Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling A constituição da identidade profissional de professores iniciantes de Ciências e Biologia: um estudo com egressos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)Identidade Docente.Saberes Docentes.Professor de Ciências e Biologia.Teaching identity.Teaching Knowledge.Sciences and Biology Teacher.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO entendimento dos processos formativos vividos por professores de Ciências e Biologia e a definição dos conhecimentos profissionais que estão na base da atuação docente e a identidade dos professores aparecem como temas centrais em estudos sobre formação docente, especialmente a partir da década de 1980. Considerando o cenário dos estudos da temática, o desenvolvimento desta pesquisa foi delineado a partir do questionamento central: Como se configura a identidade profissional do egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em diálogo com os seus saberes? Com a finalidade de responder a esse questionamento, elencou-se como objetivo principal do estudo compreender, a partir das percepções dos egressos, a constituição da identidade profissional do egresso da licenciatura em Ciências Biológicas considerando os seus saberes enquanto docentes. Para o desenvolvimento do trabalho, delineado no campo das Ciências Humanas, de natureza qualitativa e descritiva, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que atuam em algum segmento da área da Educação. Os dados foram interpretados à luz da teoria da Análise Textual Discursiva, a partir de três eixos de análise: (I) A Identidade Profissional do Licenciado em Ciências Biológicas; (II) Os Saberes Docentes do Professor de Ciências e Biologia e (III) A Formação Inicial em Diálogo com a Identidade Profissional e os Saberes Docentes. Dentro de cada eixo emergiram categorias fundamentais ao processo analítico. Os dados apontam que a identidade profissional é construída a partir das relações sociais, que essa identidade pode ser caracterizada como fluida e mutável a partir do contexto, das experiências que os professores vivenciam e dos saberes que os professores adquirem nos seus processos formativos. Além disso, a partir das análises ressalta-se a significativa contribuição da formação inicial para a constituição/construção da identidade e dos saberes dos professores.The understanding of the formative processes experienced by Sciences and Biology teachers and the definition of the professional knowledge that underlies the teaching performance and the teachers identity appear as central themes in studies about teacher education, especially since the 1980s. Considering the scenario of the thematic studies, the development of this research was delineated from the central question: How is the professional identity of the Biological Sciences undergraduate students configured in dialogue with their knowledge?. In order to answer this question, the main objective of the study was to understand, from the perceptions of the graduates, the constitution of the professional identity of the graduate of the degree in Biological Sciences considering their knowledge as teachers. For the development of the work, delineated in the field of the Human Sciences, in a qualitative and descriptive nature, semi-structured interviews were conducted with four students graduating from the Biological Sciences Undergraduate Course of Federal University of the Triângulo Mineiro (UFTM), who work in some segment in the Education area. The data were interpreted in the light of the Discursive Textual Analysis theory, from three axes of analysis: (I) The Professional Identity of the Biological Sciences students; (II) The Teaching Knowledge of the Sciences and Biology teachers and (III) The Initial Teacher Training in Dialogue with the Professional Identity and the Teaching Knowledge. Within each axis emerged categories fundamental to the analytic process. The data point out that the professional identity is built from social relations, that this identity can be characterized as fluid and changeable from the context, the experiences that the teachers experience and the knowledge that the teachers acquire in their formative processes. In addition, from the analysis, the significant contribution of initial teacher training to the constitution/construction of teachers' identity and knowledge is highlighted.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta35121012837http://lattes.cnpq.br/1037654075125918MELLINI, Carolina Kiyoko2022-06-28T13:53:46Z2019-02-212022-06-28T13:53:46Z2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-29T02:02:45Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-04-24T09:59:20.226913Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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