Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
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spelling Fatores críticos de sucesso do processo decisório numa instituição federal de ensino superior: o caso UFTMAdministração Pública.Processo decisório.Tomada de decisão.Universidade.Public Administration.Decision-making process.Decision making.University.Administração PúblicaA pesquisa buscou compreender a complexidade e o formato dos processos de tomada de decisão das instituições federais de ensino superior, em especial o executado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a identificação dos fatores críticos de sucesso para proposição de melhorias. O espectro de análise delimitou-se à alta gestão que, para este estudo, traduziu-se por meio das pró-reitorias e os institutos acadêmicos, em nível executivo, e o Conselho Universitário, em nível deliberativo. A pesquisa apresentou-se como descritiva e de natureza aplicada, considerando o fenômeno apresentado. Além disso, como método para coleta de dados, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental e o estudo de caso. Qualitativamente, foram realizadas entrevistas com os servidores que ocuparam os cargos de direção em nível 2 e 3 (CD2 e CD3) no período de 2014 a 2018. Os resultados demonstraram haver ineficiência do planejamento estratégico, o que o impossibilita de ser utilizado como subsídio à tomada de decisão. Além disso, percebeu-se que a regulamentação institucional possui grande importância e é um dos pontos-chave para a tomada de decisão dos gestores. Paralelamente, foi identificada necessidade de um programa de capacitação permanente para os gestores que, em sua maioria, são docentes de carreira que não possuem experiência em rotinas administrativas, comprometendo a qualidade do processo decisório. Organizacionalmente, a falta de regulamentação específica que discipline a organização e o funcionamento do Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade, mostrou-se um fator crítico que possibilita a ascensão de grupos de interesse e aumento de influências políticas nas principais decisões institucionais. Outrossim, a falta de um modelo de gestão padrão, com diretrizes gerais e ferramentas básicas de gestão reduzem a qualidade das decisões à medida que não estabelece um comportamento padrão dos gestores, deixando margem para que suas decisões sejam impelidas por fatores questionáveis ou precipuamente pessoais e políticos. A partir dos resultados, pôde-se inferir como fatores críticos de sucesso para o processo decisório da alta da gestão da UFTM: regulamentação institucional; organização e funcionamento do Conselho Universitário; qualificação dos gestores; ferramentas de apoio à gestão e o Planejamento Estratégico. Com base nisso, foram apresentadas propostas de intervenção de fácil entendimento e aplicabilidade, de forma que possam ser utilizadas gerencialmente pelo órgão de estudo.The research sought to understand the complexity and format of the decision-making processes of the federal institutions of higher education, especially the one performed at the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) and the identification of critical success factors for proposing improvements. The spectrum of analysis was limited to the senior management that, for this study, it was done through the pro-rectorships and the academic institutes at the executive level, and the University Council, at the deliberative level. The research was presented as descriptive and of an applied nature, considering the phenomenon presented. In addition, as a method for data collection, it was used bibliographical and documentary research and the case study. Qualitatively, interviews were carried out with the public employees that occupied management positions at levels 2 and 3 (CD2 and CD3) in the period from 2014 to 2018. The results showed that there is inefficiency of the strategic planning, which makes it impossible to be used as a resource to decision-making. In addition, it was noted that institutional regulation is of great importance and is one of the key points for managers' decision-making. At the same time, a need was identified for a permanent training program for managers who, for the most part, are career teachers who do not have any experience in administrative routines, compromising the quality of the decision-making process. Organizationally, the lack of specific regulations governing the organization and functioning of the University Council, the highest body of the University, has proved to be a critical factor that enables the rise of interest groups and the increase of political influences in the main institutional decisions. Furthermore, the lack of a standard management model with general guidelines and basic management tools reduces the quality of decisions as it does not establish a standard behavior of managers, leaving room for their decisions to be driven by doubtful factors, or mainly personal or political. From the results, then, it was possible to infer as critical success factors for the decision making process of UFTM management: institutional regulation; organization and functioning of the University Council; qualification of managers; tools to support management and Strategic Planning. Based on this, proposals of intervention of easy understanding and applicability have been presented, so that they can be used in a managerial way by the organ of study.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede NacionalMELO, Daniela de Castro01215638639http://lattes.cnpq.br/6156975969568772REIS, Ronald da Silva2019-07-09T18:49:39Z2019-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfREIS, Ronald da Silva. Fatores críticos de sucesso do processo decisório numa instituição federal de ensino superior: o caso UFTM. 2019. 151f . Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/751porAHMAD, Z. A. 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