entre os pesquisadores coordenadores, n=36 apresentavam elevada titulação (69,4%), e 57.6% atuavam na instituição há mais de 10 anos. As áreas de conhecimento da Enfermagem médico-cirúrgica (28,9%) e gestão-gerenciamento (23,7%) e os temas relacionados à percepção e conhecimento sobre o processo saúde-doença (34,5%) e descrição do perfil epidemiológico (13,1%), foram mais frequentes. Entretanto, a translação das pesquisas não foi empreendida. Entre a comunidade de 105 enfermeiros, docentes/pesquisadores e estudantes apresentaram melhor competência para utilização de pesquisas que os gerentes hospitalares (p<0,001). A percepção das barreiras foi comum aos grupos, como poucas e moderadas, variando entre o primeiro e o ponto médio da escala. A intervenção foi conduzida por equipe com expertise no tema e na organização de Oficinas por grupo focal. Participaram lideranças estratégicas – todos os enfermeiros chefes das unidades de internação (n=18). Técnicas empreendidas viabilizaram a oportunidade de eles exporem a realidade prática e suas potencialidades para mudança da realidade do hospital. Abordagens dialéticas permitiram o engajamento dos tomadores de decisão, legitimadores do processo, resultando em agenda de compromissos institucional para a utilização de pesquisas na prática dos enfermeiros. Frente a integração dos resultados, foi proposto um modelo cujas etapas abordam aspectos que condicionaram a utilização da pesquisa como apoiadora à resolução de problemas deste hospital público de ensino. A identificação do distanciamento entre pesquisa e prática em documentos regimentares da instituição, o valor positivo da pesquisa para Comunidades de enfermeiros e as proposições dialéticas empreendidas foram aspectos viabilizadores dessa construção, contribuindo, assim, para o incremento da produção nacional sobre a temática.The use of research in practice has been encouraged by international bodies for more than 20 years. Even in view of the benefit to cost control, quality of care, and patient safety, the implementation of Evidence Based Practice has presented itself as a complex challenge to Nursing worldwide. The aim of this study was to analyze the production and use of Nursing research in a Public Teaching hospital in the Triângulo Mineiro. It is a research conducted with mixed methods and made up of four phases. In the diagnostic phase, an exploratory-descriptive study, the researches carried out by data collection in the mandatory record keeping sector of the hospital were characterized, as well as the profile of the research coordinators and the strategies of theory-to-practice translation used by them, assessed through a semi-structured interview. At the same time, competencies (Evidence-Based Practice Questionnaire) and barriers (The Barriers to research utilization Scale) were analyzed in the context of Evidence-Based Practice among Community Nurses. Subsequently, intervention was described, guided by the Theory of Diffusion of Innovation and dialectichermeneutics, to problematize this practice among nursing leaders and engage the hospital authority to legitimize the process. The integration of the results of the previous stages allowed for the elaboration of a model that conciliated the use of research in this institution. Results presented 99 research projects developed in the setting because they were linked to postgraduate (51.3%) or undergraduate programs (38.2%). Experimental or quasi-experimental research consisted of only 5.3%. Among the research coordinators (n = 36), 69.4% had superior titles, and 57.6% had been in the institution for more than 10 years. The fields of knowledge of Medical-surgical nursing (28.9%), Administration-management nursing (23.7%), and the subjects related to perception and knowledge about the health-disease process (34.5%) and description of the epidemiological profile (13.1%) were more frequent. However, the translation of the research into practice was not undertaken. Among the community of 105 nurses, teachers/researchers and students presented to be more competent for research utilization than hospital managers (p<0.001). The groups had a similar perception of barriers, which were few and moderate, ranging from the lowest to the middle point of the scale. The intervention was conducted by a team with expertise on the theme and in the organization of Workshops by focal groups. Strategic leaders participated - all nurses who were heads of the hospitalization units (n = 18). The techniques undertaken enabled them to expose the practical reality and its potential to change the reality of the hospital. Dialectical approaches allowed the decision makers to engage, legitimizing the process, resulting in an agenda of institutional commitments for the use of research in the practice of nurses. In view of the integration of the results, a model was proposed whose phases address aspects that conditioned the use of the research as a support to solve problems of this public teaching hospital. The identification of the distance between research and practice in regimental documents of the institution, the positive value of the research for Nurses and the dialectical propositions undertaken were aspects that enabled this construction. Contributing, therefore, to the increase of the national production on the subject.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeIwamoto, Helena Hemiko74443313634CAMARGO, Fernanda Carolina2017-10-02T18:26:41Z2017-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfCAMARGO, Fernanda Carolina. Análise da produção de pesquisas de Enfermagem e estratégia para o fortalecimento de sua utilização em hospital de ensino do Triângulo Mineiro. 2017. 186f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/407porABAD-CORPA, E. et al. Avaliação da efetividade da aplicação de evidências por meio de pesquisa-ação-participante em uma unidade de enfermagem hematológica. Rev. 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Análise da produção de pesquisas de Enfermagem e estratégia para o fortalecimento de sua utilização em hospital de ensino do Triângulo Mineiro CAMARGO, Fernanda Carolina Enfermagem baseada em evidências. Pesquisa em Enfermagem. Hospitais de ensino. Evidence-based nursing. Nursing Research. Hospitals, teaching. Enfermagem |
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Enfermagem baseada em evidências. Pesquisa em Enfermagem. Hospitais de ensino. Evidence-based nursing. Nursing Research. Hospitals, teaching. Enfermagem |
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A utilização de pesquisas na prática tem sido induzida por órgãos internacionais há mais de 20 anos. Mesmo frente ao benefício para o controle de custos, qualidade assistencial e segurança do paciente, a implementação da Prática Baseada em Evidências tem se apresentado como um complexo desafio à Enfermagem, mundialmente. Objetivou-se analisar a produção e a utilização de pesquisas de Enfermagem em um Hospital Público de Ensino do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma pesquisa por métodos mistos, composta por quatro fases. Na fase diagnóstica, estudo exploratório-descritivo, foram caracterizadas as pesquisas realizadas por levantamento de dados no setor de registro obrigatório do hospital, e o perfil dos pesquisadores coordenadores e das estratégias de translação empreendidas por eles, através de uma entrevista semiestruturada. Concomitante, foram analisadas as competências (Evidence-Based Practice Questionnaire) e barreiras (The Barriers to research utilization Scale) à Prática Baseada em Evidências na Comunidade de enfermeiros do contexto. Subsequentemente, descreveu-se a intervenção, orientada pela Teoria de Difusão da Inovação e pela hermenêutica-dialética, para a problematização desta prática entre lideranças de enfermagem e o engajamento da autarquia hospitalar na legitimação do processo. A integração dos resultados das etapas anteriores permitiu a elaboração de um modelo que conciliasse a utilização de pesquisas nesta instituição. Os resultados apresentaram 99 projetos de pesquisas desenvolvidos no cenário por estarem vinculados aos programas de pós-graduação (51,3%) ou graduação (38,2%). Pesquisas experimentais ou quase-experimentais compunham apenas 5,3%. Entre os pesquisadores coordenadores, n=36 apresentavam elevada titulação (69,4%), e 57.6% atuavam na instituição há mais de 10 anos. As áreas de conhecimento da Enfermagem médico-cirúrgica (28,9%) e gestão-gerenciamento (23,7%) e os temas relacionados à percepção e conhecimento sobre o processo saúde-doença (34,5%) e descrição do perfil epidemiológico (13,1%), foram mais frequentes. Entretanto, a translação das pesquisas não foi empreendida. Entre a comunidade de 105 enfermeiros, docentes/pesquisadores e estudantes apresentaram melhor competência para utilização de pesquisas que os gerentes hospitalares (p<0,001). A percepção das barreiras foi comum aos grupos, como poucas e moderadas, variando entre o primeiro e o ponto médio da escala. A intervenção foi conduzida por equipe com expertise no tema e na organização de Oficinas por grupo focal. Participaram lideranças estratégicas – todos os enfermeiros chefes das unidades de internação (n=18). Técnicas empreendidas viabilizaram a oportunidade de eles exporem a realidade prática e suas potencialidades para mudança da realidade do hospital. Abordagens dialéticas permitiram o engajamento dos tomadores de decisão, legitimadores do processo, resultando em agenda de compromissos institucional para a utilização de pesquisas na prática dos enfermeiros. Frente a integração dos resultados, foi proposto um modelo cujas etapas abordam aspectos que condicionaram a utilização da pesquisa como apoiadora à resolução de problemas deste hospital público de ensino. A identificação do distanciamento entre pesquisa e prática em documentos regimentares da instituição, o valor positivo da pesquisa para Comunidades de enfermeiros e as proposições dialéticas empreendidas foram aspectos viabilizadores dessa construção, contribuindo, assim, para o incremento da produção nacional sobre a temática. |
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2017 |
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CAMARGO, Fernanda Carolina. Análise da produção de pesquisas de Enfermagem e estratégia para o fortalecimento de sua utilização em hospital de ensino do Triângulo Mineiro. 2017. 186f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017. http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/407 |
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CAMARGO, Fernanda Carolina. Análise da produção de pesquisas de Enfermagem e estratégia para o fortalecimento de sua utilização em hospital de ensino do Triângulo Mineiro. 2017. 186f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017. |
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