O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALLO, Regina Lima Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1286
Resumo: O presente estudo buscou conhecer os dizeres de professores do ensino superior sobre seu início de carreira em uma instituição de ensino superior pública. O percurso teórico metodológico está fundamentado abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são onze docentes de diferentes áreas, com até três anos de experiência no magistério superior. As análises dos dados foram realizadas a partir dos princípios da análise de conteúdo e seguindo as orientações da técnica da categorização. O quadro teórico foi desenvolvido a partir de discussões e estudos sobre docência universitária, saberes docentes e prática reflexiva como componentes essenciais ao desenvolvimento profissional docente. A importância desse estudo justifica-se na necessidade de compreender os processos que perpassam a inserção do professor iniciante no contexto universitário e contribuir para o corpus de conhecimento relacionado à formação de professores para a educação superior. Os resultados da pesquisa indicam que: para a maioria dos professores entrevistados o interesse pela pesquisa teve grande influência na escolha pela profissão; ainfluência familiar, a autonomia e a flexibilidade da profissão docente também foram apontados como fatores que influenciaram suas escolhas. A maneira de ensinardos sujeitos da pesquisa é caracterizada pela repetição ou negação dos modelos vivenciados por eles e carregados de memórias afetivas; suas principais dificuldades estão ligadas às questões didático-pedagógicas e aos impasses na relação professor-aluno; sentem-se frustrados pela falta de apoio institucional para o desenvolvimento de pesquisas, e reconhecem a necessidade de uma formação pedagógica que contemple novas formas de ensinar e aprender que contribuam para a melhora de suaspráticas em sala de aulae para despertar o interessede seusalunos. A investigação aponta para a necessidade da acolhida e acompanhamento dos professores iniciantes e de programas formativos para os docentes do ensino superior.
id UFTM_37a6c7b2c55b0cd827fae9d53a858124
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1286
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docênciaDocência universitária.Cotidiano docente.Professor iniciante.Ensino superior.University tuition.Daily tuition.Beginner teacher.Tertiary education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo buscou conhecer os dizeres de professores do ensino superior sobre seu início de carreira em uma instituição de ensino superior pública. O percurso teórico metodológico está fundamentado abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são onze docentes de diferentes áreas, com até três anos de experiência no magistério superior. As análises dos dados foram realizadas a partir dos princípios da análise de conteúdo e seguindo as orientações da técnica da categorização. O quadro teórico foi desenvolvido a partir de discussões e estudos sobre docência universitária, saberes docentes e prática reflexiva como componentes essenciais ao desenvolvimento profissional docente. A importância desse estudo justifica-se na necessidade de compreender os processos que perpassam a inserção do professor iniciante no contexto universitário e contribuir para o corpus de conhecimento relacionado à formação de professores para a educação superior. Os resultados da pesquisa indicam que: para a maioria dos professores entrevistados o interesse pela pesquisa teve grande influência na escolha pela profissão; ainfluência familiar, a autonomia e a flexibilidade da profissão docente também foram apontados como fatores que influenciaram suas escolhas. A maneira de ensinardos sujeitos da pesquisa é caracterizada pela repetição ou negação dos modelos vivenciados por eles e carregados de memórias afetivas; suas principais dificuldades estão ligadas às questões didático-pedagógicas e aos impasses na relação professor-aluno; sentem-se frustrados pela falta de apoio institucional para o desenvolvimento de pesquisas, e reconhecem a necessidade de uma formação pedagógica que contemple novas formas de ensinar e aprender que contribuam para a melhora de suaspráticas em sala de aulae para despertar o interessede seusalunos. A investigação aponta para a necessidade da acolhida e acompanhamento dos professores iniciantes e de programas formativos para os docentes do ensino superior.The present study sought to know the words of lecturers about their early career in a tertiary public educational institution. The theoretical methodological path is based on a qualitative approach, through semi-structured interviews. The research subjects involved eleven teachers from different areas, with up to three years of tutoring experience in universities. The analysis of the data was based on the principles of content analysis and following the guidelines of the categorization technique. The theoretical framework was developed from discussions and studies on university lectures, teacher knowledge and reflexive practice as essential components for professional teacher development. The importance of this study is justified in the need to understand the processes that permeate the insertion of the beginner-lecturer in the university context and contribute to the corpus of knowledge related to the universities tutor’s professional development. The results of the research indicate that: for the majority of professors interviewed, the interest in research had a great influence on the choice of profession; family influence, autonomy and flexibility of the teaching profession were also pointed out as factors that influenced their choices. The research subjects' teaching style is characterized by the repetition or negation of the models experienced by them and loaded with affective memories; its main difficulties are related to didactic-pedagogical issues and impasses in the teacher-student relationship; They are frustrated by the lack of institutional support for research development and recognize the need for pedagogical training that includes new ways of teaching and learning that contribute to the improvement of their practices in the lectures halls and to arouse the interest of their students. The research points to the need for the reception and monitoring of beginner teachers and professional development training programs for university lecturers.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLINHARES, Martha Maria Prata29625289100CV: http://lattes.cnpq.br/2261656066135090GONÇALLO, Regina Lima Andrade2022-07-11T14:30:32Z2017-12-132022-07-11T14:30:32Z2017-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-07-12T02:02:25Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-07-12T02:02:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docência
title O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docência
spellingShingle O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docência
GONÇALLO, Regina Lima Andrade
Docência universitária.
Cotidiano docente.
Professor iniciante.
Ensino superior.
University tuition.
Daily tuition.
Beginner teacher.
Tertiary education.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docência
title_full O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docência
title_fullStr O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docência
title_full_unstemmed O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docência
title_sort O professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docência
author GONÇALLO, Regina Lima Andrade
author_facet GONÇALLO, Regina Lima Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINHARES, Martha Maria Prata
29625289100
CV: http://lattes.cnpq.br/2261656066135090
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALLO, Regina Lima Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Docência universitária.
Cotidiano docente.
Professor iniciante.
Ensino superior.
University tuition.
Daily tuition.
Beginner teacher.
Tertiary education.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Docência universitária.
Cotidiano docente.
Professor iniciante.
Ensino superior.
University tuition.
Daily tuition.
Beginner teacher.
Tertiary education.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo buscou conhecer os dizeres de professores do ensino superior sobre seu início de carreira em uma instituição de ensino superior pública. O percurso teórico metodológico está fundamentado abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são onze docentes de diferentes áreas, com até três anos de experiência no magistério superior. As análises dos dados foram realizadas a partir dos princípios da análise de conteúdo e seguindo as orientações da técnica da categorização. O quadro teórico foi desenvolvido a partir de discussões e estudos sobre docência universitária, saberes docentes e prática reflexiva como componentes essenciais ao desenvolvimento profissional docente. A importância desse estudo justifica-se na necessidade de compreender os processos que perpassam a inserção do professor iniciante no contexto universitário e contribuir para o corpus de conhecimento relacionado à formação de professores para a educação superior. Os resultados da pesquisa indicam que: para a maioria dos professores entrevistados o interesse pela pesquisa teve grande influência na escolha pela profissão; ainfluência familiar, a autonomia e a flexibilidade da profissão docente também foram apontados como fatores que influenciaram suas escolhas. A maneira de ensinardos sujeitos da pesquisa é caracterizada pela repetição ou negação dos modelos vivenciados por eles e carregados de memórias afetivas; suas principais dificuldades estão ligadas às questões didático-pedagógicas e aos impasses na relação professor-aluno; sentem-se frustrados pela falta de apoio institucional para o desenvolvimento de pesquisas, e reconhecem a necessidade de uma formação pedagógica que contemple novas formas de ensinar e aprender que contribuam para a melhora de suaspráticas em sala de aulae para despertar o interessede seusalunos. A investigação aponta para a necessidade da acolhida e acompanhamento dos professores iniciantes e de programas formativos para os docentes do ensino superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
2017-12-13
2022-07-11T14:30:32Z
2022-07-11T14:30:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1286
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221123493986304