A importância da função afim e da Geometria Plana no aprendizado de Física do Ensino Médio e o GeoGebra como ferramenta fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, André Gustavo Cruz da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/634
Resumo: A Matemática é a base para vários estudos, em especial a do Ensino Básico, que sempre configurou o alicerce para inúmeros caminhos escolhidos por docentes. No ramo da Engenharia é impossível compreender o aprofundamento do Cálculo sem o conhecimento mínimo do que está programado na Matemática do Ensino Básico. A Estatística está presente na grade curricular da maioria dos cursos universitários. Como utilizar o formulário vasto da Estatística sem antes ter domínio de uma álgebra simples da Matemática Básica? Até mesmo no curso de Direito, na área de sucessão de família ou de Direito Previdenciário, regras de três ou soma de frações são utilizadas. Mas é claro que o não conhecimento básico de Matemática não afeta somente o andamento dos estudos após o Ensino Básico, mas algo paralelo, como por exemplo o estudo da Física no Ensino Médio. A maioria dos problemas propostos em livros didáticos de Física tem sempre um cálculo matemático, que sem ele, nunca se alcança a tão desejada resposta. O estudo a seguir irá relacionar a importância entre a função afim no aprendizado dos movimentos em Física, como o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), além de mostrar a aplicação da Geometria Plana no estudo da Óptica Geométrica e propor uma aplicação do aplicativo matemático GeoGebra para a construção de gráficos em laboratórios de informática e na criação de animações e atividades dinâmicas, o que com certeza, além de despertar o interesse dos alunos pelo estudo da Física, facilita a resolução de exercícios de funções e de Geometria. O aplicativo GeoGebra possui várias versões, sendo a versão que será utilizada neste estudo o GeoGebra Clássico 6.
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Mas é claro que o não conhecimento básico de Matemática não afeta somente o andamento dos estudos após o Ensino Básico, mas algo paralelo, como por exemplo o estudo da Física no Ensino Médio. A maioria dos problemas propostos em livros didáticos de Física tem sempre um cálculo matemático, que sem ele, nunca se alcança a tão desejada resposta. O estudo a seguir irá relacionar a importância entre a função afim no aprendizado dos movimentos em Física, como o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), além de mostrar a aplicação da Geometria Plana no estudo da Óptica Geométrica e propor uma aplicação do aplicativo matemático GeoGebra para a construção de gráficos em laboratórios de informática e na criação de animações e atividades dinâmicas, o que com certeza, além de despertar o interesse dos alunos pelo estudo da Física, facilita a resolução de exercícios de funções e de Geometria. O aplicativo GeoGebra possui várias versões, sendo a versão que será utilizada neste estudo o GeoGebra Clássico 6.Mathematics is the foundation of many studies; one in particular is Elementary School Mathematics, which has always been the base of countless paths chosen by teachers and professors. In engineering, it is impossible to understand the depth of Calculus without some basic knowledge of Elementary School Mathematics and statistics is part of most university syllabus. Is that a way to use the vast forms of Statics before mastering simple algebra concepts from basic Mathematics? Even in Law, specifically in succession and social security law, the Rule of Three or fractions are widely used. Obviously, not knowing basic Mathematics affects more than just the studies after elementary school, it also affects something in parallel, high school Physics, for example. Most of the problems proposed in Physics textbooks bring mathematical calculations, for which, without it, one can never reach the always-sought answer. The present study relates the importance between the polynomial function in Physics learning movements, and the Uniform Rectilinear Motion (URM), it also demonstrates the application of Flat Geometry in the study of Geometric Optics. Finally, it proposes uses for the GeoGebra application in the construction of graphs for computer labs and in the creation of animation and dynamic activities. Not only does such uses foster students’ interest in Physics, but also facilitates the resolution of function exercises and Geometry. GeoGebra has many versions and the one used in the present study is GeoGebra Classic 6.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalSOUZA, Marcela Luciano Vilela03069201660http://lattes.cnpq.br/2939186821426667COSTA, André Gustavo Cruz da2019-04-22T12:49:48Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, André Gustavo Cruz da. A importância da função afim e da Geometria Plana no aprendizado de Física do Ensino Médio e o GeoGebra como ferramenta fundamental. 2018. 144f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/634porALVARENGA, Beatriz et al. Curso de F´ısica. v. 1. 5. ed. S˜ao Paulo: scipione, 2004. ALVARENGA, Beatriz et al. Curso de F´ısica. v. 2. 5. ed. S˜ao Paulo: scipione, 2012. ANTON, Howard et al. C´alculo. v. 1. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. BONJORNO, Jos´e Roberto et al. F´ısica. v. 2. 2. ed. S˜ao Paulo: FTD, 2013. CARRON, Wilson et al. As faces da F´ısica. v. ´unico. 2. ed. S˜ao Paulo: Moderna, 2010. COMUNIDADES. <http://well31.comunidades.net/sombra-e-penumbra>, Acesso em 07/07/2018. CORREIOS. <https://www.correios.com.br/precos-e-prazos/servicos-nacionais/carta>, Acesso em 06/07/2018. DANTE, Luiz Roberto. Matem´atica Contexto e Aplica¸c˜oes. v. 1. 3. ed. S˜ao Paulo: ´ Atica, 2016. DEMANA, Franklin D. et al. Pr´e-C´alculo. v. ´unico. 7. ed. S˜ao Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. DESCOMPLICA. <https://descomplica.com.br/blog/fisica/resumo-optica-geometrica/>, Acesso em 07/07/2018. DIEESE. <https://www.dieese.org.br/analiseped/ped.html>, Acesso em 06/07/2018. DOWNLOAD do GeoGebra. <https: //www.geogebra.org/download>, Acesso em: 01/07/2018. F´ISICAEVESTIBULAR. <http://fisicaevestibular.com.br/novo/optica/opticageometrica/espelhos-esfericos-construcao-geometrica-de-imagens/>, Acesso em 08/07/2018. GIOVANNI, Jos´e Ruy; BONJORNO, Jos´e Roberto. Matem´atica Completa. v. 1. 2. ed. S˜ao Paulo: FTD, 2005. HALLIDAY, David et al. F´ısica. v. 4. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. MA10. <http://www.ma10.com.br/2018/05/09/sol-se-tornara-anel-luminoso-de-gas-e-pointerestelar-apos-apagar-se/>, Acesso em 07/07/2018. MANUAL do GeoGebra. <https://wiki.geogebra.org/pt/Manual>, Acesso em: 10/07/2018.144 NETO, Antonio Caminha Muniz. Geometria. 1. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2013. OBLOGDOMESTRE. <https://www.oblogdomestre.com.br/2014/04/anaglifos.oculos- 3d.estereoscopia.html>, Acesso em 08/07/2018. SOUZA, Joamir. Novo Olhar Matem´atica. v. 1. 2. ed. 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